#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É do Fogão

Botafogo BOT 88
x
77 Joinville / AABJ JLE
23
1ºQ
X
26
22
2ºQ
X
16
19
3ºQ
X
23
24
4ºQ
X
12

Ginásio Oscar Zelaya

6 de março de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com virada no último quarto, Botafogo vence confronto direto contra Joinville e assume posição dentro da zona dos playoffs

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
88
-11 POSIÇÕES
12º Colocado (*)
X
77
-12 POSIÇÕES
13º Colocado (*)
88
PTS
77
13
A3C
8
18
A2C
15
13
LLC
23
39
RT
22
20
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Botafogo e Joinville entraram em quadra na noite desta terça-feira, no Ginásio Oscar Zelaya, para um duelo mais do que direto pela 12ª colocação, última posição dentro da zona dos classificados aos playoffs. E no final, deu Fogão. Com ampla superioridade no último quarto, o time carioca venceu por 88 a 77 e assumiu a posição dentro do G-12.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Passo importante: Com o resultado, o Botafogo igualou a campanha do Joinville, então 12º colocado, e conseguiu a ultrapassagem graças ao saldo de pontos da vitória desta terça-feira (11 pontos), que superou a diferença da derrota sofrida do primeiro turno (5 pontos). O clube do Rio de Janeiro garantiu a vantagem em caso de empate de campanhas contra seu rival ao final da fase de classificação.

Cenário delicado: Apesar da ultrapassagem, nem tudo está perdido para o Joinville. Para ir aos playoffs, a equipe catarinense precisará terminar a fase de classificação com uma vitória a mais do que o Botafogo, que terá mais quatro jogos pela frente: Caxias e Flamengo em casa, e Bauru e Franca fora de casa. Já o time de Santa Catarina terá mais três jogos até o final da primeira fase: Vasco fora de casa e Paulistano e Campo Mourão em casa. Ou seja, precisa torcer para os botafoguenses perderem pelo menos dois dos quatro jogos que terá pela frente.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

Só no final: O Botafogo fechou o terceiro período perdendo (65 a 64), mas tratou de resolver a parada nos dez minutos finais. Com corrida de 9 a 0 nos três primeiros minutos da parcial, a equipe da casa deixou a situação favorável e contou com a mão certeira de Jamaal e Guga para frear as tentativas de reação do Joinville, que não conseguiu deixar a diferença menor do que quatro pontos.

Os caras: Para sair de quadra com a vitória, o Botafogo contou com um forte jogo coletivo, mas três atletas merecem destaque: o armador Jamaal, autor de 17 pontos, sendo nove deles no último quarto, além de oito assistências e seis rebotes (27 de eficiência), o ala Gabriel, com 18 pontos (3/5 nas bolas de 3) e o armador Guga Ceccato, que registrou dez pontos, sendo cinco no último quarto, e três assistências.

Bem que tentaram: Pelo lado do Joinville, os destaques ficaram por conta dos norte-americanos Deonta Stocks, autor de 18 pontos, cinco assistências e cinco roubos de bola, e Johnson, que registrou 15 pontos. Com 13 pontos, Felipe Vezaro foi outro bom nome do time catarinenses, assim como Lucas Colimério, com 12 pontos (3/4 nas bolas de 3).

Próxima parada: O próximo compromisso do Botafogo será nesta quinta-feira (08/03), contra o Banrisul/Caxias Basquete, novamente no Ginásio Oscar Zelaya, às 20 horas. No mesmo dia e horário, o Joinville medirá forças com o Vasco da Gama, em São Januário, também no Rio de Janeiro.