#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Devidamente representados!

23-03-2016 | 04:58
Por Liga Nacional de Basquete

Durante Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, equipe campeã paulista por Mogi das Cruzes em 1996 recebe homenagem da Liga Nacional de Basquete

JP1_2621

Elenco do Mogi das Cruzes, campeão do Campeonato Paulista de 1996 e homenageado no Jogo das Estrelas 2016 do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

Sede da edição 2016 do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, Mogi das Cruzes festejou por um fim de semana a maior festa do basquete nacional. Na década de 90, a cidade também foi palco de muitas festas e conquistas, com um time que esteve entre os maiores do basquete nacional em sua época.

A maior conquista desta época áurea veio em 1996. Com nomes consagrados como Pipoka, Danilo Castro, Paulinho Villas-Boas, Ratto, Luisão, Janjão, Caio Cazziolato, Jeffty e o treinador Cláudio Mortari, a equipe mogiana conquistou o primeiro título de sua história ao levantar o troféu do Campeonato Paulista daquele ano. A vitória foi sobre ninguém menos que o tradicionalíssimo Franca.

20 anos depois desta conquista histórica, a Liga Nacional de Basquete (LNB) promoveu uma homenagem aos ídolos que colocaram Mogi das Cruzes nos principais holofotes do basquete nacional. A lembrança ocorreu no Jogo das Estrelas 2016, justamente no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, palco da conquista histórica de 1996.

“São estes momentos que fazer valer a pena todo o esforço e dedicação. O reconhecimento é o melhor prêmio que uma pessoa pode ter. Fiquei tão feliz, que ganhei a disputa do Arremesso das Estrelas. Tenho um carinho especial por Mogi das Cruzes, local onde eu tive muitas alegrias”, disse Ratto, integrante da equipe de 1996, que após a homenagem ainda participou e venceu o Arremesso das Estrelas.

A conquista de 1996 foi responsável também por despertar o sentimento de paixão nos moradores da cidade pelo basquete, que mesmo com um período de aproximadamente sete anos sem atividades profissionais, permaneceu no coração dos cidadãos mogianos e está ainda mais forte nos dias de hoje.

“É uma alegria dupla. Não só por encontrar todo mundo aqui nessa cidade que nos acolheu tão bem, como participar dessa festa. Estou muito contente de estar aqui. Tenho acompanhado e torcido bastante pelo Mogi das Cruzes, que há uns quatro anos voltou a ser referência no basquete. Espero que continue por muito tempo, porque quem vem jogar aqui é um ambiente que não se esquece mais. Sente muito prazer, é acolhido pela cidade. Eu acho que a cidade tem tudo para ser uma grande referência no basquete”, destaca o ex-pivô Janjão.

IMG_8106

Alguns dos homenageados pelo título do Campeonato Paulista de 1996 do Mogi das Cruzes (Divulgação)

 

A Equipe Campeã Paulista de 1996:
Ratto – Armador
Danilo Castro – Armador
Jeffy Connelly – Ala
Caio – Ala
Paulinho – Ala
Sidney – Ala/Pivô
Waltinho – Ala/Pivô
Jankão – Pivô
Luisão – Pivô
Pipoka – Pivô
Gibão – Pivô