#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegou a hora!

20-05-2016 | 04:13
Por Liga Nacional de Basquete

Final do NBB CAIXA 2015/2016 entre Bauru e Flamengo terá seu primeiro duelo neste sábado, em Marília (SP), com transmissões ao vivo de RedeTV! e SporTV

Frente a frente novamente: Bauru e Flamengo voltam a se encontrar nas Finais do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket) Frente a frente novamente: Bauru e Flamengo voltam a se encontrar nas Finais do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Frente a frente novamente: Bauru e Flamengo voltam a se encontrar nas Finais do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

As Finais do NBB CAIXA 2015/2016 terão início neste sábado (21/05). No Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 14h10 (de Brasília), com transmissões ao vivo de RedeTV! e SporTV, Paschoalotto/Bauru e Flamengo darão início ao playoff melhor de cinco jogos que definirá o grande campeão da oitava edição do maior campeonato de basquete do país.

Donos das duas melhores campanhas da fase de classificação, respectivamente, Flamengo e Bauru reeditarão a Final da última temporada. Naquela ocasião, em uma série disputada em uma melhor de três partidas, o time rubro-negro venceu os dois primeiros duelos e conquistou seu terceiro título consecutivo, o quarto no total.

+ Confira informações e curiosidades do confronto entre Flamengo e Bauru

“Não tenho dúvidas que será uma série bastante dura. São duas grandes equipes, que se conhecem muito bem e que jogam em altíssimo nível. Temos que errar o menos possível para levar melhor, principalmente nesta primeira partida em que jogaremos fora de casa”, disse o ala Marquinhos, cestinha do time carioca no campeonato com média de 16,1 pontos por jogo.

Instruções do técnico José Neto, do Flamengo

Flamengo realizou um treinamento no Ginásio Neusa Galetti na manhã desta sexta-feira (Luiz Pires/LNB)

A disputa entre Flamengo e Bauru colocará frente a frente a melhor defesa contra o melhor ataque do NBB CAIXA 2015/2016. Com média de 72,5 pontos sofridos por jogo, o time rubro-negro tem a defesa menos vazada. Do outro lado, o time paulista soma 87,7 pontos marcados por partida e ostenta o posto de ataque mais produtivo da temporada.

“O que a gente precisa para esse primeiro jogo é uma defesa consistente. A gente vem trabalhando focado na parte defensiva. Outra coisa que não pode faltar é o controle emocional, que é fundamental principalmente nesta primeira partida. Com isso, nosso ataque vai fluir normalmente assim como vem sendo nestes últimos jogos”, disse o capitão bauruense Alex, que disputa as Finais do NBB CAIXA pela sexta vez na carreira.

+ Confira informações e curiosidades históricas sobre a Final do NBB CAIXA

Nos dois confrontos entre as equipes na fase de classificação quem jogou em casa levou a melhor. Na abertura da competição, os bauruenses venceram os flamenguistas por 77 a 73 atuando no Ginásio Panela de Pressão. Já no segundo turno, jogando no Rio de Janeiro, os rubro-negros deram o troco e levaram a melhor por 85 a 69.

“Temos que fazer nossa defesa funcionar. A melhor defesa do campeonato é a nossa e temos que fazer isso ser o diferencial nessa final. Bauru é uma equipe que joga muito em transição e temos que anular principalmente as bolas de três pontos deles. Vai ser uma série decidida nos detalhes”, analisou o rubro-negro Marquinhos.

“A expectativa está muito grande. A gente sabe que vai ser uma série bastante equilibrada, já que Bauru é uma equipe muito qualificada. Eles têm um poder ofensivo muito grande e estamos preparados para diminuir a pontuação da equipe de Bauru”, concordou o também flamenguista Olivinha.

Bauru, do ala Alex Garcia, também treinou no palco do Jogo 1 nesta sexta (Luiz Pires/LNB)

Bauru, do ala Alex Garcia, também treinou no palco do Jogo 1 nesta sexta (Luiz Pires/LNB)

Para chegar à decisão, as duas equipes passaram por situações distintas nas semifinais. Enquanto que o Bauru passou pelo UniCEUB/Cartão BRB/Brasília por 3 a 0 e não atua desde o dia 10/05, o Flamengo superou uma verdadeira batalha diante do Mogi das Cruzes/Helbor por 3 a 2, em série decidida apenas nos minutos finais do quinto e decisivo jogo, que aconteceu na última terça-feira (17/05).

“Estamos nos ajustando e crescendo no momento certo. Subimos nossa média de pontos em mais de sete pontos nos playoffs em relação à fase de classificação (93,6 contra 83,3). Estamos muito motivados, mas sabemos que vamos encarar uma grande equipe. O Flamengo joga muito duro e temos que ter equilíbrio durante a série para levar a melhor”, afirmou Demétrius.

“O Flamengo é uma equipe que joga muito duro e que luta até o fim. Eles são os atuais tricampeões e são o time a ser batido. O time deles é muito bem treinado pelo José Neto e conta com vários jogadores com grande poder de decisão. Temos que ter atenção redobrada para obter sucesso”, completou o técnico bauruense, estreante nas Finais do NBB CAIXA.

Para a partida deste sábado, o Flamengo terá um desfalque importante. Com problemas pessoais, o ala Jason Robinson precisou viajar aos Estados Unidos e não atuará no Ginásio Neusa Galetti. Do outro lado, Bauru também pode ter uma perda importante, já que o pivô Murilo, com uma lesão no tornozelo, é dúvida para a partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira o calendário completo da Final do NBB CAIXA 2015/2016:

– Flamengo (1º) x Paschoalotto/Bauru (2º)
Jogo 1 – 21/05 (sábado), às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 2 – 26/05 (quinta-feira), às 17 horas, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e no SporTV
Jogo 3 – 28/05 (sábado), às 14h10, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 4* – 04//06 (sábado), às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP) – ao vivo na RedeTV! e SporTV
Jogo 5* – 11/06 (sábado), às 14h10, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo na RedeTV! e SporTV

*Se necessário