HOJE
Clássico direto
Por Liga Nacional de Basquete
Colados na tabela de classificação, Basquete Cearense e Vitória fazem Clássico Nordestino nesta quarta, em Fortaleza
Além de rivais regionais, Solar Cearense e Universo/Vitória disputam posição no NBB CAIXA 17/18. Nesta quarta-feira (31/01), os dois times nordestinos da competição ficarão frente a frente mais uma vez, às 20h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em um clássico que promete fortes emoções.
Primeira equipe nordestina a disputar o NBB CAIXA, o Basquete Cearense chegou à competição em 2012. O Vitória, por sua vez, chegou a competição apenas no NBB CAIXA 15/16, substituindo a antiga equipe do Uberlândia. Rivais desde então, as duas equipes já se enfrentaram cinco vezes pela competição, sempre pela fase de classificação, com três triunfos para o time baiano, contra dois do rival cearense.
“Há cinco, seis anos atrás era impensável existir um clássico nordestino no NBB CAIXA. Então é algo muito legal para o basquete e para o Nordeste dois times que representam a Região. São times que vêm crescendo bastante ao longo dos anos, melhorando muito, e vivem ótimo momento. Então acho que será um grande jogo, e que a equipe que se apresentar melhor possa vencer”, disse Régis Marrelli, técnico do Vitória.
O último duelo ocorreu nos últimos dias de 2017. Em 27 de dezembro, as duas equipes fizeram o primeiro clássico nordestino do NBB CAIXA 17/18, e o Vitória teve grande atuação. Ao lado de sua torcida, o rubro-negro baiano construiu vantagem logo no primeiro quarto e não perdeu mais o controle da partida, chegando ao triunfo de forma tranquila, por 89 a 68.
“A equipe está mais harmoniosa, com um conjunto mais produtivo. Não tenho dúvidas que nosso time vai fazer uma performance diferente e, consequentemente, acreditamos em um resultado contrário do que foi no clássico que aconteceu em dezembro”, afirmou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.
Neste momento, os dois times estão separados por dois triunfos. Enquanto o Vitória é o oitavo colocado, com nove resultados positivos e sete negativos, o Basquete Cearense vem logo atrás, na nona posição, com campanha inversa, de sete vitórias e nove derrotas. Caso a fase de classificação acabasse agora, as duas equipes seriam rivais logo nas oitavas de final dos playoffs.
+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18
Embalado com três vitórias consecutivas, o Basquete Cearense vive seu melhor momento no NBB CAIXA 17/18. Em seus últimos três compromissos, a equipe nordestina bateu Minas Tênis Clube (66 a 58), EC Pinheiros (66 a 64) e LSB/Uniso (83 a 64) dentro de casa. Destaque para as grandes atuações do pivô Leozão, que teve média de 15,7 pontos e 9,0 rebotes no período, e foi considerado o Dono da Bola da última semana.
“Achamos uma forma de jogar durante as últimas partidas e estamos produzindo mais, defensivamente, principalmente, o time melhorou muito. Contra o Vitória, no primeiro turno, tomamos muitas bolas fáceis de contra-ataque, por exemplo, e quando a diferença abriu muito, não conseguimos buscar. Na quarta-feira precisamos segurá-los bem na defesa, errar o mínimo possível, para não propiciar lances fáceis e aproveitar nosso ataque que está muito bem com o Rashaun, Davi e Leozão”, declarou Betinho, ala do Carcará.
O Vitória também vem em boa fase, com dois resultados positivos consecutivos. Na última quinta (25), a equipe baiana recebeu a Liga Sorocabana e venceu de maneira arrasador, por 95 a 69. Com as últimas boas atuações e resultados, os comandados de Régis Marrelli confiam na defesa para parar a sequência do Carcará. Com média de 73,0 pontos sofridos por jogo, hoje a defesa rubro-negra é quarta melhor do NBB CAIXA 17/18.
“O Basquete Cearense, como um todo, cresceu bastante nos últimos jogos. Léozão e Rashaun são dois jogadores que vem se destacando, mas o time como um todo é um muito forte. Nós precisamos ter atenção, principalmente, na defesa, para buscar a vitória”, completou o comandante do Vitória.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.