#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássicodo interior

26-10-2021 | 02:04
Por Liga Nacional de Basquete

Clássico do interior paulista vai animar a primeira semana de jogos do NBB 2021/2022; com presença do público e transmissão ao vivo da ESPN

O NBB está de volta e, com ele, os grandes clássicos do basquete brasileiro também. Sesi Franca Basquete e Zopone/Unimed Bauru Basket, uma das maiores rivalidades da história da competição, irão abrilhantar a primeira semana de jogos da temporada 2021/2022. A partida será nesta terça-feira (26/10), às 19h, no Panela de Pressão, e marcará o retorno da torcida bauruense à sua casa no NBB.

Entre renvações e reforços, ambas equipes se reformularam para a nova edição do campeonato. Franca, com exceção ao ala/pivô Lucas Dias, mudou todo o seu quinteto inicial, enquanto Bauru repatriou alguns jogadores que já haviam defendido as cores do dragão em outras temporadas.

Alex Garcia e George de Paula, dois das principais estrelas de Bauru e Franca (Marcos Limonti/Franca)

Com exceção à alguns jovens jogadores como Lucas Dias, Marcio e Adyel, todo o plantel de Franca foi renovado com nomes de alto calibre. Georginho e Lucas Mariano, os dois últimos King Of The Season do campeonato, foram as duas principais aquisições da equipe francana, que ainda repatriou o americano David Jackson, o ala Jhonatan Luz, e buscou o ala/armador Santiago Scala, que estava na Argentina.

“Eu, o Lucas Mariano e o Lucas Dias nos conhecemos há muito tempo. Joguei no Pinheiros com o Lucas Dias, joguei no São Paulo com o Mariano, joguei com ambos na seleção, sabemos que essa combinação dá muito certo. Estamos vindo de um processo de adaptação no time, afinal, tem muito talento, os jogadores mais jovens tem muito talento, então esse paulista foi bom pra desenvolver os meninos e ajustar o time. Nossa ética de trabalho vai ser essencial para conquistar os títulos nesta temporada“, afirmou Georginho.

Georginho, novo armador do Sesi Franca Basquete (Marcos Limonti/Franca)

Bauru também reforçou boa parte seu elenco com algumas peças já conhecidas pelos torcedores do dragão. O principal nome da janela de transferências bauruense foi Rafael Hettsheimer, pivô de 35 anos, que voltou para a cidade após três anos. Além disso, nomes como Enzo Ruiz, Brite e Vezaro também desembarcaram na cidade. Alex Garcia, Gabriel Jaú e Larry Taylor, são os remanescentes da última temporada – Alex, inclusive, perderá o clássico por ter testado positivo para Covid-19.

“Temos muitas expectativas para esse time, temos um grupo experiente, e assim, a gente quer brigar, queremos conquistar títulos. Sabemos que não vai ser fácil, mas trabalhando junto, como equipe mesmo, não tem limites para nosso time. Agora é trabalhar, jogar e colocar nosso conhecimento em prática”, afirmou Larry Taylor. 

Larry Taylor, um dos maiores nomes do Bauru Basket (Marcos Limonti/Franca)

Outro grande reforço para as equipes do NBB nesta temporada serão os torcedores que aos poucos vão voltando a lotar os ginásios ao redor do país. Nessa terça-feira, 50% dos assentos no Panela do Pressão estarão preenchidos por torcedores que não assistem uma partida in loco do NBB há quase dois anos.

“Estou feliz pela volta do público. Por mais que a gente entre em quadra e saiba o que tem de fazer, a energia que o público nos dá é diferente, jogando em casa nós temos o público a favor, jogando fora temos um público contra, nos xingando, e aí você tem uma concentração diferente. Estou muito feliz por começar essa temporada com público, voltar a normalidade e fazer o nosso melhor” , afirmou Alex Garcia.

Por outro lado, Georginho, do Franca, acredita que ter a torcida contra também pode ser um fator estimulante ao longo do jogo.

“Eu sou um jogador que às vezes posso até estar apagado no jogo, mas tento sempre me motivar de alguma forma. Essa forma pode ser com um torcedor me xingando, gritando, ou até mesmo um momento do jogo que me deixe mais ligado. A torcida é benéfica para o time da casa sim, mas às vezes pode motivar também o adversário a crescer no jogo, isso mesmo já aconteceu comigo diversas vezes”, afirmou George. 

+ A bola subiu no NBB 2021/2022 

Segundo Lucas Dias, o confronto promete ser duro, ainda mais pela rivalidade histórica entre as duas equipes na competição.

“Sabemos que vai ser um jogo muito duro, como eu disse, é rivalidade. A gente sabe que tem três caras fundamentais, que é o caso do Hett, do Alex e do Larry, são caras muito vencedores no NBB e caras que são casca-grossa, são os mais velhos da Liga e que tem o instinto de vencedor. Temos que ter uma defesa muito consistente nesse jogo, jogamos quatro vezes com eles no Campeonato Paulista e foram quatro jogos duros e decididos no final. Estamos bastante preparados e motivados para esse jogo”, disse Lucas Dias. 

Já do lado Bauruense, o experiente Alex “Brabo” Garcia trilhou o caminho que o Bauru deve seguir para sair com a vitória.

“Time pra bater de frente com Franca a gente tem, mostramos isso no paulista. Temos de jogar no momento certo, com a peça certa no ataque e manter uma defesa muito forte, vamos sair vencedor. Conhecemos bem a equipe de Franca, sabemos quem a gente tem que cutucar no ataque e sabemos o que temos de fazer para sair vencedor”, afirmou Alex Garcia. 

A bola sobe nesta terça-feira (26), às 19h, no Ginásio Panela de Pressão, com presença do público e transmissão ao vivo da ESPN.

+ Tabela completa do NBB 2021 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.