#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 17

23-01-2013 | 04:49
Por Liga Nacional de Basquete

Caio Torres bateu o recorde de rebotes ofensivos desta temporada com os 11 na partida contra o Minas; todas as informações sobre as partidas da 17ª rodada do NBB

Tijuca/Rio de Janeiro x Pinheiros/SKY – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 24/01, 18h00

Desfalques
O Pinheiros enfrentará o Tijuca sem o seu principal destaque, o armador Paulinho Boracini, que fraturou o dedo na partida contra a Liga Sorocabana. Além do camisa nove, os pivôs Morro e Bruno Fiorotto, ambos lesionados, seguem de fora.

Invicto
Em dois confrontos entre as equipes no NBB, o Pinheiros nunca perdeu para o Tijuca. Em ambas as partidas, o Tijuca fez 71 um pontos, mas na primeira, tomou 104, na outra tomou 77.

Pêra!
Dono do segundo melhor ataque da competição, com 89,07 pontos por jogo, o Pinheiros é o líder em bolas de 3 pontos convertidas por partida. A equipe da capital paulista possui média de 10,87 arremessos longos certos por jogo.

 

Uniceub/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 24/01, às 19h30

Nezinho, armador titular do Brasília está de volta ao time após três jogos de suspensão (João Pires/LNB)

 

Primeiro encontro
É a primeira vez que as equipes se enfrentam pelo NBB.

“Reforço”
Voltando de suspensão, o armador Nezinho está a disposição do técnico José Vidal para esta partida. O atleta cumpriu três jogos de gancho por incidente na partida contra o Flamengo.

Brasília Top 2
Na tabela de classificação, o Brasília ocupa a terceira posição, mas nas estatísticas, dois candangos estão nas vice-lideranças. Como em assistências, Nezinho tem média de 6,1 passes perfeitos por jogo; em rebotes Guilherme Giovannoni tem média de 8,85 rebotes por jogo, e na eficiência, Giovannoni tem média de 23,85 por jogo; no mesmo fundamento a equipe do Brasília é a segunda colocada com média de 104,21 por partida.

Desfalque
Com uma lesão no pé esquerdo, o armador argentino Cortés, do Mogi das Cruzes, está fora da partida.

 

Unitri/Universo x Vivo/Franca – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Hélio Rubens (pai) e Helinho (filho) enfrentam o Franca pela primeira vez desde que saíram da equipe ao fim da temporada passada (Luiz Pires/LNB)

“O reencontro da temporada”

Será a primeira vez que o armador Helinho e seu pai, o técnico Hélio Rubens, enfrentarão seu ex-time, o Franca, em duelos válidos pelo NBB. A dupla atuou na equipe francana por sete anos, e agora, voltaram para o Uberlândia, onde já estiveram em 2004 e 2005.

Invicto em casa
Tirando o Flamengo, único invicto na temporada, o Uberlândia é a única equipe que ainda não perdeu jogando diante de sua torcida.

Desempate
As equipes já se enfrentaram quatro vezes no NBB, com duas vitórias para cada lado.

Se cuida, Uberlândia…
Adversário direto na briga pelas primeiras posições, o Uberlândia está há dois jogos sem vencer, e se perder para o Franca, além de ser ultrapassado por eles, pode chegar a sair do G4, contando com vitórias dos outros concorrentes na parte de cima da tabela.

150 jogos
Nesta partida, o ala Audrei, do Uberlândia, completará 150 jogos no NBB.

Bom desempenho
O norte-americano Robert Day apresenta um bom desempenho nos jogos contra Franca. Nos três últimos, ele anotou 24, 18 e 23 pontos.

Quarto cestinha
Robert Day é o quarto maior pontuador da temporada até então. O camisa 31, de 31 anos está com 283 pontos, 150 deles, em bolas de 3 pontos.

Defesa forte
A equipe de Franca é dona da melhor defesa da competição, com média de apenas 70,8 pontos sofridos. Além disso, a equipe é líder em roubos de bola, com 9,94 desarmes por partida.

Xerife
O ala/pivô Teichmann, do Franca, é o jogador com maior número de tocos na temporada (22).

Último confronto
Na temporada passada, o Uberlândia venceu, em casa, pelo placar de 80 a 68.

 

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Palmeiras – Ginásio da Whirpool, Joinville (SC) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Tiagão enfrentará o Joinville, seu ex-time, pela primeira vez no NBB (João Pires/LNB)

 

Velho conhecido
Esta será a primeira vez que Tiagão, ala/pivô do Palmeiras, enfrentará o Joinville, seu ex-time, em partidas válidas pelo NBB. O atleta de 31 anos atuou pela equipe catarinense nas quatro primeiras edições da competição. Outro que já vestiu a camisa do time da região Sul é o pivô Coloneze, na temporada 2010/2011.

Para engrenar de vez
A equipe catarinense havia acumulado cinco derrotas seguidas na competição. Agora, o Joinville vem de duas vitórias consecutivas, e terá mais três partidas em casa (Palmeiras, Suzano e Paulistano) para tentar ampliar esta série.

Entre os 4 primeiros na defesa
O Joinville, que ocupa a 12ª posição, é o terceiro colocado no ranking de rebotes (32,73/jogo) e em tocos (3,0/jogo). Além de ser a quarta melhor equipe em roubos de bola (8,33/jogo).

Primeiro encontro
É a primeira vez que Joinville e Palmeiras se enfrentam pelo NBB.

 

Liga Sorocabana x Icatu/Minas – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Desmond Holloway concentra a maioria de seus pontos nas bolas de 2 pontos (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

 

Iguais #1
As duas equipes tem a mesma campanha, com sete vitórias e oito derrotas (46,7% de aproveitamento), e ambas vem de derrota para dois times da parte de cima da tabela, a Liga Sorocabana, para o Brasília, e o Minas, para o Flamengo.

Iguais #2
Na história do confronto, foram duas partidas, com uma vitória para cada time. Nesses dois jogos, apenas o time da casa levou a melhor, nunca o visitante.

Holloway é 2
O norte-americano da Liga Sorocabana, Desmond Holloway, é o segundo maior pontuador da temporada. O atleta está com 302 pontos, seis a menos que o cestinha Marquinhos, do Flamengo. Desses 302, 204 foram em bolas de 2 pontos. Holloway é líder em bolas de 2 pontos convertidas por partida na temporada, com média de 6,80 por jogo.

Ladrões do NBB
Dois atletas da Liga Sorocabana lideram o ranking de roubos de bola da temporada. Trata-se de Kenny Dawkins e Neto, ambos com média de 2,33 desarmes por jogo. A equipe é a segunda colocada no fundamento, com média de 9,13.

Mais roubos
O armador Neto, da Liga Sorocabana, é o jogador com maior número de roubos de bola na temporada (35).

Reforço
No confronto, o pivô Daniel Conti, recém-contratado por Rinaldo Rodrigues, fará sua estreia pela equipe sorocabana.

Último confronto
Na temporada passada, a Liga Sorocabana venceu jogando em casa, por 91 a 79.

 

Flamengo x Paulistano/Unimed – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Caio Torres pegou 11 rebotes ofensivos contra o Minas, o recorde desta temporada do NBB (João Pires/LNB)


Recorde
Na última partida, contra o Minas, o pivô Caio Torres bateu o recorde de rebotes ofensivos da temporada. Foram 11 de ataque, um a menos que o recorde do NBB, que pertence a Murilo, conquistado na temporada 2009/2010, quando ele atuava pelo Minas, em partida contra o Paulistano.

Pivôs 150
Olivinha, do Flamengo, chegará a 150 jogos no NBB. Outro que completará 150 jogos é o pivô do Paulistano, Wagner, justamente na primeira vez em que enfrentará o Flamengo, time em que atuou nas quatro primeiras edições do torneio.

E ele evoluiu
No Paulistano, Wagner apresenta seus melhores números da carreira. O atleta de 30 anos praticamente triplicou suas médias em relação a temporada passada, em pontos (8,58/jogo), rebotes (6,25/jogo), assistências (1,67/jogo) e minutos (23,65/jogo).

Estreias internacionais
As duas equipes contarão com estreias de jogadores estrangeiros na partida. Pelo lado dos cariocas, a novidade ficará por conta do ala paraguaio Bruno Zannotti, enquanto que o armador panamenho Joel Muñoz fará sua primeira partida com a camisa do time paulista.

Faíscas no garrafão
A partida marcará o duelo entre os dois melhores rebotes da temporada, Paulistano (36,07/jogo) e Flamengo (34,14/jogo). Na última rodada, o Flamengo pegou 17 rebotes ofensivos, 11 deles do pivô Caio Torres, os outros seis foram de Olivinha, reboteiro do campeonato (9,64/jogo). Mas o Paulistano tem o vice-líder em rebotes de ataque da temporada, o ala Alex Oliveira, com 40 rebotes de ataque, apenas um a menos que o líder Felipe, do Basquete Cearense.

Cestinha absoluto
Além de ter a melhor média de pontos da temporada (22,0/jogo), o ala Marquinhos, do Flamengo, é o maior pontuador até então, com 308 pontos, mesmo com sua equipe tendo um jogo a menos que as demais. O atleta continua sendo o mais eficiente, com 24,57 por partida.

Ainda fora
Depois de desfalcar o Paulistano nas duas últimas partidas, contra Bauru e Liga Sorocabana, o ala/armador Manteguinha, com uma lesão nas costas, segue de fora nesta quinta-feira.

Larga vantagem
Flamengo e Paulistano já se enfrentaram oito vezes pelo NBB, com sete vitórias para os rubro-negros e apenas uma para os paulistas.

Invicto em terras cariocas
Na história do confronto, o Flamengo nunca perdeu em casa para o Paulistano em partidas válidas pelo NBB.

Mas…
O último confronto entre as equipes foi vencido pelo Paulistano, na temporada passada. A equipe da capital paulista jogava em casa, e o placar foi 90 a 86. Na época, o Flamengo também era líder do NBB.

 

Paschoalotto/Bauru x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Jay Parker é o líder em bolas de 3 convertidas desta temporada, com 57 tiros certos, média de 3,8 por jogo (João Pires/LNB)

 

Larga vantagem
Em oito confrontos entre as equipes, o Bauru venceu sete e o Vila Velha só um.

Nunca em casa
Nesses oito confrontos, o Bauru nunca perdeu para o Vila Velha, jogando em seu ginásio.

Supreendeu
Na rodada passada, o Vila Velha venceu ninguém mais ninguém menos que o tricampeão do NBB, o Brasília, e busca surpreender novamente nesta temporada.

Destaque
Grande parte destas boas atuações que o Vila Velha realizou nesta temporada é por parte do norte-americano Benzor Simmons. O atleta é o terceiro maior pontuador da temporada (289 pontos), e dono da 6ª melhor média de pontos (19,27).

Franco atirador
Outra boa parte dos pontos do Vila Velha vem do armador Jay Parker. O jogador é o líder na média de bolas de 3 convertidas por jogo (3,8) e no total (57). O norte-americano tem 222 pontos na temporada, sendo 171 em bolas de 3 pontos, 39 em lances livres, e apenas 12 em bolas de 2 pontos.

Último confronto
Na temporada passada, o Bauru venceu o Vila Velha, fora de casa, por 76 a 68.

 

Winner/Kabum/Limeira x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Quinta-feira – dia 24/01, às 20h00

Primeiro confronto
É a primeira vez que as equipes se enfrentam em partida válida pelo NBB.

Em busca de mais vitórias
Na rodada passada, o Suzano quebrou uma série de nove derrotas consecutivas, com uma vitória em casa, sobre o Tijuca.

Velho conhecido
O ala do Suzano, Rafael Moreira, já jogou em Limeira em 2010, quando ainda era da categoria juvenil, fazendo parte da equipe campeã paulista daquele ano.

Muitos erros
O ala/armador Paulo Nery, do Suzano, é o jogador com maior número de erros na temporada (54).

 

SKY/Basquete Cearense x São José/Unimed – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 24/01, às 21h00

Felipe acumula 41 rebotes ofensivos nesta temporada (Ivan Padovanni/Divulgação)

 

Reencontro
O armador Matheus, do Basquete Cearense, enfrentará o São José, seu último clube, onde atuou por três temporadas do NBB.

150
É o número de jogos que o armador do São José, Luiz Felipe, completará no NBB.

Desfalques importantes
Um dos destaques do São José na temporada, o ala/pivô Jefferson sofreu uma lesão na coxa esquerda e está fora dos dois próximos jogos da equipe. Do lado do time cearense, o norte-americano Bernard Robinson também está contundido e não entrará em quadra nesta quinta-feira.

Garçom absoluto
O armador Fúlvio vive uma excelente fase na temporada. O atleta é o dono da melhor média de assistências (8,85), com  um total de 115 passes perfeitos, 34 a mais que o segundo colocado, Helinho, do Uberlândia.

Reboteiro de ataque
Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o jogador com maior número de rebotes ofensivos na temporada (41).