#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eles acreditam

28-02-2019 | 09:00
Por Liga Nacional de Basquete

Botafogo confia no retrospecto contra os líderes do NBB CAIXA para vencer clássico contra o Flamengo, nesta sexta-feira, ao vivo no Fox Sports

A campanha do Botafogo no NBB CAIXA 2018/2019 pode ser marcada pela oscilação. A equipe carioca conseguiu boas sequências positivas e também algumas negativas durante a competição, o que a deixou na sétima colocação.

No entanto, um fator em especial chama a atenção para o Glorioso na atual temporada: as vitórias sobre os líderes do campeonato (Pinheiros, Sesi Franca, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore).

O único time entre os líderes que ainda não foi batido pelo Botafogo é o Flamengo. Mas essa escrita poderá ser quebrada nesta sexta-feira (01/03), com o clássico carioca que será realizado no Ginásio Oscar Zelaya, às 21h10, com transmissão ao vivo no Fox Sports.

“Vencer as equipes que estão entre os líderes mostra que estamos em um nível bom e competitivo, o que nos gera confiança para futuros duelos, principalmente nos playoffs. Jogaremos contra o Flamengo em casa, no nosso ginásio e com a nossa torcida, então temos tudo para conseguir buscar a vitória, sabendo das dificuldades que encontraremos na partida e da qualidade da equipe muito bem treinada pelo Gustavinho”, disse o técnico do Botafogo, Léo Figueiró.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Sexta tem clássico no @nbb. Vamos, BOTAFOGO! #NoutrosEsportesTuaFibraEstáPresente

Uma publicação compartilhada por Botafogo De Futebol e Regatas (@botafogo) em

 Pelo NBB CAIXA, Botafogo e Pinheiros já se enfrentaram em duas oportunidades, com dois triunfos do líder do campeonato. Além desses confrontos, as equipes se enfrentaram nas quartas de final da Copa Super 8, com vitória do Glorioso, fora da casa, por 79 a 74.

Contra o vice-líder Sesi Franca Basquete, o retrospecto está empatado, com um êxito para cada lado, ambos com os vencedores atuando como visitantes.

Já nas partidas contra Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore, quarto e quinto colocados, respectivamente, o Glorioso levou a melhor sobre os dois times, com o apoio dos torcedores no Ginásio Oscar Zelaya.

Nos duelos contra o Flamengo, a situação é um pouco diferente. Os times já se enfrentaram em seis oportunidades, quatro pelo Campeonato Carioca, uma pelo NBB CAIXA e uma pela Copa Super 8, todas com vitórias do rubro-negro.

O treinador Léo Figueiró falou sobre a importância da partida e da preparação de sua equipe para o duelo, que de comum, não tem nada.

“Com certeza é um jogo diferente. Por ser um clássico regional, envolve muito a paixão dos torcedores. A gente sabe que a expectativa para esses jogos é sempre muito grande. A equipe se preparou bem para poder entregar tudo dentro de quadra e fazer o melhor para buscar uma vitória”, afirmou o treinador do Botafogo.

No primeiro turno, o Flamengo foi amplamente superior ao Botafogo e ganhou sem dificuldades (Staff Images/Flamengo)

Tanto Botafogo quanto o Flamengo possuem a defesa como principal arma. O clube da Gávea é a equipe que menos sofre pontos na competição (71,70 por partida), enquanto o Glorioso possui a terceira melhor marca (76,25 por partida).

+Estatísticas completas do NBB CAIXA

“A defesa sustenta o jogo, ela traz confiança até para o ataque. A gente se baseia em uma defesa forte para conseguir nossas vitórias. Sabemos que todas as partidas que sofremos 80 ou mais pontos, a vitória acaba escapando, então tentamos reduzir isso ao máximo”, avaliou Léo Figueiró.

O treinador do Botafogo tem razão quando fala que sua equipe geralmente perde quando sofre 80 ou mais pontos na partida. Nas seis vezes que isso aconteceu, o “Fogo” conseguiu vencer apenas uma vez – 90 a 86 contra o Mogi.

Com entrega total dos dois lados, Léo Figueiró acredita em uma grande partida das equipes, típica de uma das maiores rivalidades do Brasil, ainda mais quando boas colocações na tabela de classificação estão em jogo.

“Acho que a tônica da partida será uma entrega total dos dois times. O Flamengo joga muito forte fisicamente, teremos que equilibrar essas ações. Com certeza os dois times deixarão tudo em quadra, por ser um clássico e pela importância desse resultado para ambos os times na classificação”, completou o comandante do Glorioso.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.