HOJE
Clube dos 8
Por Liga Nacional de Basquete
Dentro do G-8, Mogi e Joinville se enfrentam em busca de classificação para a Copa Super 8; duelo desta quinta-feira terá transmissão ao vivo no BandSports
Nesta quinta-feira (06/12), Mogi das Cruzes/Helbor e Joinville/AABJ realizarão um jogo quente pelo NBB CAIXA 2018/2019, no Ginásio Prof. Hugo Ramos, às 20h45, com transmissão ao vivo do BandSports.
O confronto será essencial para as duas equipes na busca por uma vaga na Copa Super 8. Com o primeiro turno próximo do fim, a briga por um lugar no grupo dos oito primeiros colocados se torna cada vez mais acirrada e, quanto antes as equipes confirmarem uma vaga no torneio, melhor para elas.
+Saiba mais sobre a Copa Super 8
O Mogi, comandado pelo técnico Guerrinha, é o atual quinto colocado, com seis triunfos e quatro derrotas (60% de aproveitamento), e estará praticamente garantido no Super 8 com um triunfo nesta quinta-feira.
A equipe do Alto Tietê só não se classificará em caso de vitória por restar justamente os confrontos contra o Vasco da Gama e Corinthians (nono e décimo colocado, respectivamente), que ainda podem igualar a campanha do time.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
Na oitava colocação, a última que garante vaga para o torneio do fim do ano, está o Joinville, com quatro vitórias em nove oportunidades (44,4%). A equipe de Santa Catarina precisará de um bom resultado para se manter no G-8, já que uma derrota tira a equipe da zona de classificação e coloca o Corinthians, décimo colocado, por ter vencido o confronto direto.
Duelo de reboteiros
Teremos um duelo de gigantes no confronto entre Mogi e Joinville. Ambas as equipes contam com dois dos maiores reboteiros da atual edição do NBB CAIXA: Thiago Mathias, do Joinville, e JP Batista, do Mogi.
Com 29 anos de idade, o pivô Mathias conquistou, até aqui, as melhores médias de sua carreira quando o assunto é rebote. Dono da expressiva média de 8,1 rebotes por partida, o jogador do time catarinense é, até o momento, o dono do posto de maior reboteiro do NBB CAIXA 2018/2019.
+Estatísticas completas da carreira de Thiago Mathias

Thiago Mathias, do Joinville, é o principal reboteiro do NBB CAIXA 2018/2019 (Fotojump)
Do outro lado da quadra, Mathias terá um adversário de peso e qualidade indiscutível: o experiente pivô mogiano JP Batista.
Na atual temporada, JP se tornou uma das peças principais da equipe comandada por Jorge Guerra, no Mogi. Com média de 7,8 rebotes por partida, o pivô mogiano ainda contribuiu na tábua ofensiva da quadra e é o cestinha da equipe paulista, com a expressiva média de 18,1 pontos por partida, além de liderar o quesito de eficiência na competição – média de 22,7.
+Estatísticas completas da carreira de JP Batista
Joinville: time da bola de 3
Se tem um ponto em que o Mogi deve ter atenção na partida de logo mais com o Joinville, é o alto índice de chutes e acertos de bolas de 3 da equipe catarinense.
Na atual edição do NBB CAIXA, o time comandado por Daniel Lazier é nada mais nada menos que a terceira equipe que mais chuta – média de 29,11 por jogo – e que acerta bolas de 3 por partida – média de 10,7 acertos do perímetro.

Felipe Vezaro lidera o Joinville nas bolas de três, com média de 2,4 acertos do perímetro por jogo (Lucas Alvarez/Joinville)
Em contrapartida, o Joinville é um dos times que menos pontua na atual edição do NBB CAIXA. Com média de 73,78 pontos por jogo, a equipe de Santa Catarina detém o quarto pior ataque da competição.
Se no ataque as coisas não andam tão fáceis, quando o assunto é se defender o time catarinense vai bem. A equipe é a segunda que menos sofre pontos por jogo na competição (75,89), atrás somente do Flamengo, que leva em média 69,45 pontos.
Mogi: ataque e defesa
No Mogi, a situação está entre o céu e o inferno. Se por um lado a equipe detém o posto de melhor ataque do NBB CAIXA 2018/2019, por outro preocupa pela quantidade de pontos sofridos por jogo.
Até aqui, a campanha de Mogi tem como maior destaque a eficiência de seu ataque, o melhor da competição – com média de 87,5 pontos por partida.

Gui Deodato, do Mogi, tem médias de 13,9 pontos, 4,5 rebotes e 3,2 assistências na temporada (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Se o panorama é bom no sistema ofensivo, a mesma eficiência não é visível na tábua defensiva da quadra. Com média de 82,80 pontos sofridos, o time mogiano é o segundo time que mais sofre pontos no NBB CAIXA 2018/2019, atrás apenas do Universo/Caixa/Brasília.
Histórico do confronto
Ao longo das dez edições completas do NBB CAIXA, Mogi e Joinville se enfrentaram em apenas quatro ocasiões, duas delas na última temporada. Na ocasião, o time paulista levou a melhor nos dois confrontos – 67 a 61, em Joinville (SC), e 77 a 67, em Mogi das Cruzes (SP).
Os outros dois confrontos aconteceram na temporada 2012/2013, que foi de estreia do time paulista em edições do NBB CAIXA, com uma vitória para cada equipe.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca