HOJE
Curiosidades da rodada 6
Por Liga Nacional de Basquete
Pivô Daniel Alemão, do Mogi das Cruzes, iguala o recorde de rebotes da história da fase de classificação do NBB; veja tudo sobre as partidas da sexta rodada
Winner/Kabum/Limeira x Minas Tênis Clube – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – Sábado – dia 30/11, às 16h00
Não erra
O ala/armador norte-americano David Jackson está com o gatilho afiado. No último jogo, contra o Espírito Santo Basquetebol, o jogador fez 17 pontos em 20 tentados – 85% de aproveitamento.
Grande fase
David Jackson é o cestinha da equipe limeirense, com média de 22,4 pontos por jogo, a terceira melhor do campeonato.
Mais líder do que nunca
Após cinco rodadas do NBB6, o Limeira é o único invicto até aqui, com cinco vitórias em cinco partidas, números que dão a liderança do campeonato aos limeirenses.
Totalmente oposto
Enquanto Limeira não sabe o que é perder no NBB 2013/2014, o Minas ainda não sentiu o gosto da vitória na atual temporada do nacional. A equipe de Belo Horizonte já disputou dois confrontos e foi superado nos dois, para Espírito Santo Basquetebol e São José.
Mas…
No histórico do confronto no NBB, o Minas leva larga vantagem sobre o Limeira. Em oito partidas, os minastenistas saíram vencedores de seis, enquanto o time paulista venceu apenas duas.
‘Vô’ mineiro?
Em quatro partidas disputadas entre Limeira e Minas no Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP), no NBB, os donos da casa venceram apenas um duelo.
Trocou de lado
Na temporada passada, o ala Renato Lamas defendeu as cores do Minas, hoje, o jogador atua pelo Limeira.
Ex-Limeira’s
Três jogadores do Minas já tiveram passagens por Limeira: o ala Betinho, nascido na cidade de Limeira, é cria das categorias de base limeirense e chegou a disputar a primeira edição do NBB por lá. Quem também já figurou por lá foi o jovem armador Henrique Coelho e o ala Rafa Moreira, que também estiveram no clube do interior paulista nas categorias de base.
Último encontro
Foi no segundo turno da fase de classificação da temporada passada, em que o Minas não teve dificuldades para bater o Limeira, em casa, por 81 a 61. Com destaque para Betinho e Douglas Nunes, que anotaram 18 e 17 pontos, respectivamente.
Quase enfartou
Já no duelo do primeiro turno, no Ginásio ‘Vô’ Lucato, o Minas levou a melhor em partida eletrizante, de virada e na prorrogação, por 87 a 85. O cestinha da partida foi Ronald Ramon, do time da casa, autor de 27 pontos.
SKY/Basquete Cearense x Pinheiros/SKY – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (CE) – Sábado – dia 30/11, às 16h00
Só dá ele
o ala norte-americano Shamell vem sendo ‘o cara’ da campanha do Pinheiros no NBB. O atleta é o cestinha da equipe, com média de 22,25 pontos por jogo, a quarta melhor da competição. Além disso, o atleta é o quarto mais eficiente do campeonato, com média de 23,0 de valoração por duelo.
Só deu ele
Na última partida entre Pinheiros e Basquete Cearense no NBB, o duelo estava complicado, mas com 14 pontos no último quarto, Shamell decidiu a parada e deu a vitória ao clube pinheirense no segundo turno da fase de classificação do campeonato nacional.
700
Não é só de pontos que vive o ala Shamell. Se pegar cinco rebotes na partida deste sábado, o camisa 24 completará 700 em sua trajetória no NBB.
Conhecem bem
Os armadores André Góes e Davi Rossetto, atletas do Basquete Cearense, já defenderam as cores do Pinheiros em suas carreiras. O primeiro, na temporada 2010/2011 do NBB, enquanto o segundo foi revelado nas categorias de base do clube paulista e atuou por lá no NBB3 e NBB4.
Invicto
O Pinheiros nunca perdeu para o Basquete Cearense no NBB. Em duas partidas disputadas, ambas na temporada passada, o clube paulista levou a melhor nas duas.
Embalados
O Pinheiros vem de uma ótima sequência de vitórias no NBB e não sabe o que é perder a quatro jogos.
Recuperou
O Basquete Cearense vinha de uma sequência negativa de jogos, com duas derrotas seguidas, para Brasília e Goiânia. Porém, a equipe se recuperou na última rodada, ao superar o Palmeiras, em casa.
Desfalques
O Pinheiros vai para o duelo contra o Basquete Cearense sem o armador Paulinho Boracini e o pivô Steven Toyloy, ambos lesionados.
Macaé Basquete x Liga Sorocabana – Ginásio Tênis Clube de Macaé, o “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Sábado – dia 30/11, às 17h00
Pela reabilitação
O Macaé começou o NBB com o pé direito, vencendo seu primeiro duelo, contra o também calouro Goiânia. Porém, a equipe não manteve o embalo e perdeu os três jogos seguintes na competição.
Malditos paulistas!
As três derrotas que o Macaé sofreu nas últimas três rodadas foram para equipes de São Paulo: Pinheiros, Palmeiras e Paulistano. Agora, o time no norte-fluminense quer quebrar essa escrita, neste sábado, contra mais uma agremiação paulista, a Liga Sorocabana.
Nada bem
Se a fase do Macaé não é das melhores, a da Liga Sorocabana não é nada boa. O esquadrão do interior paulista ainda não sabe o que é vencer no NBB6 e acumula quatro derrotas em quatro partidas.
Encaixando
O norte-americano Greg Smith, da Liga Sorocabana, aos poucos vai se encaixando na equipe. Na última rodada, o atleta fez sua melhor partida até então e foi o cestinha da agremiação da cidade de Sorocaba, com 14 pontos.
Flamengo x Paulistano/Unimed – Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 30/11, às 18h00
Como irmãos
A partida marcará o duelo entre os técnicos Neto, do Flamengo, e Gustavo de Conti, do Paulistano, donos de grande história juntos. ‘Gustavinho’, como é chamado, já foi atleta de Neto nas categorias de base do clube paulista. Anos depois, se tornou assistente do atual treinador rubro-negro, hoje são adversários. Os dois tiveram a oportunidade de trabalhar juntos na Seleção Brasileira de Novos, como auxiliares do treinador principal Rubén Magnano.
Embalado
O Paulistano está embalado no NBB e vem de duas imponentes vitórias consecutivas, contra Bauru e Macaé, ambas por largas vantagens.
Sempre ele
O armador argentino Laprovittola está impossível. O camisa 7 do Flamengo está tomando conta das partidas e é o cestinha do NBB6, com média de 24 pontos por jogo.
Absoluto
Em 13 partidas disputadas entre as equipes no NBB, o Flamengo saiu vencedor em 12 e o Paulistano em apenas uma.
Faz tempo
A única vitória dos paulistas sobre os rubro-negros no NBB foi no segundo turno da terceira edição, por 90 a 86. Ou seja, o Flamengo não perde para o Paulistano há duas temporadas.
Varrida
Na temporada passada, Flamengo e Paulista fizeram uma das séries quartas de final do NBB. Melhor para os cariocas, que avançaram à semifinal ao fechar o confronto em absolutos 3 jogos a 0.
Ele voltou
Maior cestinha da história do NBB, o ala Marcelinho Machado está de volta. Após quase uma temporada inteira de fora por conta de uma grave lesão, o capitão do Flamengo finalmente poderá reestrear. O atleta já está recuperado da contusão, porém não entrou em quadra ainda pois foi suspenso pelo STJD devido a uma confusão em uma partida dos playoffs do NBB passado, entre Flamengo e São José. O camisa 4 cumpriu cinco jogos de supensão e ainda teria mais um de gancho, mas o clube rubro-negro entrou com uma liminar que permitiu a entrada no jogador na partida deste sábado, contra o Paulistano.
Ausências
O Flamengo entrará em quadra sem dois de seus principais jogadores: Marquinhos, que se recupera de um edema ósseo na tíbia, e Benite, que ficará de fora da temporada inteira devido a uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Reabilitado
Após perder sua invencibilidade diante do Pinheiros, o Flamengo se recuperou e, na última rodada, superou Liga Sorocabana, em casa, por tranquilos 95 a 72.
Mogi das Cruzes/Helbor x Palmeiras /Meltex – Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 30/11, às 19h00
Recordista
No último confronto do Mogi, contra o Pinheiros, O pivô Daniel Alemão apanhou 19 rebotes e igualou o recorde de sobras da história da fase de classificação do NBB, marca que foi alcançada por Ed Nelson, do São José, nesta edição, além de Guilherme Giovannoni e Murilo Becker.
O recorde geral de rebotes da história pertence a Shilton, hoje no Flamengo e na época atuava pelo Joinville. Na temporada 2008/2009, o jogador pegou 21 rebotes, contra o Limeira, em partida válida por playoffs.
O garrafão é dele
O pivô da equipe mogiana Daniel Alemão é o reboteiro do NBB6, com média de 11,9 sobras por partida.
Farinhas do mesmo saco
Mogi e Palmeiras chegaram ao NBB juntos, através da Supercopa Brasil, que na final entre as duas equipes, foi vencida pelo time mogiano.
Fator casa
As duas equipes se enfrentaram duas vezes no NBB e o time mandante levou a melhor nos dois confrontos (1 a 1).
Desfalque
A equipe palmeirense continuará sem contar com um de seus principais jogadores, o armador americano Caleb Brown, que se recupera de contusão e deve retornar frente ao Franca, na próxima rodada, dia 05/12.
Sequência quebrada
O Mogi vinha de duas vitórias consecutivas, contra Goiânia e Brasília, porém, teve sua série positiva interrompida pelo Pinheiros, na última rodada, jogando em casa.
Uma sim, uma não
Já o Palmeiras acumulou duas derrotas seguidas, mas venceu Macaé, em casa e quebrou a série de derrotas, porém, foi superado pelo Basquete Cearense na última rodada.
1.000
Ao fazer seu primeiro ponto na partida deste sábado, o ala/pivô Thomas Gehrke, do Mogi, completará 1.000 pontos em sua trajetória no NBB.
Último encontro
No segundo turno da temporada passada, o Palmeiras contou com o apoio de sua torcida para vencer o Mogi, na prorrogação, por 86 a 77. Com destaque para o norte-americano Wiggins, com 21 pontos, mesma pontuação do adversário Filipin.
Vivo/Franca x Universo/Goiânia – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Sábado – dia 30/11, às 19h00
O Sexto Homem voltou
A partida contra Goiânia marcará a volta do ala francano Léo Meindl, eleito o Melhor Sexto Homem do NBB5, e que ficou cerca de dois meses e meio afastado por conta de uma fratura no escafóide da mão esquerda.
Para engrenar de vez
Após duas derrotas nas duas primeiras rodadas do NBB6, Franca foi com força total pra cima do Uberlândia e conseguiu a vitória, na última rodada, em casa, por 92 a 75. Agora, os francanos querem manter o embalo e ampliar a sequência positiva no campeonato nacional.
Prestativo
O pivô da equipe francana Paulão Prestes é o jogador mais eficiente do NBB 2013/2014, com média de 24,0 de valoração por partida.
E cestinha
Muito desta média de eficiência de Paulão se deve a sua alta pontuação. O camisa 15 do clube da Capital do Basquete é o segundo cestinha do NBB6, com média de 22,5.
Retorno em alta
Nascido na cidade de Franca (SP), o armador Fernando Penna reencontrará além de sua cidade natal, o clube que defendeu durante as temporadas 2010/2011 e 2011/2012.
Voando
Fernando Penna foi decisivo na surpreendente vitória do Goiânia sobre o atual vice-campeão do NBB Uberlândia, ao anotar 13 pontos (3/3 de 3 pontos – 100% de aproveitamento) na etapa final e terminar a partida com 24 tentos e sete assistências.