HOJE
Intercâmbioprecioso
Por Liga Nacional de Basquete
Em encontro virtual, profissionais dos times do NBB trocaram informações com a Dra. Pilar Doñoro, que liderou os protocolos de Covid-19 das finais da ACB
Na manhã da última terça-feira, foi realizada uma valiosa troca de informações visando o retorno seguro do NBB na próxima temporada. Em encontro virtual via Zoom, os profissionais dos clubes assistiram a uma apresentação da Dra. Pilar Doñoro, coordenadora da área médica da Federação Espanhola de Basquete e médica das seleções do país.
A Dra. Pilar trouxe toda a bagagem de quem liderou a criação do Protocolo de Covid-19 para a realização da fase final da Liga ACB, que aconteceu no Pabellón Fuente de San Luis, em Valencia, sem a presença do público.
“A reunião foi muito interessante. Esse tipo de ação entre as ligas é muito boa não só para o relacionamento, mas para o esporte em geral. Neste caso especialmente, pelas situações que vivemos, é muito interessante para implantar sistema que funcionam e evitar os que não funcionam”, comentou a Dra. Pilar.
+Diretor de Comunicação da Liga ACB expõe o trabalho na bolha aos clubes do NBB

Pilar Doñoro expôs desafios e processos da elaboração do protocolo de Covid da bolha de Valência (Divulgação/LNB)
Estiveram presentes no encontro cerca de 34 técnicos, dirigentes, preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos dos times que fazem parte do NBB. Houve uma interessante interação com a Dra. Pilar, que respondeu a perguntas e trocou de experiências com os participantes.
Entre os assuntos, Pilar Doñoro falou sobre os diferentes comitês médicos criados tanto para desenvolvimento do Protocolo quanto para acompanhamento os acontecimentos durante a competição.
Pilar também falou sobre a implementação do Protocolo, além da importância da testagem nesse processo e quão rigorosa foi a atuação da ACB em relação aos resultados dos testes e dos protocolos no dia a dia da competição.
A bolha da ACB contou com quatro hotéis, todos com áreas de lazer, já que todos os atletas e comissões técnicas ficariam 20 dias isolados, e um centro de treinamento. Os 12 times foram divididos em dois grupos de seis, jogando somente entre eles. Os dois melhores de cada chave avançaram para a semifinal, que assim como a grande final, foi realizada em jogo único.
O controle de segurança foi rígido com todas as 400 pessoas que estiveram na bolha, desde atletas, técnicos e árbitros até o presidente da ACB e seu corpo de executivos. Desta forma, nenhum indivíduo testou positivo para Covid-19 da bolha de Valência, e todos os processos foram um sucesso.
“O segredo para formar um protocolo eficiente é analisar cuidadosamente a situação, definir muito bem os objetivos, otimizar os recursos disponíveis e cumpri-los”, finalizou Pilar Doñoro.
Paulo Bassul, Diretor do Depto. Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete, comentou sobre o encontro e aproveitou para citar a elaboração do Protocolo de Covid-19 da temporada 2020/2021 do NBB.
“Como estamos em fase de elaboração do nosso protocolo para o início do NBB, a multiplicação dessa experiência por parte de uma profissional com essa vivência anterior na Espanha nos permitiu coletar informações preciosas, uma vez que contamos com a presença dos médicos das equipes do NBB e que puderam interagir durante a reunião e sanar todas as suas dúvidas”, disse Bassul, que completou.
“Sabemos que esse é um processo longo e que enfrentamos uma doença com informações novas chegando a cada dia e que também precisaremos adaptar algumas questões para a realidade do Brasil, mas somente com essa troca constante de informações e muita dedicação é que conseguiremos finalizar a construção desse protocolo para o NBB. Sem dúvida nenhuma essa reunião com a Dra. Pilar, além de encurtar esse caminho, estreita ainda mais nossa boa relação com a Liga ACB”, finalizou o executivo da LNB.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca