#JOGAJUNTO

NBB Caixa

de olhono super 8

26-11-2018 | 09:32
Por Liga Nacional de Basquete

Botafogo e São José se enfrentam nesta terça-feira visando agarrar vaga na Copa Super 8; saiba o que cada um tem que fazer

Desde que a Copa Super 8 foi anunciada, cada duelo passa a ser como uma decisão para os 14 times do NBB CAIXA. E não será diferente para Botafogo e São José Basketball, que entrarão em quadra nesta terça-feira (27/11), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.

A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, da próxima temporada.

+Veja mais informações sobre a Copa Super 8

Todas as equipes do NBB CAIXA 2018/2019 possuem chances de ir à Copa Super 8. Botafogo (7º) e São José (12º) estão vivos na briga e têm mais cinco jogos por fazer no primeiro turno, mas precisam somar vitórias para que isso se torne realidade.

Em levantamento feito pelo departamento de estatísticas da LNB, constatou-se que, levando em conta as dez edições anteriores do NBB CAIXA, uma equipe precisa de, no mínimo, seis vitórias para terminar o primeiro turno entre os oito primeiros, sendo que com oito vitórias a vaga é quase certa.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Sétimo colocado, o Botafogo tem campanha de quatro triunfos e quatro derrotas (50% de aproveitamento) e precisa de pelo menos duas vitórias até o fim do primeiro turno, no mínimo, para garantir um lugar entre as equipes da Copa Super 8.

Murilo, do Botafogo, reencontrará o São José em disputa importantíssima por uma vaga na Copa Super 8 (Vítor Silva/SS Press/BFR)

Das quatro vitórias do Fogão, três foram contra Sesi Franca (1º), Paulistano/Corpore (2º) e Mogi das Cruzes/Helbor (4º), além do Sendi/Bauru Basket (11º), outra potência do basquete brasileiro atual.

No entanto, a equipe carioca teve dois tropeços consecutivos contra os dois últimos colocados da competição, Basquete Cearense e Universo/Brasília, ambos fora de casa.

Por sua vez, o São José está no limite da zona de classificação aos playoffs, na 12ª colocação, com duas vitórias em oito jogos (25% de aproveitamento). Com cinco partidas a serem disputadas até o fim do primeiro turno, o time joseense precisa de pelo menos quatro triunfos, além de contar com um pouco de sorte e torcer para alguns adversários diretos tropeçarem.

O que pode favorecer a equipe do Vale do Paraíba é que todos os duelos restantes são confrontos diretos contra times próximos na tabela de classificação: Botafogo (7°), Vasco da Gama (10°), Corinthians (9º), Joinville/AABJ (8°) e Universo/Caixa/Brasília (13°).

Time joseense ficou perto de conquistar uma vitória surpreendente diante do líder Franca(Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)

No momento, somente um time já está garantida entre os oito melhores: o líder Sesi Franca Basquete, que tem campanha de dez vitórias em 11 partidas (90,9% de aproveitamento) e não pode ser mais ultrapassado por equipes de fora do G-8.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.