HOJE
Comunicaçãona bolha
Por Liga Nacional de Basquete
Clubes do NBB tiveram apresentação do trabalho de comunicação da Liga ACB durante a fase final do campeonato na “bolha” de Valência
Os clubes do NBB tiveram mais um rico intercâmbio de informações com a Liga ACB. Depois do encontro virtual com a Dra. Pilar Doñoro sobre a criação dos protocolos de Covid-19, foi a vez do trabalho de comunicação da liga espanhola ser exposto pelo executivo Pablo Malo, Diretor de Comunicação da entidade.
Pablo apresentou todo o trabalho da Liga ACB para a realização da fase final da temporada, que aconteceu na “bolha” de Valência. Um dos principais temas foi o sistema de transmissões, que teve novos ângulos de câmeras, valorização dos áudios, zona mista online e exibição em 125 países do mundo.
“Foi um encontro muito interessante com os clubes do NBB, em que abrimos uma porta para colaborar entre nossas organizações. Na ACB enfrentamos um grande desafio de organizar a fase final da temporada em junho e espero que nossa experiência possa ser útil para outras ligas nessa pandemia”, comentou Pablo Malo.
“Existem muitos tópicos interessantes em que podemos trabalhar juntos e aprender com a experiência e know-how do NBB. Por isso, vamos permanecer em contato e trabalhando juntos para seguir evoluindo nossas respectivas ligas”, completou o executivo da Liga ACB.
No encontro, o executivo também abordou a geração e envio de conteúdo para veículos locais e internacionais, entregas a patrocinadores e estratégias de engajamento dos fãs através de games e a apresentação dos jogadores feita por vídeos de torcedores.
Todo esse “pacote” da bolha das finais da Liga ACB levou o nome de “Una Fase Final Excepcional”, que passa a mensagem de ser algo diferente de tudo que já aconteceu e ao mesmo tempo brilhante, fenomenal, fabuloso.
Estiveram presentes na reunião diversos profissionais de comunicação e marketing dos clubes do NBB, além de alguns gestores. Uma delas foi Luiza Maia, da Unifacisa, que agradeceu pela experiência proporcionada pela LNB.
“O bate-papo foi fantástico. Poder compartilhar a experiência em comunicação com o Pablo, que é diretor de uma das principais ligas de basquete e uma das referências no assunto, foi muito importante para mim. É claro que, sem a iniciativa da LNB em nos proporcionar momentos como esse, eu talvez não teria essa oportunidade. Agregou para mim como profissional e sobretudo, me proporcionou a ampliação dos conhecimentos na área. Além disso, abriu um leque de oportunidades e quem sabe poder adaptar a nossa realidade no Basquete Unifacisa”, declarou Luiza.
Outra profissional presente no encontro foi Helena Petry, da equipe de comunicação do Flamengo, que destacou a excelência do trabalho da Liga ACB na fase final da temporada.
“Achei muito legal entender como um país, que já está mais avançado que a gente no controle da pandemia, conseguiu organizar um evento como esse, fazê-lo com sucesso e, ainda assim, trazer a alegria do esporte. Não foi algo somente para jogar, ter o jogo e cumprir tabela. Eles conseguiram manter uma vibração legal e trazer o que, no fim, a gente quer do esporte. Achei isso, principalmente, muito legal”, declarou Helena.
Já Arthur Marega, que há anos exerce a função de assessor de comunicação do São José Basketball, citou que os protocolos da ACB inspiraram até alguns procedimentos da NBA e elogiou a iniciativa da LNB com o encontro.
“Pudemos ver que é possível fazer um grande evento adaptado ao cenário que estamos vivendo. Com muita responsabilidade, ideias inovadoras e resultados de comunicação e marketing expressivos que fizeram com que a fase final da Liga Endesa fosse um grande sucesso com repercussão positiva, inclusive inspirando a própria NBA em alguns de seus protocolos. Mais um conteúdo fantástico que a LNB proporcionou aos seus afiliados neste período de muito aprendizado para os departamentos de marketing das equipes”, disse Arthur.
Vídeo com o impacto e o alcance da fase final da Liga ACB:
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.