#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A voltapor cima

08-09-2020 | 11:27
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de tentativa frustrada de jogar o último NBB, Campo Mourão usa planejamento para se reerguer e voltar à elite do basquete: “essa tristeza durou um dia”

Campo Mourão, do técnico Emerson de Souza, se baseou em um planejamento forte para dar sequência à sua história no basquete (Alex Tavares/LNB)

Foi na base do planejamento que o VipTech Campo Mourão Basquete conquistou seu retorno à elite do basquete brasileiro. Depois de uma temporada fora do NBB por não conseguir os requisitos necessários para disputar a competição, a equipe se planejou, uniu forças com parceiros e acertou sua volta ao maior campeonato de basquete do país para 2020/2021.

“Não tem como esconder a alegria de levar nosso projeto Basquete Cidadão, aqui de Campo Mourão, de volta à elite do basquete brasileiro, entre os grandes da nossa modalidade. Essa felicidade vem também por ver um planejamento que começou logo após a nossa desistência da temporada 2019/2020, quando imediatamente começamos as ações de um projeto de retorno”, disse o técnico e gestor do Campo Mourão, Emerson de Souza.

Toda essa história começou em 2014, na Liga Ouro (Divisão de Acesso ao NBB), onde foi plantada uma semente que renderia grandes frutos para a cidade.

O início

O Campo Mourão Basquete surgiu no cenário do NBB em 2014, na primeira edição da Liga Ouro. Na terceira participação no torneio, que dava ao campeão o direito de disputar o NBB, o time foi o vice-campeão de 2016, mas conseguiu a vaga na elite.

Já no NBB 2016/2017, classificou-se aos playoffs logo em sua temporada de estreia, quando chegou até a figurar no G-4 da fase de classificação em algumas rodadas. No entanto, na temporada seguinte, o desempenho não foi o mesmo, e o time terminou na penúltima colocação da fase de classificação – rebaixado à Liga Ouro.

Campo Mourão viveu uma temporada de glórias em sua estreia no NBB, mas a alegria foi interrompida (Divulgação/Campo Mourão)

Na Liga Ouro 2019, foi até a semifinal e acabou eliminado pelo São Paulo FC. Mas a Liga Ouro acabou extinta e abriu possibilidade para uma ida “direta” ao NBB, já que o time já tinha o vínculo associativo com a Liga Nacional de Basquete. Mas os requisitos necessários não foram cumpridos, e o time acabou ficando de fora do NBB 2019/2020. Foi aí que teve início um novo recomeço no time…

O recomeço imediato

O projeto de retorno do Campo Mourão Basquete começou em agosto de 2019, com uma equipe Sub-21 que conquistou o bronze do Campeonato Paranaense do mesmo ano. Essa mesma equipe disputaria o nacional da CBB, Jogos Universitários, Jogos Abertos do Paraná e também a LDB (Sub-22).

“O intuito era criar uma base e preparar os garotos para ver quem teria condições de fazer parte do elenco adulto no NBB”, disse Emerson de Souza.

View this post on Instagram

COMUNICADO OFICIAL A diretoria do Campo Mourão Basquete, visando montar uma equipe competitiva para a disputa da principal competição do basquete brasileiro, resolveu nesta semana não disputar o NBB 12 e estruturar um projeto de qualidade para disputar o NBB 13, competição para qual já temos a vaga assegurada. A decisão foi tomada após muito estudo, discussão e análises. Considerando que a qualidade técnica do NBB é cada vez mais elevada e os recursos financeiros captados não possibilitariam montar uma equipe competitiva e nem uma estrutura à altura da maior competição nacional de basquete, optamos em adiar para a próxima temporada o nosso retorno à elite do basquete brasileiro. Assim, teremos um período maior para captar recursos, dar continuidade às negociações e preparar as estruturas dentro e fora da quadra, podendo utilizar as próximas competições como um laboratório para testar e observar jogadores que poderão compor a equipe para o próximo NBB. Durante as próximas semanas, a diretoria e comissão técnica se reunirão para planejar a sequência do projeto social Basquete Cidadão, que atende cerca de 500 crianças em 11 núcleos espalhados pela cidade, as participações e objetivos das equipes das categorias de base e os rumos da equipe profissional. O Campo Mourão Basquete agradece a torcida de todos e promete não economizar esforços para, em breve, voltar a dar alegrias ao aficionados fãs do basquete mourãoense. #GoCampo

A post shared by VIPTECH Campo Mourão Basquete (@campomouraobasquete) on

Em paralelo a isso, o time começou a agir fortemente com ações fora das quatro linhas. Foram nesse momento que tiveram início as negociações de patrocínio máster com a Vip Tech, que segue com a equipe para o NBB, e também o processo de filiação com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), juntamente com a Fundação de Esportes de Campo Mourão e a ASSERCAM.

E tem mais: o Ginásio de Esportes JK, que foi uma das casas do Campo Mourão nos dois anos de NBB, ganhou uma reforma para a temporada 2020/2021. Junto com Prefeitura e Governo do Estado, a equipe viabilizou a reestruturação do local para valorizar atletas, torcedores e parceiros.

“Todo esse planejamento nasceu de uma tristeza momentânea, que veio quando percebemos que não teríamos condições de jogar o NBB 12. Essa tristeza durou um dia. No dia seguinte começamos reuniões e ações para voltar ao NBB. Hoje, quando temos essa base garantida, com a nossa franquia retornando ao NBB, não tem como esconder a satisfação e alegria”, comentou o gestor e treinador do Campo Mourão.

Impacto regional

Com 94 mil habitantes, a cidade de Campo Mourão (PR) será a segunda menor do NBB, atrás apenas da vizinha Pato Branco, que tem 82 mil. Mesmo com esse baixo número, a população mourãoense abraçou o basquete e teve ótimos públicos em suas partidas.

Cidade de Campo Mourão lotou ginásios e abraçou o basquete no NBB (Divulgação/Campo Mourão)

O basquete adulto está ativo na cidade há 12 anos, mesmo com a saída momentânea do NBB. Seja jogando Liga Ouro, Campeonato Paranaense, campeonatos nacionais, como a Supercopa Brasil, Copa Brasil Sul… Isso também é motivo de orgulho para Campo Mourão.

“A cidade aprendeu a gostar de basquete, então voltar ao NBB agora tem um gosto muito bom. Para nós é como se fosse um presente, ver todo o trabalho e dedicação de todo mundo sendo coroado com o retorno ao NBB”, declarou Emerson de Souza, que ainda ressaltou a importância para região da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), que conta com 350 mil habitantes divididos em 25 municípios, e para o basquete paranaense como um todo.

“Não há como negar a importância também para a região da Comcam ter o NBB inserido nesse contexto todo. O basquete paranaense também ganha. O Campeonato Paranaense pode ter 10 ou mais equipes, isso mostra o crescimento do basquete paranaense também no cenário nacional. Ter duas equipes no NBB, como Campo Mourão e Pato Basquete, com certeza irá ajudar a Federação Paranaense a promover um intercâmbio ainda maior com os principais centros de basquete do país”, comentou Emerson.

O elenco

O elenco do Campo Mourão Basquete está quase formado. Segundo o técnico Emerson de Souza, oito atletas estão contratados. O primeiro anunciado (até o momento da publicação dessa matéria), foi o ala/pivô Wesley Andrade, que atuou na equipe tanto nos anos de NBB quanto na Liga Ouro.

“Temos oito atletas contratados. Estamos atrás de jogadores que tenham a cara do projeto, que gostem de trabalhar duro, que trabalhem com raça e determinação no dia a dia, e que possam fazer o possível para representar nossa cidade, região da Comcam e nosso Estado”, declarou.

O elenco do Campo Mourão promete ter uma mescla entre atletas jovens e mais experientes. É nessa mescla que Emerson de Souza aposta para levar o time a uma grande temporada de reestreia no NBB.

“Teremos uma equipe com jovem misturada com alguns atletas mais experientes. Vamos tentar fazer dessa química a melhor possível para que a gente possa repetir a temporada de estreia que tivemos, em que nos classificamos aos playoffs. É com essa confiança que o Campo Mourão está fazendo seu grupo de trabalho para o NBB 2020/2021, com muita alegria desse retorno para a elite do basquete brasileiro”, finalizou Emerson de Souza.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Leia também:

+Primeiras equipes são confirmadas no NBB 2020/2021

+O alicerce da LNB: 6 clubes do NBB chegam à 13ª temporada seguida

+Tradição de volta: Caxias do Sul retorna ao NBB após 2 anos fora