HOJE
Visita ilustre
Por Juvenal Dias
A partida entre São Paulo e R10 Score Vasco da Gama pelo NBB CAIXA conta com um brilho dourado, com a ilustre visita do campeão olímpico, Arthur Zanetti, da ginástica artística
A sexta-feira (06/12) teve um brilho a mais na partida entre São Paulo e R10 Score Vasco da Gama no NBB CAIXA, que terminou com vitória do Cruzmaltino por 87 a 84. No ginásio do MorumBis, o campeão olímpico nas argolas da ginástica artística, Arthur Zanetti, foi um ilustre espectador do duelo e saiu muito contente com a experiência. E não é a primeira vez que o ginasta está em um evento da Liga Nacional de Basquete.
O que ginástica artística tem à ver com basquete? Tirando que os dois são esportes olímpicos parece que não há muitas relações. Parece, mas se olhar bem vai encontrar alguns paralelos interessantes.
- Jogadores de basquete correm e saltam na quadra na direção do seu alvo para conquistar a vitória, ginastas correm e saltam para mostrar seu desempenho e buscar o triunfo.
- Jogadores de basquete fazem piruetas, movimentos plásticos (drible) e, muitas vezes, dão uma cravada, ginastas precisam das piruetas, dos movimentos acrobáticos e ganham mais notas se tiverem a finalização cravada.
- Jogadores de basquete parece que pairam no ar enquanto a bola vai em direção ao aro, Arthur Zanetti é um especialista em argolas, que precisa se sustentar no ar com a força dos braços e em dois objetos que lembram o aro na disposição vertical.
- O jogo de basquete é um esporte coletivo, no qual cada atleta tem que desempenhar com maestria sua função para o time vencer, na ginástica tem a competição individual por aparelhos, individual geral e por equipes, que justamente conta com o bom desempenho coletivo em todos os aparelhos, para subir ao pódio.
- Para fechar as comparações, a CAIXA Econômica Federal, que patrocina o principal campeonato de basquete do país, também é a maior patrocinadora da ginástica brasileira.
Dessa forma, com essas razões, mais do que justifica a presença de um campeão olímpico, como Arthur Zanetti em uma quadra de basquete, um atleta gigante, capaz de cravadas, mesmo com seu 1,56m. Uma das principais referências da modalidade e um dos mais vitoriosos em sua carreira que se encaminha para uma despedida. Faturou o ouro olímpico em uma apresentação impecável e memorável em Londres-2012 e quase repetiu o feito, quatro anos mais tarde, diante de sua torcida, no Rio-2016, Jogos que fechou com a medalha de prata. Além disso, foi campeão mundial na Antuérpia 2013 e teve três vices em Campeonatos Mundiais. Dono de seis medalhas em Jogos Pan-Americanos e sete em Jogos Sul-Americanos.
Ver essa foto no Instagram
Não foi a primeira aparição de Arthur Zanetti em um evento ou competição promovida pela LNB. Em março deste ano de 2024, esteve presente ao ginásio do Ibirapuera para acompanhar e prestigiar o Jogo das Estrelas. Também foi jurado do Jogo das Estrelas em 2016, em Mogi das Cruzes. Ou seja, o NBB CAIXA é quase uma terceira casa para o ginasta, sem deixar de lado o tablado.
“Foi muito legal. Nós que somos atletas, gostamos de acompanhar todos os esportes. Lógico, tem vezes que não conseguimos acompanhar de perto, toda hora, uma temporada toda de basquete do NBB. É um pouco mais difícil. Mas hoje eu tive essa oportunidade que o esporte me proporcionou. Ele não só proporciona conhecer outros países e mas também conhecer outros esportes. E estar aqui com o meu time do coração, que é o São Paulo, acompanhando de perto, foi um jogaço, foi um jogo animal, até o último segundo, literalmente. Foi muito bom. É gostoso demais esse clima, sentindo essa vibração da torcida. Cada um tentando superar mais o outro, um tentando ser melhor que o outro a todo momento. Então, foi incrível demais essa noite,” comentou Zanetti, após a partida.
E se pareceu absurdo os comparativos entre as duas modalidades, o próprio ginasta falou da comparação. “A ginástica acaba sendo também um pouquinho coletivo, o basquete é um jogo em equipe e ao mesmo tempo, nós, por sermos de um esporte individual, temos um momento de equipe, dependemos do nosso parceiro para conseguir desempenhar bem. E são nos detalhes. Um detalhe que no final aqui, que é a cravada chama a atenção. Na ginástica, você quer cravar para ter o menor desconto possível, é onde que os caras do basquete dão uma enterrada para finalizar com chave de ouro a jogada!”
Arthur também elogiou a organização do NBB CAIXA e comparou o papel fundamental que o patrocínio estatal teve para o crescimento das duas modalidades. “O esporte vai ganhando visibilidade e vai crescendo, vai se tornando mais profissional. A ginástica também, antigamente, se você pegava competição, o ginásio era um ginásio bem tranquilo e pequeno. Hoje em dia não, hoje em dia é uma estrutura incrível. Aqui nesse jogo que teve do São Paulo contra o Vasco pelo NBB foi muito bom, muito organizado, muito bem estruturado, no tempo perfeito, a organização é excelente, o jogo é excelente, então estão todos de parabéns.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.