HOJE
Cara nova
Por
Vitória acerta chegada do ala/pivô norte-americano Matthew Shaw, que estava no basquete argentino, e traz mais um estreante para o NBB CAIXA
O Universo/Vitória anunciou mais uma novidade para seu elenco. Depois de confirmar a chegada do armador Nick Okorie, o time baiano contratou mais um norte-americano para a temporada 2017/2018. Trata-se do ala/pivô Matthew Shaw, de 2,05m de altura, que estava no Gimnasia y Esgrima (ARG).
Na última temporada, atuando pela equipe argentina, Shaw, de 29 anos, disputou a Liga Sul-Americana 2016 e teve médias de 14,0 pontos e 6,3 rebotes por jogo. Na segunda fase, diante dos brasileiros Mogi e Paulistano, o norte-americano teve suas melhores atuações e marcou 17 pontos em cada partida.
Já na Liga Argentina, Shaw disputou 55 partidas e teve médias de 11,5 pontos e 5,1 rebotes. Com o norte-americano como um dos principais destaques, o Gimnasia Indalo foi até as semifinais da Conferência Sul, mas acabou eliminado pelo atual campeão San Lorenzo.
Antes de chegar ao basquete sul-americano, Shaw passou um longo tempo na Europa e disputou um dos principais campeonatos do Velho Continente. Na temporada 2015/2016, atuando pelo BC Khimik, da Ucrânia, o jogador atuou em 17 partidas da Eurocup e somou médias de 12,3 pontos e 4,2 rebotes.
Além da Ucrânia, o ala/pivô também atuou nas ligas da Estônia, Hungria, Suíça e Itália em solo europeu. Antes disso, entre 2007 e 2010, disputou a elite do basquete universitário norte-americano pela UNLV (Universidade de Nevada – Las Vegas).
Agora, o Vitória já tem dez jogadores confirmados em seu elenco para a próxima temporada e completou as três vagas para estrangeiros, já que junto das chegadas dos dois novos norte-americanos, a equipe também renovou com Kenny Dawkins. Além disso, a equipe manteve André Goés, Edu Mariano, Arthur, Vitinho, Renato Scholz e Kurtz, e também acertou a chegada do pivô Murilo Becker, que estava no Vasco.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.