#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dura vitória

L. Sorocabana LSB 63
x
70 Flamengo FLA
12
1ºQ
X
18
29
2ºQ
X
18
10
3ºQ
X
19
12
4ºQ
X
15

Ginásio Gualberto Moreira

6 de março de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Após ir para o intervalo perdendo, Flamengo vira para cima da LSB no 2º tempo, conquista dura vitória fora de casa e mantém invencibilidade histórica

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
63
-14 POSIÇÕES
15º Colocado (*)
X
70
-1 POSIÇÕES
2º Colocado (*)
63
PTS
70
5
A3C
6
18
A2C
16
12
LLC
20
37
RT
40
13
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O vice-líder Flamengo foi para o intervalo perdendo para a lanterna LSB/Uniso, mas saiu do Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), com uma importante vitória. Superior no segundo tempo, a equipe do técnico José Neto levou a melhor sobre os sorocabanos, na noite desta terça-feira, por 70 a 63, e permaneceu na caça ao líder Paulistano/Corpore.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Vice-líder do NBB CAIXA, Flamengo somou seu 20º resultado positivo em 23 partidas (86,9% de aproveitamento) e permaneceu com o mesmo número de derrotas que o líder Paulistano, que tem dois jogos a mais. Já a LSB segue na última colocação da competição, com campanha de três vitórias em 25 oportunidades (12% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

Invencibilidade mantida: O Flamengo segue sem saber o que é perder para a Liga Sorocabana na história do NBB CAIXA. Com o resultado desta terça-feira, o clube da Gávea contabilizou sua 14ª vitória em 14 partidas (100% de aproveitamento) ao longo das sete temporadas da equipe sorocabana está no campeonato nacional.

Precisou suar: O Flamengo precisou suar, e muito, para sair de quadra com um resultado positivo sobre os sorocabanos, que foram extremamente aguerridos do início ao fim. Depois de perder o segundo quarto por 29 a 18, a equipe rubro-negra foi para o vestiário perdendo (41 a 36), mas conseguiu a virada ao vencer o terceiro período. No entanto, a pressão da LSB foi intensa até o fim, e a diferença ficou entre três e seis pontos até o final da partida.

Fala aí, Varejão: “Isso mostra o equilíbrio do NBB. Temos que entender que o campeonato é nivelado e que não pode vacilar contra nenhum time. A LSB é um time que joga da maneira certa, brigaram o jogo inteiro, jogaram duro e por isso temos que respeitá-los porque fizeram um grande jogo. Mas conseguimos manter a tranquilidade no fim e saímos com essa importante vitória”, comentou o pivô do Flamengo.

Fez a diferença: Vivendo fase espetacular, Marquinhos foi “clutch” (termo em inglês usado para jogadores que aparecem em momentos decisivos) novamente. Com duas bolas de 3 pontos seguidas nos três minutos finais, o camisa 11 do Flamengo aliviou a pressão sorocabana no fim e foi crucial para a manutenção da vantagem rubro-negra. Ao todo, o ala de 33 anos registrou 17 pontos (4/6 nas bolas de 3) e foi o cestinha da partida ao lado de Kevin Crescenzi, da LSB.

Fala aí, Marquinhos: “Temos que exaltar o trabalho do time inteiro. Sentimos um pouco na partida, defendemos bem, mas a Liga Sorocabana é um time muito duro quando joga em casa, é sempre difícil jogar aqui. A gente se manteve defensivamente bem, mas ofensivamente fomos um pouco abaixo. O NBB é um campeonato muito duro e vencer é sempre o mais importante”, disse.

Também ajudaram: Além de Marquinhos, o Flamengo também teve como destaque o pivô Anderson Varejão, responsável por 16 pontos (5/7 nas bolas de 2), sete rebotes e dois tocos, números que fizeram dele o jogador mais eficiente da partida, com 18 de valorização. Seus companheiros de garrafão, JP Batista e Olivinha, também deram boas colaborações: o primeiro anotou nove pontos e cinco rebotes, enquanto o segundo registrou seis pontos e dez rebotes.

Brio sorocabano: Depois de fazer um jogo duríssimo contra o Sesi Franca no Pedrocão, a Liga Sorocabana voltou a bater de frente com um “gigante” do NBB CAIXA. Com “sangue nos olhos” desde o início, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues foi para o intervalo ganhando (41 a 36) e, mesmo depois de tomar a virada no terceiro período, seguiu pressionando o Flamengo até o fim e por pouco não conseguiu mudar o cenário da partida.

Bem que tentaram: Somente cinco atletas da Liga Sorocabana pontuaram na noite desta terça-feira. O trio norte-americano formado por Dontrell Brite (11 pontos), Anton Cook (15 pontos) e Kevin Crescenzi (17 pontos), este que tem nacionalidade brasileira, combinou para 43 pontos, quase 70% dos pontos da equipe na partida. Com 14 pontos e nove rebotes, o experiente pivô Drudi saiu do banco e teve grande atuação, assim como o pivô Lucão, autor de seis pontos, quatro rebotes e cinco assistências.

Fala aí, Crescenzi: “Nessa temporada inteira tivemos muitos jogos acirrados, empatados, decididos no fim, mas não conseguimos fechar as partidas. Não sei explicar, mas essa tem sido a nossa maior dificuldade, pois estamos fazendo bons jogos contra adversários duros. O Flamengo é uma equipe muito dura. Certamente não estou feliz com a derrota, mas saio orgulhoso da luta que a nossa equipe teve”, disse o americano-brasileiro Crescenzi.

E agora: O Flamengo partirá para a capital paulista para enfrentar o EC Pinheiros nesta quinta-feira (08/03), no Ginásio Henrique Villaboim, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo via Facebook na página do NBB. Já a LSB terá uma semana de descanso até seu próximo compromisso, que será na quarta-feira (14/03), contra o Minas, novamente no Ginásio Gualberto Moreira, às 20 horas.