HOJE
Cada vez mais líder
Por Liga Nacional de Basquete
Londrina vence confronto direto contra São Paulo e abre vantagem na liderança da Liga Ouro 2019
O Londrina Unicesumar Basketball é cada vez mais líder. Nesta terça-feira (09/04), o time paranaense venceu o confronto direto contra o vice-líder São Paulo, no Ginásio Moringão, em Londrina (PR), por 92 a 78, se isolou ainda mais na liderança e garantiu a vaga antecipada para os playoffs da Liga Ouro 2019.
+Estatísticas completas e fotos de Londrina x São Paulo
Time com menor média de idade da competição (23,2 anos), o Londrina contou com uma grande atuação de um dos jovens mais promissores do elenco, o armador argentino Stefano, que contribuiu com 23 pontos, quatro rebotes e seis assistências (22 de eficiência).
+Juventude e ambição: saiba mais sobre o projeto do Londrina
Além de Stefano, quem também se destacou foi o pivô Ricardo Azevedo, único jogador da equipe com mais de 30 anos (35). O experiente atleta terminou a partida também com 23 pontos (3/6 nos tiros de longa distância), cinco rebotes e 24 de eficiência.
Pelo São Paulo, o destaque ficou por conta do pivô João Victor, cestinha da partida com 28 pontos (78% de aproveitamento nos arremessos de quadra), além de nove rebotes e 32 de eficiência. O norte-americano Jalen Jones também foi bem, com 17 pontos e sete rebotes.

Armador Stefano, do Londrina, é um dos principais destaques do Londrina na Liga Ouro 2019 (Robson Vilela/Londrina Unicesumar Basketball)
Com o resultado positivo, o Londrina alcançou sua oitava vitória em 11 jogos na competição (72,7% de aproveitamento) e aumentou sua vantagem para as demais equipes na tabela de classificação. O triunfo ainda garantiu a equipe nos playoffs da competição, não podendo mais ser ultrapassada pelo sétimo colocado – Pato Basquete.
+Tabela de classificação completa da Liga Ouro 2019
Já o São Paulo, após a derrota, permaneceu na segunda colocação, com seis triunfos e cinco derrotas (54,5% de aproveitamento).
O próximo compromisso do Londrina será neste sábado (13/04), contra o Cerrado Basquete, em Brasília (DF), às 16 horas. O São Paulo só voltará a atuar na próxima terça-feira (16/04), contra o Renata/Rio Claro, no Ginásio do Morumbi, às 20 horas.
Pato Basquete vence Cerrado fora de casa e se reabilita na Liga Ouro
Na outra partida da noite, o Pato Basquete conseguiu se reabilitar no campeonato, depois de duas derrotas consecutivas. A equipe comandada pelo treinador Carlos Magno venceu o Cerrado Basquete, em pleno Ginásio da Iesplan, em Brasília, por 93 a 76, e alcançou o quarto triunfo na Liga Ouro 2019.
Visualizar esta foto no Instagram.
O grande nome da partida foi o ala/armador norte-americano Isaac Thornton, do Pato Basquete, que anotou incríveis 31 pontos na partida (4/7 nos 3 pontos), além de sete rebotes, cinco assistências e 38 de eficiência. O pivô Arkim Robertson, 17 pontos e três rebotes (19 de eficiência), e o ala Castellon, 15 pontos e 12 rebotes (23 de eficiência), também se destacaram.
+Estatísticas completas de Cerrado Basquete x Pato Basquete
Pelo Cerrado Basquete, o armador Patrick Carioca anotou 18 pontos e distribuiu sete assistências. O ala norte-americano Evan Zabriski também terminou o jogo com 18 pontos, mais nove rebotes e 23 de eficiência.
Com a vitória, o Pato Basquete segue como sétimo colocado, com quatro triunfos e sete derrotas (36,4% de aproveitamento), e se aproximou da sexta colocação – última que garante vaga nos playoffs. Do outro lado, o Cerrado Basquete caiu para o quarto lugar, com campanha de seis vitórias em 11 oportunidades (54,5% de aproveitamento).
Dois jogos agitam a rodada deste sábado
A Liga Ouro não para. Já neste sábado (13/04), outras duas partidas agitarão a parte de cima da tabela de classificação da competição.
Na primeira partida do dia, Unifacisa (5ª) e Oral Sin/Campo Mourão (3º) se enfrentarão na Arena Unifacisa, às 16 horas. Com campanhas idênticas (seis vitórias e cinco derrotas), quem vencer poderá assumir até a vice-liderança no final da rodada.
Na sequência, às 18 horas, o Cerrado Basquete (4º) receberá o líder Londrina Unicesumar Basketball (1°). O time do Distrito Federal busca a vitória para se aproximar dos líderes, enquanto a equipe paranaense, já garantida nos playoffs, conta com o triunfo para seguir na ponta da tabela até o fim da primeira fase da competição.
Próximas partidas da Liga Ouro:
13/04 (Sábado)
16h – Unifacisa x Oral Sin/Campo Mourão
18h – Cerrado Basquete x Londrina Unicesumar Basketball
15/04 (Segunda-feira)
19h30 – Unifacisa x Unicesumar Londrina Basketaball
20h – Cerrado Basquete x Oral Sin/Campo Mourão
20h – São Paulo x Renata/Rio Claro
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca