#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com recordes

Joinville / AABJ JLE 66
x
86 Paulistano CAP
19
1ºQ
X
21
12
2ºQ
X
18
21
3ºQ
X
23
14
4ºQ
X
24

Centreventos Cau Hansen

25 de março de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Deryk e Elinho quebram marcas pessoais, e Paulistano bate Joinville fora de casa; equipe amplia sequência histórica para 22 vitórias seguidas

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
66
MANTEVE
13º Colocado (*)
X
86
-1 POSIÇÕES
2º Colocado (*)
66
PTS
86
11
A3C
14
14
A2C
18
5
LLC
8
35
RT
52
12
ASS
24

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O líder Paulistano/Corpore conquistou mais um grande resultado positivo na temporada 2017/2018 do NBB CAIXA. Na manhã deste domingo, em pleno Centreventos Cau Hansen, a equipe do técnico Gustavo De Conti contou com atuações expressivas de Deryk e Elinho e superou o Joinville/AABJ, pelo largo placar de 86 a 66.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Deryk on fire: Ele não foi o campeão do Torneio de 3 Pontos SKY, mas justificou mais uma vez seu posto de líder em bolas de 3 pontos no NBB CAIXA 2017/2018. Com oito tiros longos certeiros em 14 tentativas (57,1% de aproveitamento), o ala/armador do Paulistano igualou o recorde da temporada, que é do seu companheiro de equipe Jhonatan (8), contra o Solar Cearense, e totalizou expressivos 29 pontos, sendo 15 deles só no último quarto (4/6 nas bolas de 3).

O maestro Elinho: Um dos armadores do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2018, Elinho Corazza foi outro a registrar uma expressiva marca diante do Joinville. Com 13 assistências, o atleta estabeleceu seu recorde pessoal da carreira no NBB CAIXA e cravou a terceira maior marca da temporada – as duas maiores são de Gegê (Minas), com 15 neste mesmo domingo contra o Universo/Vitória e 14 contra o próprio Paulistano.

Elinho contabiliza um total de seis partidas com 12 assistências na carreira, sendo três delas nesta temporada. Com a nova marca, ele se firmou ainda mais como líder da atual edição no fundamento, agora com média de 7,1 servidas por duelo.

Grandes contribuições: Além de Deryk e Elinho, o Paulistano contou com expressiva atuação de Lucas Dias, que aproveitou sua chance como titular e também registrou um duplo-duplo: 10 pontos e 12 rebotes, além de duas assistências, dois roubos de bola e dois tocos (20 de eficiência). Com 14 pontos (6/7 nas bolas de 2 pontos), o pivô Guilherme Hubner saiu do banco e também se sobressaiu pelo CAP, assim como o ala Jhonatan, autor de 12 pontos (4/5 nos arremessos de quadra) e cinco rebotes.

22 e contando: Com o resultado, o Paulistano permaneceu firme na liderança do NBB CAIXA, com campanha de 24 vitórias e três derrotas, e ampliou sua histórica invencibilidade para 22 partidas na competição. Agora, a equipe do técnico Gustavo De Conti está a dois triunfos de igualar a segunda maior sequência positiva, que pertence ao Flamengo (24) da edição 2008/2009. A maior pertence ao Bauru de 2014/2015 (26).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

Bote certeiro: Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Paulistano usou o terceiro quarto para dar o bote e construir uma boa vantagem. Depois de ver o Joinville passar à frente  após bola de 3 de Vezaro (40 a 39), os líderes do NBB CAIXA ligaram o “modo turbo”, acertou cinco bolas de 3 pontos praticamente seguidas e não só passou à frente como abriu 14 pontos (58 a 44).

Segurou e deslanchou: No período final, o Joinville reagiu e chegou a reduzir a diferença para cinco pontos restando pouco mais de cinco minutos para o fim da partida (69 a 64). Mas a partir daí, o CAP voltou a acelerar o jogo, dominou o jogo interno e os contra ataques e emplacou uma incrível corrida de 17 a 2 nos cinco minutos finais, o que deixou a diferença em 20 pontos ao final do confronto no Centreventos Cau Hansen: 86 a 66.

Bateu de frente: Mesmo com a larga diferença no final, o Joinville bateu de frente com o líder Paulistano e chegou a deixar o jogo aberto restando cinco minutos para acabar. Com 18 pontos, o pivô Tiagão, que tem passagem pelo CAP antes da “era NBB”, foi o cestinha da equipe, com 18 pontos (recorde na temporada), seguido pelo ala Felipe Vezaro, autor de 12 pontos, e do ala/pivô Lucas Colimério, outro vindo da equipe rival, com oito.

Adeus playoffs: Com a derrota para os líderes do campeonato, o Joinville perdeu a chance de ir aos playoffs em sua primeira participação na elite do basquete nacional. No entanto, a equipe catarinense também não tem mais chances de rebaixamento, já que o Campo Mourão teve seu descenso confirmado com o revés para o Banrisul/Caxias Basquete. A campanha joinvilense no momento é de seis triunfos e 21 resultados negativos.

Último ato: O Paulistano entrará em quadra na última rodada para defender a liderança do NBB CAIXA 2017/2018, nesta terça-feira (27/03), diante do Caxias, no Ginásio Vasco da Gama, às 19h30. No mesmo dia e horário, o Joinville apenas cumprirá tabela e se despedirá da décima edição do maior campeonato do basquete brasileiro contra o já rebaixado Campo Mourão Basquete, novamente no Centreventos Cau Hansen.