HOJE
Curiosidades da rodada 31
Por Liga Nacional de Basquete
Em seu centésimo jogo do NBB, o número 31 do Uberlândia, Robert Day, pode completar 300 bolas de 3 convertidas na história da competição
Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Flamengo – Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Quinta-feira – dia 21/03, às 19h00
O retorno
A partida marcará o reencontro do técnico do Flamengo, José Neto, o norte-americano Kojo e o pivô Shilton, com a torcida de Joinville. O treinador e o “gringo” defenderam as cores da equipe de Santa Catarina na temporada passada, já Shilton atuou no time do Sul do país nas quatro primeiras edições do NBB.
Total superioridade
Em 12 confrontos já disputados entre as equipes no NBB, o Flamengo saiu vencedor em 11. Os rubro-negros levaram a melhor nos últimos seis duelos contra os catarinenses.
Em crise?
O líder Flamengo não passa por suas melhores fases na atual temporada. A equipe do técnico José Neto foi derrotada em casa pelo Bauru na última rodada do NBB, e os três jogos que disputou pela Liga das Américas.
Quase na mesma
O Joinville também não vive seu melhor momento no NBB. Os comandados de Ênio Vecchi já estão há três jogos sem sentir o gosto de uma vitória.
Melhor ataque
Os rubro-negros são os donos do melhor ataque da competição, com média de 90,63 pontos convertidos por jogo.
Os donos do garrafão
Além de ter o melhor ataque, o Flamengo é o time que mais pega rebotes na atual temporada. O time da Gávea pega em média 34,33 por jogo.
Mais pontos, mais eficiência
O ala do Flamengo, Marquinhos, é o cestinha do campeonato, com média de 21,37 pontos por jogo. Além disso, o camisa 11 rubro-negros é o jogador com melhor média de eficiência por partida, 23,41 por partida.
Primeiro turno
O Flamengo levou a melhor, jogando em casa, com tranquilidade, por 94 a 67.
Suzano/Cesumar/Campestre x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 21/03, às 19h00
Renovados
Esta será a primeira partida que o Bauru fará com suas principais peças estando de contrato de renovado. Ricardo Fischer, Gui Deodato, Larry Taylor, vestirão a camisa bauruense por pelo menos mais três anos.
Embalados
Os comandados do técnico Guerrinha acumulam quatro vitórias consecutivas na atual temporada, sobre Tijuca e Flamengo, fora de casa, Joinville e Limeira, jogando diante de sua torcida.
Primeiro turno
O Bauru não tomou conhecimento do Suzano, e venceu por 85 a 44, em casa. Esta partida ficou marcada como a de melhor defesa de uma equipe nesta temporada.
Icatu/Minas x Unitri/Universo – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 21/03, às 20h00
Day em alta
O norte-americano do Uberlândia, Robert Day, completará 100 jogos no NBB, neste clássico mineiro. Neste dia comemorativo, e justamente na rodada 31, o camisa 31 do time mineiro pode chegar a 300 bolas de 3 pontos em sua trajetória na competição. Para isso se concretizar, o atleta precisa de quatro arremessos longos convertidos.
100 e 150
Outro jogador que completará 100 jogos é o pivô Cipolini, do Uberlândia. O jogador também pode completar uma marca nesta partida. Líder absoluto em enterradas na atual temporada (45 no total), o atleta pode atingir a marca de 150 cravadas na carreira, faltam quatro para isso acontecer.
Uberlândia em vantagem
Na história do clássico mineiro do NBB, ocorreram cinco partidas, com três triunfos para os uberlandenses e duas para o Minas
Primeiro turno
Em um clássico muito pegado, o Uberlândia levou a melhor com uma bola de 2 pontos no estouro do cronômetro do armador Helinho.
Paulistano/Unimed x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 21/03, às 20h00
Um bom filho a casa torna
O destaque do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro, reencontrará a torcida do Paulistano pela primeira vez desde sua saída da equipe. O camisa 33 da equipe nordestina vestiu a camisa do time da capital paulista nas três últimas temporadas do NBB.
O cara do Ceará
Felipe Ribeiro é o jogador que mais pega rebotes na temporada (9,0 por jogo) e o que mais dá tocos (1,59 por jogo). Além de ser o cestinha de sua equipe, com média de 15,8 pontos por partida, o camisa 33 é o segundo jogador mais eficiente da quinta edição da maior competição do basquete brasileiro, com média de 22,26 de valoração por confronto.
1.500
Um dos líderes do time, o armador André Góes precisa de quatro pontos para completar 1.500 no NBB.
Sequência negativa
O time da capital paulista passa por maus momentos no NBB. A equipe do técnico Gustavo de Conti não o que é vencer há três partidas.
Primeiro turno
O Basquete Cearense superou o Paulistano, em casa, por 95 a 76. O destaque do confronto foi Felipe Ribeiro, que registrou 22 pontos. Já o cestinha da partida foi Manteguinha, que fez 25 pontos.
Pinheiros/SKY x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 21/03, às 20h00
Invicto
Em toda a história do NBB, o Pinheiros jamais perdeu para o Tijuca. Foram três confrontos, com três vitórias dos paulistas.
Entre os quatro das Américas
No último final de semana, em Buenos Aires (ARG), o Pinheiros garantiu classificação para o Final Four da Liga das Américas 2013. Mesmo sendo derrotado pelos donos da casa, o Lanús (ARG) os pinheirenses bateram o Mavort (EQU) e o líder do NBB, Flamengo.
Mão quente
O Pinheiros é o dono da melhor média de bolas de 3 convertidas por partida na atual temporada. A agremiação da capital paulista tem média de 10,92 tiros longos certos por jogo.
Primeiro turno
O Pinheiros bateu o Tijuca, fora de casa, por 73 a 64, com grande atuação de Shamell, autor de 22 pontos.
Palmeiras x Liga Sorocabana – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 21/03, às 20h00
Primeiro turno
A Liga Sorocabana contou com excelente partida da dupla norte-americana Holloway-Dawkins, autores de 23 e 21 pontos, respectivamente, para bater o Palmeiras, em casa, por 93 a 73.
Líder de dentro
O norte-americano Desmond Holloway, é o líder em bolas de 2 pontos na atual temporada, com média de 6,04 por partida.
Contra as origens
O jovem ala do Palmeiras, Gustavo Scaglia, é natural de Sorocaba e começou a jogar basquete lá. Com 13 anos, o atleta se transferiu para o alviverde paulista, clube em que está até hoje.