HOJE
Clássico alvinegro
Por Liga Nacional de Basquete
Em rodada única desta terça, Vasco e Botafogo vão à quadra para clássico alvinegro, com transmissão ao vivo do SporTV 2
Dois dos maiores clubes do Brasil, Vasco da Gama e Botafogo ficarão frente a frente pela primeira vez em um jogo de NBB CAIXA. Rivais tradicionais da Cidade Maravilhosa, os dois alvinegros farão o clássico carioca nesta terça-feira (19/12), às 19h30 (de Brasília), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Rivais alvinegros, Vasco e Botafogo se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA (Caio Casagrande/LNB)
Atualmente os dois lanternas da competição, com campanhas idênticas de uma vitória e cinco derrotas, as duas equipes querem se reabilitar. Enquanto o cruzmaltino vem de três resultados negativos consecutivos, contra Mogi das Cruzes/Helbor (82 a 75), Solar Cearense (85 a 76) e Universo/Vitória (77 a 75), o Fogão perdeu seus últimos quatro jogos, para Mogi (70 a 65), Minas Tênis Clube (74 a 56), Vitória (86 a 76) e Basquete Cearense (61 a 47).
+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 17/18
No Ginásio de Cajazeiras, os comandados de André Barbosa fizeram jogo duro contra o Vitória. Depois de um terceiro quarto bem ruim, o cruzmaltino reagiu nos dez minutos finais e chegou para a última bola perdendo por dois pontos. Com a chance de empatar o confronto, David Jackson chamou a responsabilidade. O norte-americano recebeu passe, segurou a bola, forçou a infiltração, mas não converteu o arremesso para levar a partida para a prorrogação e o Vasco acabou derrotado.
O grande destaque vascaíno na partida foi o próprio norte-americano. Com 20 pontos, nove rebotes e cinco assistências, DJ deixou a quadra como cestinha, reboteiro e principal passador do jogo. Além dele, contribuíram positivamente para a equipe carioca: Lucas Mariano (15 pontos e nove rebotes), Gui Deodato (14 pontos e nove rebotes) e Giovannoni (dez pontos e seis rebotes).
“Sabemos, que independente do momento que passa cada equipe, um clássico é sempre um jogo diferente e, sem dúvida alguma, este contra o Botafogo será extremamente importante. Por sermos mandantes e termos a torcida ao nosso lado, esperamos fazer uma boa partida e sair com a vitória. É uma oportunidade que temos de vencer, para recuperar a confiança e a moral para a sequência do campeonato”, afirmou Guilherme Giovannoni, ala/pivô vascaíno.

Sem contar com Jamaal, Rafinha foi o principal nome do Botafogo, mas não evitou derrota para o Basquete Cearense (Stephen Eilert/Solar Ceareanse)
Equipe estreante na competição, o Botafogo vem fazendo um início bem complicado. Na última atuação da equipe, lá no dia 01 deste mês, a equipe carioca sofreu para superar a defesa do Carcará. Com um aproveitamento de 32,0% nos arremessos de quadra, o alvinegro anotou apenas 47 pontos e não teve chances contra o time nordestino.
Sem contar com Jamaal na partida, o Botafogo contou com o armador Rafinha inspirado, com 15 pontos anotados e duas assistências distribuídas. Outro destaque da equipe carioca na partida foi o pivô Átila, que deixou a quadra com 13 pontos e sete rebotes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca