#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto especial

08-01-2016 | 05:22
Por Liga Nacional de Basquete

Na estreia do técnico Bruno Savignani, Brasília recebe Minas, neste sábado, em duelo que marca a primeira transmissão do NBB na RedeTV! em 2016

Bruno Savignani fará sua estreia como técnico principal do Brasília após quatro anos como assistente (Brito Júnior/Divulgação)

Bruno Savignani fará sua estreia como técnico principal do Brasília após quatro anos como assistente (Brito Júnior/Divulgação)

O duelo deste sábado (09/01) entre UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Decisão Engenharia/Minas terá um ingrediente especial. Além de marcar as estreias de ambas as equipes em 2016, a partida também será a primeira do técnico Bruno Savignani, recém efetivado na equipe candanga, no NBB. Este marcante confronto será realizado no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 17h30, e terá transmissão ao vivo da RedeTV! – também a primeira do ano.

Savignani chegou ao comando principal do Brasília após quatro anos atuando como assistente técnico da equipe. O novo treinador, que foi campeão do NBB 2010/2011 pela equipe como jogador, assumiu o posto que pertencia a José Carlos Vidal, que deixou o cargo após conquistar a Liga Sul-Americana 2015 e agora voltará a atuar na gestão do basquete em Brasília.

+Saiba mais: Além de Savignani, outros 4 assistentes foram efetivados a técnicos principais neste NBB

“Com certeza vai dar um friozinho na barriga, mas aquela coisa boa. Já passei por isso muitas vezes como atleta. Todo mundo que jogou um dia sabe que essa sensação de ansiedade para começar logo é muito gostosa. Vai ser um jogo duro. O Minas vem apresentando um bom basquete e tem uma defesa consistente. Precisamos entrar com toda a concentração possível para não sermos surpreendidos”, declarou o debutante Bruno Savignani.

Na atual situação, as duas equipes estão bastante próximas na tabela de classificação. Com sete triunfos e seis derrotas (53,9% de aproveitamento), o Minas se encontra na oitava colocação, enquanto que o Brasília vem logo atrás, na nona posição, com campanha de quatro resultados positivos e cinco reveses (44,4% de aproveitamento), sendo dois deles nas duas últimas rodadas, para Flamengo e Rio Claro Basquete.

Brasília vem de duas derrotas consecutivas no NBB, uma delas para o atual tricampeão Flamengo (Brito Júnior/Divulgação)

Brasília vem de duas derrotas consecutivas no NBB, uma delas para o atual tricampeão Flamengo (Brito Júnior/Divulgação)

Caso os candangos levem a melhor, as duas equipes ficarão com desempenhos idênticos (50% de aproveitamento), mas a equipe do técnico Bruno Savignani ficará na frente devido à vitória no confronto direto. A diferença de partidas disputadas entre ambos acontece por conta da participação dos brasilienses na Liga Sul-Americana 2015, competição na qual sagraram-se campeões e conquistaram uma vaga na Liga das Américas 2016.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

“Esse jogo é muito importante porque a gente vem de derrota lá em Rio Claro e contra o Flamengo. É uma partida fundamental para pegarmos o fio da meada no campeonato. Precisamos muito da vitória. Um duelo em casa. O Minas está muito bem na competição e tem peças muito importantes. A gente tem trabalhado para tentar parar as principais armas deles. Será um bom confronto”, analisou o armador Jefferson Campos, do Brasília.

“Nosso começo de NBB foi irregular, com muitos altos e baixos. Nos primeiros quatro jogos, nós só ganhamos um. Agora, nos últimos oito jogos, tivemos seis vitórias. E o mais importante é que estamos jogando com regularidade, só fomos dominados no jogo contra o Paulistano. É muito importante continuar com a regularidade e continuar entendendo que, por mais que nossa equipe tenha melhorado taticamente, nossa equipe é um time que depende muito de defender para poder ter a segurança de atacar. Nós não podemos perder essa nossa essência, que é o fator fundamental que pode levar a gente para os playoffs”, disse o técnico do Minas, Cristiano Grama.

Coelho, do Minas, e Scaglia, do Brasília

Minas, do jovem Henrique Coelho, venceu o último jogo que fez em Brasília no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

Na história do confronto entre as duas equipes no NBB foram realizadas 27 partidas, com 17 triunfos do Brasília e dez do Minas. Dentre eles, foram duas séries semifinais seguidas nas duas primeiras edições, ambas vencidas pelos candangos. Porém, apesar de toda a superioridade histórica dos brasilienses, os mineiros venceram dois dos três últimos jogos que fez no Ginásio da ASCEB contra os donos da casa.

O último deles aconteceu na temporada passada, em que o Minas mostrou tamanha personalidade, segurou a pressão dos anfitriões no final do duelo e levou a melhor, por 77 a 75. Na ocasião, o jovem armador Henrique Coelho ficou em quadra por 32 minutos, fez 15 pontos e deu quatro assistências, e o experiente pivô Shilton fez nove pontos e apanhou expressivos 15 rebotes. Pelo lado candango, Guilherme Giovannoni foi o destaque, com 24 pontos.