HOJE
de olhono super 8
Por Liga Nacional de Basquete
Botafogo e São José se enfrentam nesta terça-feira visando agarrar vaga na Copa Super 8; saiba o que cada um tem que fazer
Desde que a Copa Super 8 foi anunciada, cada duelo passa a ser como uma decisão para os 14 times do NBB CAIXA. E não será diferente para Botafogo e São José Basketball, que entrarão em quadra nesta terça-feira (27/11), no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.
A Copa Super 8 é um torneio que reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno no final do mês de dezembro e, em formato de mata-mata, dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, da próxima temporada.
+Veja mais informações sobre a Copa Super 8
Todas as equipes do NBB CAIXA 2018/2019 possuem chances de ir à Copa Super 8. Botafogo (7º) e São José (12º) estão vivos na briga e têm mais cinco jogos por fazer no primeiro turno, mas precisam somar vitórias para que isso se torne realidade.
Em levantamento feito pelo departamento de estatísticas da LNB, constatou-se que, levando em conta as dez edições anteriores do NBB CAIXA, uma equipe precisa de, no mínimo, seis vitórias para terminar o primeiro turno entre os oito primeiros, sendo que com oito vitórias a vaga é quase certa.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
Sétimo colocado, o Botafogo tem campanha de quatro triunfos e quatro derrotas (50% de aproveitamento) e precisa de pelo menos duas vitórias até o fim do primeiro turno, no mínimo, para garantir um lugar entre as equipes da Copa Super 8.

Murilo, do Botafogo, reencontrará o São José em disputa importantíssima por uma vaga na Copa Super 8 (Vítor Silva/SS Press/BFR)
Das quatro vitórias do Fogão, três foram contra Sesi Franca (1º), Paulistano/Corpore (2º) e Mogi das Cruzes/Helbor (4º), além do Sendi/Bauru Basket (11º), outra potência do basquete brasileiro atual.
No entanto, a equipe carioca teve dois tropeços consecutivos contra os dois últimos colocados da competição, Basquete Cearense e Universo/Brasília, ambos fora de casa.
Por sua vez, o São José está no limite da zona de classificação aos playoffs, na 12ª colocação, com duas vitórias em oito jogos (25% de aproveitamento). Com cinco partidas a serem disputadas até o fim do primeiro turno, o time joseense precisa de pelo menos quatro triunfos, além de contar com um pouco de sorte e torcer para alguns adversários diretos tropeçarem.
O que pode favorecer a equipe do Vale do Paraíba é que todos os duelos restantes são confrontos diretos contra times próximos na tabela de classificação: Botafogo (7°), Vasco da Gama (10°), Corinthians (9º), Joinville/AABJ (8°) e Universo/Caixa/Brasília (13°).

Time joseense ficou perto de conquistar uma vitória surpreendente diante do líder Franca(Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)
No momento, somente um time já está garantida entre os oito melhores: o líder Sesi Franca Basquete, que tem campanha de dez vitórias em 11 partidas (90,9% de aproveitamento) e não pode ser mais ultrapassado por equipes de fora do G-8.
+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca