HOJE
Caminhos paraa vitória
Por Liga Nacional de Basquete
Comandantes de Brasília e Basquete Cearense analisam maneiras para alcançar a vitória no confronto entre os times, nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter do NBB
Nesta quarta-feira (05/12), Basquete Cearense e Universo/CAIXA/Brasília medirão forças no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do @NBB, em um confronto que marcará a luta para sair das últimas colocações do NBB CAIXA 2018/2019.
Na atual temporada, o Brasília detém campanha de duas vitórias em nove jogos, e ocupa a 12ª colocação na tabela de classificação da atual edição do campeonato.
+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019
Já o Basquete Cearense, com dois triunfos em dez oportunidades, amarga a lanterna da competição, na 14ª colocação.
Em situações similares, o peso do jogo é gigantesco. Então, para falarmos melhor sobre esse grande duelo, nada melhor que ouvir os comandantes das duas equipes: Dannyel Russo, do Basquete Cearense, e André Germano, do Brasília.
Até aqui, o desempenho do Basquete Cearense na maior competição do basquete nacional não é dos melhores. A equipe venceu apenas em duas oportunidades, contra o Bauru, por 82 a 73, e também no confronto com o Botafogo, por 65 a 54.
“Estamos bem insatisfeitos com a nossa campanha, mas em nenhum momento chegamos a pressionar os jogadores. O trabalho continua da mesma forma, até por que não fraquejamos em nenhum momento e nem duvidamos da nossa capacidade. O pensamento é no jogo após jogo”, disse o treinador do Basquete Cearense, Dannyel Russo.
Lanterna da competição, o time da capital cearense vai em busca de uma vitória contra um adversário direto na tabela de classificação. Para o treinador do carcará, sua equipe deve tomar cuidado principalmente com o poderio ofensivo do Brasília.
“Temos que fazer o que planejamos desde o início, com uma defesa forte para sofrer o mínimo de pontos possíveis, além de tomar um cuidado especial com os americanos que eles têm na equipe, donos de um ótimo percentual acertos. Outro fator é a atenção que devemos ter com o Nezinho, que mesmo veterano, está em ótima fase”, continuo Dannyel.
Mesmo com os resultados ruins, o Basquete Cearense também mostrará suas armas no duelo contra o clube da capital federal. Dentre essas armas, a principal até aqui é o pivô Kurtz, que é líder em pontuação, rebotes e eficiência na equipe de Fortaleza – médias de 14,8 pontos e 7,4 rebotes, além de 16,5 no índice de eficiência.
“O Kurtz é um dos destaques da nossa equipe, mas para ele estar nessa condição ele precisa dos companheiros. Não o colocamos como o principal ou como um único atleta em destaque. A verdadeira força do basquete Cearense é o coletivo, e sempre vai ser”, finalizou o treinador do Carcará.
Já no Brasília, a situação não está tão diferente quanto a dos adversários desta quarta-feira. Também com apenas duas vitórias na competição, mas em nove oportunidades, o time comandado por André Germano está entre os últimos colocados do NBB CAIXA 2018/2019.
Dono da 12ª melhor campanha no NBB CAIXA 2018/2019, o Brasília enfrentará um adversário direto na luta para subir na tabela de classificação do campeonato.
“Sabemos que é um confronto direto. Uma vitória seria muito importante para subirmos na tabela de classificação, e precisamos estar muito focados nessa partida. O Basquete Cearense é uma equipe que temos que ter um nível de concentração muito alto. Principalmente pelo aspecto defensivo, para diminuirmos a pontuação deles”, disse o André Germano, treinador do Brasília.
“Somos uma equipe que está em evolução, em desenvolvimento. Começamos muito mal a temporada, com seis derrotas, e alguns desses jogos perdemos na bola final. Começamos mais tarde em comparação a outras equipes, e sentimos isso no começo da temporada. No geral, nosso time precisa lutar para emplacar uma sequência de vitórias para ficarmos em uma situação melhor na tabela”, reiterou o comandante.
Com campanha abaixo do esperado, a equipe comandada por André Germano venceu apenas dois confrontos até aqui, contra Botafogo e Joinville . Para o treinador do time da capital federal, isso é um sinal de que muitas coisas devem melhorar até o final da temporada.
“Temos que melhorar muito no aspecto defensivo. Nossa equipe precisa ser mais agressiva defensivamente e melhorar a intensidade de jogo. São pontos para a gente evoluir a cada partida. Poder ter uma defesa mais agressiva para assim criar alguns contra-ataques de bola roubada, contra-ataques depois de rebotes. Isso pode trazer para nós alguns pontos que podem ser importantes nos jogos. Também precisamos melhorar nossa posição na defesa em relação aos times. Hoje, nosso time é a última colocada no quesito defesa e a gente precisa sair dessa situação. Através da defesa, podemos crescer muito nesse final de primeiro turno e no começo do segundo”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.