#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Um francêsna história

19-09-2019 | 07:22
Por Liga Nacional de Basquete

Casado com jogadora brasileira e fã de churrasco, Luc Lombardy espera mostrar suas qualidades no Brasília durante o NBB CAIXA 2019/2020

O fenômeno da globalização se tornou muito comum na sociedade atual, seja na comida, na cultura, na música e até no esporte. Prestes a começar a 12ª edição do NBB CAIXA, a maior competição do basquete brasileiro já teve 20 nacionalidades representadas em sua história.

Com a chegada do canadense Nick Wiggins no Sendi/Bauru Basket, o número aumentou para 21. Mais recentemente, o Universo/Brasília acertou a contratação de mais um jogador de nacionalidade inédita no NBB CAIXA, Luc Lombardy, o primeiro francês da história do campeonato.

Luc Lombardy será o primeiro francês a atuar em uma partida do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Aos 23 anos, o jogador já teve passagens pelos Estados Unidos (universitário), Canadá e Espanha antes de ser anunciado pelo time do Distrito Federal. Foi em território norte-americano que conheceu a brasileira Dominica Gomes, que já disputou a LBF (Liga de Basquete Feminino), pela equipe do Uninassau.

“Depois de jogar até os 18 anos na França, decidi me mudar e passei pelo Canadá, onde passei um ano e Estados Unidos. Lá, encontrei uma mulher brasileira e começamos a namorar. Fomos para a Espanha juntos, mas como não foi uma experiência muito boa para ambos, resolvemos vir para o Brasil”, contou Luc Lombardy.

Nessa vinda ao Brasil, Luc e Domenica se casaram e surgiu uma nova oportunidade para a carreira do francês: jogar por alguma equipe do NBB CAIXA, com a facilidade de ter um passaporte brasileiro e não ocupar uma vaga de estrangeiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🇫🇷❤🇧🇷 #semprejuntos

Uma publicação compartilhada por Luc Lombardy (@luc_lombardy) em

“No ano passado, me casei com ela no Brasil. Depois, um agente me informou que eu poderia atuar aqui como brasileiro, sem ocupar uma das vagas de estrangeiro. Então, decidi vir jogar aqui nessa temporada pelo Brasília”, afirmou o jogador.

Recém-chegado ao time candango, Luc Lombardy sabe das dificuldades que serão encontradas em sua adaptação. Com os pés no chão, o jogador falou sobre as expectativas para essa primeira temporada e as diferenças nos estilos de jogo.

+Confira a tabela do primeiro turno do NBB CAIXA 2019/2020

“Meu primeiro objetivo é provar que posso permanecer no Brasília, poder ter chances para jogar e mostrar do que sou capaz. Passo a passo. Primeiro vou aprender bem como se joga aqui, por ser bem diferente da Europa, aqui é um jogo mais físico, com um estilo de defesa diferente”, disse o ala de 1,95m.

Português em dia e fã de churrasco brasileiro

Em pouco tempo de Brasil, Luc Lombardy já consegue desenvolver bem seu português. Segundo ele, dois pontos foram fundamentais para essa rápida adaptação: ouvir com atenção sua esposa conversando e ter a curiosidade de descobrir os significados de “novas” palavras.

“Só escuto as pessoas falando (risos). Minha mulher fala em português em todos os lugares que vamos, então eu escuto tudo e quando não entendo alguma coisa pergunto o significado na hora”, revelou Luc.

 

Ver essa foto no Instagram

 

👑 23 👑 Amazing day! Obrigado para minha esposa ❤

Uma publicação compartilhada por Luc Lombardy (@luc_lombardy) em

Quem vem para o Brasil pela primeira vez, geralmente, se apaixona por algumas comidas típicas do nosso país. E com Luc não foi diferente, já se encantou por algumas das mais tradicionais, principalmente pelo nosso churrasco.

“Gostei de muitas comidas brasileiras. Já comi strogonoff, muito feijão, bolo de brigadeiro, além de churrasco, que é incrível. Aprendi a fazer caipirinha também, porque meu sogro gosta muito e toda vez que vou visita-lo ele pede para eu fazer”, disso o francês.

Amigo do Dikembe e espectador do NBB no Facebook

Mesmo longe, Luc já teve contato com os jogos do NBB CAIXA. A multiplataforma da competição facilitou para o francês conseguir assistir às partidas, principalmente nas transmissões pelo Facebook oficial do NBB.

“Quando estava na Espanha, não estava satisfeito com o estilo de jogo deles e falei para minha esposa que tinha o desejo de jogar no Brasil. Então ela me mostrou muitos jogos do NBB, o que era mais fácil por ter transmissão no Facebook”, afirmou o camisa 1 de Brasília.

Amigo do pivô Dikembe, do Paulistano/Corpore, Luc acompanhou alguns jogos da equipe da capital paulista na última temporada, além de não ter perdido a grande decisão, que rendeu o hexacampeonato ao Flamengo.

“Assisti muitos jogos, pois tenho um amigo no Paulistano, o Dikembe. Então consegui ver muitos jogos que ele participou, com quase todos os times. Vi também a decisão, o Jogo 5 da final entre Flamengo e Franca”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Make some 👌🏻!! Easy 🏀🔥#alwayshigher

Uma publicação compartilhada por Luc Lombardy (@luc_lombardy) em

Sobre o nível do basquete brasileiro, Lombardy disse ter gostado do que viu. Especialista em arremessos, o jogador acredita que pode contribuir ao jogo do Brasília com suas características.

“Gostei bastante de algumas partidas que assisti. Percebi que teria algum espaço aqui, por ser um chutador e não ter muitos na competição. O jogo é muito físico, mas eu acho que posso contribuir com algo, por isso decidi jogar no Brasília”, finalizou o francês.

+Conheça o Podcast Território NBB CAIXA e confira o 1º episódio

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.