#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Protagonismoem alta

12-12-2018 | 10:44
Por Rodrigo Bussula

No melhor momento de sua carreira, Douglas Kurtz comemora boa fase, enaltece evolução do Carcará e projeta “duelo de gigantes” com Leozão

A palavra ‘protagonista’ surgiu do latim (protagonistés.oû), mas foi na Grécia antiga que ela ganhou um verdadeiro papel, com o surgimento do teatro, no século VI a.C. Já no basquete, o termo é dado a um jogador que comanda sua equipe em quadra e lidera o time em diversos aspectos do jogo.

Esse é o caso do pivô Douglas Kurtz, do Basquete Cearense que, até aqui, se tornou o principal atleta do Carcará no NBB CAIXA 2018/2019.

Com esse cenário, o Basquete Cearense medirá forças com o Life Fitness/Minas, no Centro de Formação Olímpica, às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB CAIXA.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Ohh meu gigante, já sabe né? Hoje é dia do nosso amado #NBBnoTwitter e se preparara que a rodada de hoje promete 🔥‼

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em


Até aqui, os números de Kurtz no Basquete Cearense impressionam. Com média de 15,3 pontos, 7,8 rebotes e 17,0 de eficiência, o jogador se tornou o principal pilar do Carcará na temporada e atingiu suas melhores médias em toda carreira pelo NBB CAIXA.

+Estatísticas completas da carreira de Douglas Kurtz no NBB CAIXA

“Neste ano tive a oportunidade que ainda não havia aparecido em outras temporadas. Sou grato à comissão técnica por depositar essa confiança em mim, e feliz por contribuir e desempenhar bem o meu papel”, disse o pivô do Basquete Cearense.


Com campanha de quatro vitórias em oito jogos (33,3% de aproveitamento), o Basquete Cearense é o 12º colocado e ainda tem chances de ir para a Copa Super 8. Nas últimas três partidas, o time comandado por Dannyel Russo venceu todos os duelos e, para Kurtz, isso é fruto de uma evolução constante da equipe.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

“Nosso time passou por um processo de ajustes no começo da temporada, por não ter feito tantos jogos quanto às outras equipes. Ainda estamos em evolução, mas posso afirmar que pouco a pouco estamos adquirindo identidade no NBB. Estamos fazendo um jogo defensivo bem forte e, no ataque, estamos procurando explorar as deficiências dos adversários”, afirmou o jogador.

Kurtz destacou a identidade que vem sendo adquirida no Carcará com a temporada em andamento (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

Mesmo com a boa fase, o time de Fortaleza precisará de uma combinação de resultados para garantir a classificação para a Copa Super 8. Para que isso aconteça, o Carcará terá que fazer o dever de casa e derrotar o Minas, além de torcer por derrotas de Corinthians, São José Basketball e Joinville/AABJ em seus respectivos duelos.

“Estamos em ascensão e muito confiantes na vitória na quarta-feira. Com uma combinação de resultados, teremos a chance de ir ao Super 8, o que confirmaria o nosso objetivo nessa temporada, que é classificar em uma boa colocação pra os playoffs”, reiterou o pivô do Carcará.

Mas antes de pensar em estar entre os oito, o carcará precisará passar pela forte equipe mineira, que, na sexta colocação, conta com campanha de seis triunfos em 11 jogos (54,5% de aproveitamento).

Com um forte jogo coletivo, o time comandado por Flávio Espiga detém média de 79,36 pontos por jogo, a sétima melhor de toda competição. Já o Basquete Cearense, segunda melhor defesa da competição, com média de 74,5 pontos sofridos por jogo, terá que manter a regularidade defensiva para parar a equipe mineira.

+Estatísticas gerais do NBB CAIXA 2018/2019

“O time do Minas tem um forte jogo coletivo, com algumas especialidades que vamos ter que dominar estrategicamente. Eles têm um jogo bom tanto no perímetro, quanto na área pintada, o que os torna um time bem versátil. Acredito estarmos com um bom planejamento para desarmar o ataque deles”, afirmou.

Dentro desse confronto, Kurtz terá um páreo duro pela frente, no duelo individual contra outro gigante: o pivô Leozão, do Minas.

Leozão, do Minas, foi o maior reboteiro do último NBB CAIXA, justamente com a camisa do Basquete Cearense (Fotojump/LNB)

Com 2,11m de altura, Leozão fez parte do elenco do Basquete Cearense na última temporada do NBB CAIXA. Por lá, o pivô teve boa passagem e encerrou a temporada como líder em rebotes, com 8,7 rebotes por jogo, e ainda foi o quarto jogador com mais tocos no NBB CAIXA 2017/2018, com média de 0,7 tocos por partida.

“O Leozão sempre foi um grande adversário. Por onde jogou sempre fez um bom trabalho. O fato dele ter criado uma relação forte com a torcida, pode o fazer se sentir em casa, mas eu estarei aqui fazendo o meu trabalho de sempre para impedir que isso aconteça”, finalizou Douglas Kurtz.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.