HOJE
Cereja do bolo
Por Liga Nacional de Basquete
Potência na base e “campeão de tudo”: Paulistano coroa fantástico trabalho de formação de atletas com título invicto da LDB

Gustavo De Conti e Betão atuam lado a lado no fantástico trabalho de formação do Paulistano (Marcelo Zambrana/LNB)
O Paulistano/Corpore é uma potência da base do basquete nacional. Grande formador de atletas há anos, o clube da capital paulista colocou a “cereja no bolo” com o título invicto do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, conquistado neste domingo, após vitória sobre o São José na grande decisão.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Só em 2017 foram três troféus de base para o clube, com as conquistas dos estaduais Sub-13, Sub-17 e Sub-19. Agora, com o incontestável título da sétima edição da LDB (campeonato nacional Sub-20), o Paulistano põe uma taça inédita em sua galeria e mostra que, de fato, tem uma força enorme no trabalho de formação.
Para se sagrar campeão inédito da LDB, o Paulistano “sobrou”. Equipe mais eficiente, melhor ataque, melhor defesa e 14 vitórias em 14 jogos. Foi assim que o clube paulista colocou seu nome na galeria dos campeões do maior campeonato de base do basquete brasileiro, ao lado de Flamengo, Bauru, Solar Cearense, Pinheiros e Franca.
+Os MVP’s: Victão e Dikembe faturam os troféus individuais mais desejados da LDB
“Com todo o respeito aos demais participantes da LDB, mas o Paulistano foi amplamente superior durante toda a competição. Tanto fisicamente quanto tecnicamente nossa equipe estava acima das demais, e isso mostra que nosso trabalho de formação vem sendo muito bem feito”, exaltou Gustavo De Conti, técnico do time adulto do Paulistano, que também foi campeão paulista e ainda garantiu o vice-campeonato do último NBB CAIXA.
Desde os tempos em que Gustavo De Conti ainda comandava equipes de base, o Paulistano virou um “papa-títulos”. Mesmo com diversas conquistas em todas as categorias noas últimos 15 anos, o clube da capital paulista mostra a cada a evolução no trabalho com os garotos.

Técnico Betão levou o famoso “banho” dos jogadores após o título (Marcelo Zambrana/LNB)
Muito mais do que ganhar títulos na base, o Paulistano é um grande celeiro de craques. Nos últimos anos, a equipe foi responsável por lançar nomes como Arthur Pecos, Gemerson, Yago Matheus, Wesley Mogi e tantos outros que hoje brilham nas quadras do NBB CAIXA. Isso sem falar em Georginho e Lucas Dias, que “explodiram” no clube após longa passagem pelo Pinheiros na base.
“O Paulistano abriu a porta para os garotos nesses últimos anos e esse trabalho vem dando muito certo. O Brasil todo tem que começar a pensar assim pois o basquete brasileiro precisa muita dessa renovação. São esses garotos que vão representar o país em grandes competições daqui para frente. Eu fico muito satisfeito de poder participar desse grande trabalho feito no Paulistano”, disse o técnico campeão da LDB, Betão.
Do time que se sagrou campeão da LDB, alguns já figuram na equipe adulta, casos de Victão e Alex Doria. Outro que já teve diversas participações é o ala/armador Gemadinha, mas que agora defenderá as cores do Corinthians na disputa da Liga Ouro 2018.
“Qualquer título é importante, mas nas categorias de base às vezes não é o que mais importa. Você pode perguntar pra qualquer jogador se ele prefere ser campeão na base ou jogar com o adulto e a grande maioria vai falar que quer uma chance entre os profissionais. Aqui no Paulistano conseguimos mesclar muito bem isso”, exaltou De Conti, que comanda a ótima campanha do líder Paulistano neste NBB CAIXA.
“Para o técnico também às vezes o mais importante não é ganhar, mas sim revelar jogadores. Só que o Beto consegue mesclar isso muito bem. Desde que ele trabalhava no Palmeiras foi assim, e aqui no Paulistano também. Ele levou o Sub-19 ao título e fez a dobradinha agora na LDB. Estou muito feliz por ele, que é como um irmão”, completou Gustavo, sobre Betão, técnico campeão da LDB e seu assistente no NBB CAIXA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca