#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 24

07-02-2014 | 07:11
Por Liga Nacional de Basquete

Partida entre Minas e Limeira coloca frente à frente as duas melhores defesas da atual temporada do NBB: veja todas as informações sobre as partidas da 24ª rodada

Pinheiros/SKY x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 08/02, às 16 horas

Armador do Basquete Cearense, o jovem Davi Rossetto foi criado na base do Pinheiros (João Pires/LNB)

Armador do Basquete Cearense, o jovem Davi Rossetto foi criado na base do Pinheiros (João Pires/LNB)

Invicto
O confronto entre Pinheiros e Basquete Cearense já aconteceu três vezes na história do NBB e o clube paulista venceu as três.

Com muita emoção
A última vitória pinheirense sobre os nordestinos foi no primeiro turno da atual temporada do NBB, em Fortaleza (CE), onde os comandados de Cláudio Mortari contaram com um tiro de 3 pontos certeiro do ala Leandrinho Barbosa para levar o jogo para a prorrogação e ganhar por 97 a 94.

Dois reencontros
O jovem armador da equipe cearense Davi Rossetto foi criado na base do Pinheiros e disputou as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 do NBB. Além de Davi, o armador André Góes também vestiu a camisa do clube da capital paulista na terceira edição.

Embalados da mesma forma
Pinheiros e Basquete Cearense vivem ótimos momentos no NBB6. Vice-líder, a equipe da cidade de São Paulo acumula três triunfos seguidos, contra Flamengo, Macaé e Mogi, assim como os representantes nordestinos, donos da oitava posição, que também vem de três resultados positivos consecutivos, sobre Brasília, Goiânia e Palmeiras.

Só dá ele
O ala norte-americano Shamell é o cestinha da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 20,7 pontos por jogo.

De 2 ou de 3?
Pode se dizer que são dois estilos de jogo diferentes. O Basquete Cearense opta pelo jogo interno e é o time que mais converte bolas de 2 pontos na atual temporada (22,48 por jogo). Já o Pinheiros prefere jogar longe da cesta e tem a segunda maior média de tiros de 3 pontos do campeonato (10,37 por jogo). E aí, qual filosofia leva a melhor?

Virtudes defensivas
Nenhum dos dois times têm as melhores defesas do campeonato, mas se destacam em alguns fundamentos do setor de marcação. O Pinheiros lidera o ranking de tocos do NBB6, com média de 4,11 por duelo.

Duelo da partida
Eles são atletas de garrafão, mas também de jogar abertos. Eficientes e reboteiros, os alas/pivôs Rafael Mineiro e Felipe Ribeiro certamente protagonizarão um grande duelo no Ginásio Henrique Villaboim.

 

Universo/Goiânia x Vivo/Franca – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Sábado – dia 08/02, às 17 horas

Justamente contra seu ex-time, Penna pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Justamente contra seu ex-time, Penna pode completar 1.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

1.000 especial
Ao fazer dois pontos, o armador Fernando Penna atingirá a marca dos 1.000 pontos na história do NBB justamente contra Franca, time em que atuou por duas temporadas (NBB3 e NBB4).

Sem se mexer
Mesmo sem entrar em quadra na última rodada, o Franca subiu da 11ª para a 10ª posição na tabela de classificação. Isso se deve aos tropeços de Mogi e Palmeiras, clubes de mesma campanha e que agora têm aproveitamento menor que o dos francanos.

Seca
O Goiânia não sabe o que é vencer há 11 partidas e o jejum de vitórias o fez cair da oitava para 16ª posição do NBB 2013/2014.

Dominante
O pivô francano Paulão Prestes é o jogador mais eficiente do NBB6, com média de 22,76 por jogo.

Muy apoio
Assistência é com ele mesmo. O armador argentino Figueroa, do Franca, é o vice-líder do ranking de passes decisivos na atual temporada do NBB, com média de 6,18 por duelo.

Mal fora
Franca disputou sete partidas atuando como visitante no NBB6. Perdeu cinco e venceu apenas duas.

Duelo da partida
Muita habilidade em um embate só. Maestros de suas equipes, os armadores Figueroa e Fernando Penna travarão uma disputa de arrepiar neste sábado no Ginásio Rio Vermelho. Vale a pena ficar de olho!

 

Palmeiras/Meltex x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – dia 08/02, às 18 horas

Iguais
Um duelo mais do que direto. As duas equipes possuem a mesma campanha na atual temporada do NBB, nove vitórias em 21 partidas (42,9% de aproveitamento). O Mogi leva a melhor no desempate por ter levado a melhor na partida do primeiro turno, em casa, por 89 a 69. Quem vencer, se isola na 11ª colocação, e quem perder, continua entre os 12 primeiros, mas fica seriamente ameaçado.

Farinhas do mesmo saco
Palmeiras e Mogi chegaram ao NBB juntos através da Supercopa Brasil, torneio que dá aos dois primeiros colocados a chance de ingressar na elite do basquete brasileiro.

Mogi na frente
O duelo entre os dois times aconteceu três vezes na história do NBB, com duas vitórias do Mogi, ambas em casa, e uma do Palmeiras, invicto diante dos mogianos atuando no Ginásio Palestra Itália.

Por recuperação
Depois de bater dois duros adversários no Ginásio Palestra Itália – Bauru e São José –, o Palmeiras não manteve o mesmo ritmo e não sabe o que é vencer há quatro partidas.

Também
Assim como os rivais palmeirenses, o Mogi não vem de bons resultados e acumula duas derrotas consecutivas, para Brasília e Pinheiros.

O maior ladrão
Marcus Toledo, ala do Mogi das Cruzes, pode ser considerado fatal na defesa. Além de ótimo marcador, o camisa 11 é o jogador que mais rouba bolas no NBB6, com média de 2,05 desarmes por jogo.

Duelo da partida
Aquecimento para o Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2014. Figurinhas carimbadas no torneio, os armadores Neto, do Palmeiras, e Gustavinho, do Mogi começarão a esquentar a disputa a partir de já!

 

Paulistano/Unimed x Flamengo – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 08/02, às 18 horas

Técnico do Paulistano, Gustavo De Conti comandará o NBB Mundo (Allan Conti/Divulgação)

Técnico do Paulistano, Gustavo De Conti será técnico do NBB Mundo (Allan Conti/Divulgação)

Técnico do Flamengo, Neto dirigirá o NBB Brasil (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Técnico do Flamengo, Neto dirigirá o NBB Brasil (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Sempre especial
Esse reencontro é mais do que especial. Técnicos de Paulistano e Flamengo, respectivamente, José Neto e Gustavo de Conti têm uma bela história juntos. Gustavinho já foi atleta de Neto nas categorias de base do clube paulista. Anos depois, se tornou assistente do atual treinador rubro-negro, e hoje, são adversários. Além disso, os dois trabalharam juntos na Seleção Brasileira de Novos como auxiliares do treinador principal Rubén Magnano.

Esquenta?
Mais um ingrediente apimenta a disputa de Gustavinho e Neto. Os dois treinadores foram os dois mais votados para o Jogo das Estrelas e comandarão NBB Mundo e NBB Brasil, respectivamente.

Rigidamente igual
Na última rodada, o Paulistano igualou o recorde de pontos em uma partida só na atual temporada, na vitória sobre o Macaé, em casa, por 110 a 93, placar exatamente igual ao da partida entre Bauru e Liga Sorocabana, realizada na semana passada.

Valeu o topo
Com os 110 pontos contra o Macaé, o Paulistano agora tem o melhor ataque da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 85,0 pontos por jogo.

De volta aos trilhos
Após ter sua sequência de 11 triunfos seguidos quebrada pelo Pinheiros, o Flamengo retomou o rumo da vitória e já acumula dois resultados positivos consecutivos no NBB, sobre Minas e Liga Sorocabana.

Só uma
Foram 14 oportunidades, e só uma vitória do Paulistano sobre o Flamengo no NBB. Foi no dia 26 de janeiro de 2012, no mesmo Ginásio Antonio Prado Jr, palco da partida deste sábado, por 90 a 84, em ocasião que os cariocas também eram os líderes do campeonato. Agora, mais de dois anos depois, o clube da capital paulista busca repetir a façanha.

Indigesto
Campeão da última edição do NBB, o Flamengo ‘varreu’ o Paulistano nas quartas de final daquele ano ao vencer os três primeiros jogos da série.

Primeiro turno
Após perder a temporada passada inteira devido a uma grave contusão e ficar de fora dos cinco primeiros jogos da sexta edição por estar suspenso pelo STJD, o ala Marcelinho Machado voltou a quadra pelo NBB contra o Paulistano e anotou 19 pontos, em 20 minutos quadra, na tranquila vitória do Flamengo por 80 a 58.

Duelo da partida
Reboteiro do NBB6, com média de 9,35 sobras por jogo, o ala/pivô rubro-negro Olivinha desafiará o ala/pivô Renato Carbonari, do Paulistano, e tentará manter a hegemonia do clube carioca diante do time paulista na história do campeonato nacional.

 

Minas Tênis Clube x Winner/Kabum/Limeira – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 08/02, às 18 horas

Limeira e Minas têm as duas melhores defesas do NBB6 (JB Anthero/Divulgação)

Limeira e Minas têm as duas melhores defesas do NBB6 (JB Anthero/Divulgação)

Defesas à prova
Promessa de placar baixo? A partida entre Minas e Limeira envolve as duas melhores defesas do NBB6. O time do interior paulista é o time que menos sofre pontos na atual temporada, com média de 72,0 por jogo. Já o clube de Belo Horizonte vem logo atrás e permite em média apenas apenas 73,8 pontos de seus adversários.

Reencontro
Renato, do Limeira, jogou a temporada de 2012/2013 no Minas. No primeiro turno do NBB6, quando enfrentou o seu antigo time, anotou três pontos.

Data certa
Em 2014, Limeira e Minas se enfrentam no dia 08 de fevereiro. Em 2013, o confronto aconteceu no dia 07, e terminou com vitória dos mineiros.

Dois de uma vez
David Jackson pode fazer seu 400º ponto no NBB6 nesse sábado, além de marcar seu 100º lance livre. O americano é o maior pontuador do campeonato até o momento

Menos de 10
Bruno Fiorotto precisa de apenas oito pontos para chegar a 1100 pontos no NBB

Come quieto
Em todo o NBB, o Minas Tênis Clube ganhou seis vezes do Limeira e perdeu apenas três.

Tem que virar, mas é difícil
O Minas vem de quatro derrotas seguidas. Contra o Limeira, o desafio continua. A equipe paulista tem o segundo melhor aproveitamento fora de casa (80%) enquanto que a mineira tem apenas 50% de vitórias em seu território.

Duelo da partida
Foco na disputa entre os maestros Hélio (Limeira) e Elinho (Minas). Da última vez que se encontraram, tiveram pontuações bem próximas na súmula (10 e 7 respectivamente).

 

Liga Sorocabana x Macaé Basquete – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sábado – 08/02, às 19h30

Duda é o jogador que mais entrou em quadra pelo NBB (João Pires/LNB)

Duda é o jogador que mais entrou em quadra pelo NBB (João Pires/LNB)

Topo
Duda Machado é o jogador que mais entrou em quadra em partidas do NBB. Recentemente, o camisa 10 do Macaé ultrapassou o ala Arthur, do Brasília, no ranking geral de jogos e agora encabeça a lista de participações, com 206 na história do campeonato nacional.

Colados
Macaé e Liga Sorocabana estão em 13º e 14º lugar na tabela de classificação do NBB6, respectivamente. Se o time do Estado do Rio de Janeiro vencer, tem grandes chances de entrar na zona de ingresso aos plaoyffs. No contrário, os sorocabanos assumem a posição que hoje pertence aos macaenses.

100º rebote?
Guilherme, da Liga Sorocabana, que tem média de 4,85 rebotes por jogo, pode pegar o seu 100º na próxima partida. Até agora, no NBB6, o pivô tem 97 regates para o seu time.

Presença forte
Figuerinha carimbada para o Jogo das Estrelas 2014 na equipe do NBB Mundo, o ala/pivô argentino Pablo Espinoza, do Macaé, é o quarto reboteiro do campeonato, com média de 8,24 rebotes.

Pouca frequência
Embora tenha o quarto melhor reboteiro do campeonato, o Macaé é o terceiro time que menos pega rebotes no NBB6, com média de 30,48 ressaltos por jogo. A equipe comandada por Léo Costa ainda é a que menos apanha rebotes ofensivos na competição, com média de apenas 7,14 por duelo.

Duelo da partida
Duda é o jogador que mais participou de jogos. Então, porque não ficar de olho em sua 207ª partida no NBB em travará uma interessante disputa com o ala Guilherme Schneider, da Liga Sorocabana?

 

Espírito Santo Basquetebol x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Jones dos Santos Neves, em Conceição da Barra (ES) – Sábado, 08/02, às 19 horas

Capixabas de sangue, Eddy e Gaspar jogaram no Bauru no NBB2 (João Pires/LNB)

Capixabas de sangue, Eddy e Gaspar jogaram no Bauru no NBB2 (João Pires/LNB)

Velhos conhecidos
Gaspar e Eddy já jogaram no Bauru. Bem no começo, no NBB2, a dupla atuou no interior de São Paulo.

Lanterna
O Espírito Santo está na lanterninha da tabela do NBB6. A equipe capixaba perdeu 18 dos seus 21 confrontos e vem de uma sequência de nove resultados negativos seguidos na temporada 2013/2014. Já o Bauru jogou 29 jogos e perdeu 20 deles.

Sem chances
O cenário não melhora muito para o Espírito Santo diante do Bauru na história do NBB. Já foram 11 compromissos entre o time do ténico Ênio Vecchi e o de Guerrinha. Quem sai na frente? Os paulistas, com dez vitórias.

Para os 200…
Rashaun, ala do Espírito Santo, deve alcançar a marca de 200 pontos no NBB6 nesse sábado. O jogador entra em quadra com 197 marcados.

…e no Bauru também.
Larry Taylor tem 198 pontos certos na temporada 2013-2014. Só mais dois e ele também chegar nos 200 no NBB6.

Duelo da partida
Não deixe de conferir o duelo entre Eddy (Espírito Santo) e Gui Deodato (Bauru). Ambos já foram companheiros de equipe no NBB2.