HOJE
O INÍCIODE TUDO
Por Liga Nacional de Basquete
Supercopa, que originou a criação da Liga Nacional de Basquete, foi vencida pelo Franca há 12 anos
Uma competição marcante e que abriu espaço para a criação do NBB. Essa foi a Supercopa de 2008, que, recentemente, completou 12 anos. Essa foi a segunda iniciativa de campeonato do esporte da bola laranja organizado pelos clubes (a primeira foi a Nossa Liga de Basquete – NLB – em 2005), dessa vez, contando com oito times paulistas: Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Limeira, Paulistano, Pinheiros e São José.
Iniciada em 28 de fevereiro de 2008, a Supercopa teve o Franca como primeiro e único campeão. Após ser primeiro colocado na fase de grupos com 22 vitórias e 6 derrotas, o time francano levantou o título no dia 5 de junho ao bater o Assis na final por 3 a 1, na série melhor de cinco jogos.
Em entrevista ao site Globoesporte.com, Helinho, armador e capitão do Franca em 2008, falou sobre a origem da Supercopa e o que ela impactou.
“Os clubes entraram em atrito com a CBB, pois queriam gerir o próprio campeonato e isso não era permitido. As equipes paulistas se uniram e fizeram a Supercopa. A gente nem fala muito disso, mas representou muito aquela iniciativa. Foi o precursor do NBB, sem dúvida. Essa união dos clubes levou à formação da Liga Nacional de Basquete e a criação do NBB”, relembrou Helinho, que atualmente é o técnico do Sesi Franca.
“A experiência que tivemos na Supercopa fez com que os clubes paulistas se unissem muito e mirassem desafios maiores, como a possível criação de uma liga nacional” relembra Cassio Roque, presidente da Supercopa e, o segundo presidente da LNB (de 2013 a 2016).
Quase dois meses depois, em 1o de agosto, foi criada a Liga Nacional de Basquete (LNB), que reuniu os principais clubes do Brasil e suas lideranças para a organização de um novo campeonato nacional.
+Nota Oficial – Atualizações NBB
Com a chancela da CBB e a parceria da Rede Globo, a LNB criou o Novo Basquete Brasil (NBB), que passou a ser oficialmente disputado no dia 28 de janeiro de 2009, com a participação de 15 clubes: Araraquara (SP), Assis (SP), Bauru (SP), Brasília (DF), Cetaf/Vila Velha (ES), Flamengo (RJ), Franca (SP), Joinville (SC), Lajeado (RS), Limeira (SP), Minas (MG), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Saldanha da Gama (ES) e São José (SP).
“Com a união dos clubes paulistas, Minas, Flamengo, Brasília e outras importantes lideranças do basquete no Brasil viram uma grande oportunidade de criar a Liga Nacional de Basquete. A Nossa Liga de Basquete iniciou um movimento em 2005 e a Supercopa determinou que era o momento de criarmos uma liga independente”, afirmou Kouros Monadjemi, primeiro presidente da LNB (de 2009 a 2012). “É bonito ver que a união e democracia sempre foram pilares fundamentais da Liga e que se mantém intactos até hoje”, completou.
Desde a criação do NBB, já foram 11 temporadas realizadas, além da criação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que visa desenvolver novos talentos, a Copa Super 8, que reúne os 8 melhores colocados no primeiro semestre para um torneio curto entre o primeiro e o segundo turnos. A Liga Nacional de Basquete também é responsável pela organização de um dos maiores eventos esportivos do país, o Jogo das Estrelas.
+Parceira da LNB, Nike lança campanha para estimular práticas esportivas em casa
Pelas quadras do NBB, astros como Alex Garcia, Marquinhos, Marcelinho Machado, Guilherme Giovanonni e Nicolás Laprovittola fizeram história, além de prodígios do basquete nacional que hoje são realidade na Seleção Brasileira, como Didi, Bruno Caboclo, Yago e Cristiano Felício. A competição também repatriou astros da NBA, como Anderson Varejão e Leandrinho.
Na edição de 2019/2020, o NBB fez história, mais uma vez, ao ter todos os seus jogos transmitidos. Band, ESPN, Fox Sports, DAZN, Twitter, Facebook e Twitch são as sete plataformas em que o fã da bola laranja pode assistir às partidas do campeonato.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
