HOJE
Contra a fadiga
Por Liga Nacional de Basquete
Lutando contra cansaço no início da temporada, Caio Torres admite ‘relaxamento’ pós título, entende cobrança de Guerrinha e projeta NBB CAIXA: “queremos mais um título”
A temporada 2016/2017 começou vitoriosa para o Mogi das Cruzes/Helbor. E cansativa também. Em pouco mais de quatro meses de trabalho, a equipe mogiana disputou nada menos que 37 partidas e ainda terá um NBB CAIXA inteiro pela frente. Diante disso, o cansaço começou a aparecer. Um dos grandes nomes do elenco, Caio Torres é um dos afetados pela fadiga.
Com dores no joelho direito, o jogador foi poupado durante boa parte do duelo que marcou retorno do Mogi ao NBB CAIXA, contra a LSB/Uniso. Na suada vitória, por 81 a 77, Caio ficou em quadra por apenas 12 minutos e foi acionado somente nos momentos mais críticos. Com isso, o Mogi penou nos rebotes e por pouco não deixou o triunfo escapar.
+Saiba mais: De verde, Mogi homenageia Chape em vitória contra a Liga Sorocabana
“Não podemos parar. Mas é normal para um time que ganha dois títulos em tão pouco tempo dar uma relaxada. O Guerrinha quer que o time não relaxe, só quando terminar a temporada, e ele está certo. Temos que entender. Parece que já foi uma temporada inteira, mas ainda tem pela frente outra temporada inteira. Então tem que manter a cabeça forte e não pode relaxar. O que queremos é mais um título e vamos correr atrás. O caminho é esse”, declarou Caio.

Caio Torres vem sofrendo com dores no joelho e atuou somente 12 minutos contra a LSB (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Muito do cansaço de Caio é a ausência do pivô Gerson, que ainda se recupera de uma cirurgia feita devido a uma pubalgia. Desta forma, o técnico Guerrinha tem sido obrigado a improvisar jogadores da posição quatro (ala/pivô) para atuar como cinco (pivô), como Fabrício, Tyrone e o argentino Fer Calvi, todos que possuem mais força no jogo externo.
Além de Caio Torres, outras peças do elenco mogiano estão sentindo o cansaço precoce: Shamell e Larry, ambos de 36 anos, e Tyrone, de 28, todos homens de confiança de Guerrinha. Diante deste cenário, o treinador é obrigado a utilizar atletas do banco de reservas, no entanto, eles não têm correspondido da maneira esperada e necessária, o que gera ainda mais cobrança do comandante da equipe.
+Fala aí, Guerrinha: confira entrevista exclusiva com técnico multicampeão com o Mogi
“Não somos invencíveis e o momento é muito crítico, porque temos que reativar alguns jogadores. Geralmente joga quem tem mais carta no baralho para poder descartar. A ideia é jogar para ganhar, mas preciso ver quem está rendendo. Se pudermos no revezamento colocar quem está jogando menos, não tem motivo entrarem os outros que estão com mais tempo. A intenção é dar mais treinamento, revezar mais no jogo e principalmente em janeiro e fevereiro estar com a energia que estávamos”, explicou Guerrinha.

Próximo jogo do Mogi será contra o Basquete Cearense, reedição das quartas do último NBB CAIXA (João Pires/LNB)
O próximo compromisso do Mogi das Cruzes/Helbor será neste sábado (10/12), contra o Solar Cearense, em reedição da eletrizante série quartas de final da temporada passada. O confronto será no Ginásio Hugo Ramos, às 19 horas (de Brasília). No momento, o time mogiano tem campanha de três vitórias em quatro partidas no NBB CAIXA (75% de aproveitamento).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca