HOJE
Conheça João Fernando Rossi
Por Liga Nacional de Basquete
Amante do basquete, experiente e determinado: João Fernando Rossi carrega boa bagagem de vice da LNB e anos gloriosos no Pinheiros para assumir presidência
A Liga Nacional de Basquete (LNB) está de presidente novo. João Fernando Rossi, de 51 anos, assumiu o cargo máximo da entidade, que pertencia a Cássio Roque, após eleição realizada nesta terça-feira (06/12), em São Paulo (SP).
O novo presidente sempre esteve envolvido no basquete. Seu pai, João Paulo Rossi, foi médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) durante um longo tempo e esteve presente em nada menos que cinco Olimpíadas. Neste período, João Fernando cresceu em meio a uma geração campeã, com nomes como Amaury Pasos, Jatyr e Sucar, todos amigos de seu pai.
+Saiba mais: confira mais detalhes e o novo corpo diretivo de João Fernando Rossi
Na quadra, João Fernando Rossi foi federado dos sete aos 22 anos e jogou no Pinheiros na grande maioria deste período, com breve passagem pelo Continental, sempre atuando como armador. Depois de encerrar sua carreira de atleta, deu início à sua vida profissional no setor comercial do ramo têxtil, no qual adquiriu nada menos que 25 anos de experiência.
Em meados dos anos 90, começou sua trajetória como dirigente esportivo, no Esporte Clube Pinheiros. Por lá, atuou como diretor de basquete, diretor de esportes coletivos e diretor de esportes olímpicos nos seus três últimos anos (2014 a 2016).
Inclusive, a gestão de Rossi proporcionou primeiro título do basquete adulto pinheirense na história: o Campeonato Paulista de 2011. Além dele, o clube conquistou a inédita Liga das Américas 2013 e o vice-campeonato da Copa Intercontinental contra o Olympiacos (GRE).
Paralelamente, João Fernando Rossi foi o vice-presidente da LNB, durante a gestão do ex-mandatário Cássio Roque. Neste período, diversos feitos enriquecedores à modalidade foram realizados, como as criações da Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA) e a consolidação da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) como maior competição de base do país.
+Saiba mais: Cássio Roque deixa presidência da LNB após 4 gloriosos anos para o basquete
Ainda durante o mandato, foi firmada a histórica parceria entre LNB e NBA (National Basketball Association), anunciada no final de 2014. A pioneira aliança trouxe e ainda traz ao basquete brasileiro uma série de ações, dentre elas a ida de clubes do NBB CAIXA à pré-temporada da liga norte-americana e atuação ativa nos eventos da LNB.
Além disso, a gestão capitou os patrocínios da CAIXA, SKY e Avianca Brasil para o maior campeonato da modalidade no país e ainda promoveu o retorno de transmissões constantes do basquete na TV aberta depois de um longo tempo, através das parcerias com a RedeTV! e a TV Bandeirantes.