HOJE
Temporada Monumental
Por Liga Nacional de Basquete
CAIXA/Brasília se prepara para o NBB CAIXA 2025/26 fortalecido, com renovação de peças, continuidade técnica e ambição restaurada para resgatar o protagonismo que marca sua história
O CAIXA/Brasília Basquete entra na temporada 2025/26 do NBB CAIXA com grandes expectativas. A equipe do DF apostou na manutenção do trabalho do técnico Dedé Barbosa, dando sequência à filosofia implantada nos últimos anos de uma identidade competitiva e energia jovem, e em contratações de impacto para resgatar o protagonismo que marcou sua história no basquete nacional.
Na temporada passada, o CAIXA/Brasília fez uma excelente campanha na fase regular do NBB CAIXA, terminando na quarta colocação, com 19 vitórias em 34 jogos. A equipe do DF, no entanto, não foi além das oitavas de final, quando foi surpreendido pelo São Paulo, o 13º, nos playoffs.

Gustavo e Pedro Mendonça ao lado de Rafa Paulichi, reforço para esta temporada. Foto: Matheus Maranhão
Além de Dedé Barbosa, o CAIXA/Brasília renovou com Daniel Von Haydin, que foi eleito o jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra. O ala registrou médias 13,9 pontos, 6,4 rebotes e 2,5 assistências para 16,2 de eficiência. Atleta identificado, nascido e criado no DF, Pedro Mendonça também continua na equipe, assim como os jovens Allan Beller (ala-pivô) e Gustavo (armador).
Em relação aos reforços, o CAIXA/Brasília Basquete agiu com voracidade e conseguiu ótimas peças para manter sua competitividade. Campeão com o Sesi Franca, o armador argentino Facundo Corvalán será o responsável pela armação ao lado do também experiente Kevin Crescenzi, ex-Paulistano CORPe Saúde, que tem oito temporadas do NBB CAIXA e um total de 269 jogos no currículo.
O pivô Brunão é outro jogador que chegou do Paulistano CORPe Saúde e promete muita energia na rotação do técnico Dedé Barbosa. O CAIXA/Brasília contratou ainda o ala-armador Matheus Buiú e o pivô Renato Carbonari, que defenderam o Mr. Moo São José Basketball na temporada passada, e Rafa Paulichi, que foi o destaque do Vasco. No NBB CAIXA 2024/25, o pivô registrou médias de 13,9 pontos e sete rebotes.
“O projeto está sendo moldado com atletas que se alinham à filosofia do clube”, afirmou Dedé Barbosa, ressaltando o clima positivo e o entrosamento da equipe. “O objetivo é claro: resgatar o protagonismo histórico do Brasília, que soma três títulos do NBB CAIXA, por meio de entrega, suor e trabalho duro”, reforçou.
A Temporada Monumental, como definiu o clube, já revelou seu protagonista: um CAIXA/Brasília fortalecido, com renovação de peças, continuidade técnica e ambição restaurada. A equipe do DF chega ao NBB CAIXA 2025/26 com alma, energia, foco total e preparada para fazer história novamente.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca