HOJE
Janeth noHall da Fama
Por Rodrigo Bussula
Campeã mundial com a Seleção Brasileira, Janeth recebe homenagem na cerimônia de abertura da Copa do Mundo na China e entra oficialmente para o Hall da Fama
Para um jogador (a) se tornar ídolo ou lenda dentro do basquete é algo extremamente difícil. O caminho, normalmente, vem recheado de obstáculos e desafios, mas, entre tantos, alguns conseguem alcançar esse posto tão alto dentro do esporte. Esse é o caso de Janeth Arcaim, uma das grandes atletas da história do basquete feminino brasileiro.
Nesta sexta-feira (30/08), durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, em Pequim, Janeth entrou oficialmente para o Hall da Fama do Basquete da FIBA, na classe de 2019.
Com a honraria, a jogadora agora se une a outros cinco nomes do basquete nacional que figuram no Hall da Fama da FIBA; são eles (a): Amaury Pasos, Ubiratan, Oscar Schmidt, Hortência e Magic Paula.
+ Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo da China neste domingo
Aos 50 anos, Janeth teve uma carreira vitoriosa e fez história por onde passou. Na Seleção Brasileira, o currículo da ex-jogadora é extenso. Ao todo, foram duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta, em 1996, e bronze em Sydney, em 2000), duas medalhas em Pan-Americanos (um ouro em Havana, em 1991, e uma prata no Rio de Janeiro, em 2007), além da conquista do Mundial da Austrália, em 1994.
A ex-jogadora ainda detém outra marca expressiva com a camisa verde e amarela: é a terceira maior cestinha do Brasil, com 2.247 pontos convertidos em 138 jogos oficiais – média 16,2 pontos por jogo.
Além disso, Janeth fez história na maior liga norte-americana de basquete, a WNBA. Por lá defendeu o Houston Comets, onde conquistou quatro títulos da competição no período em que ficou na equipe texana (de 1997 até 2005). Até hoje, a brasileira é a estrangeira com mais anéis de campeã da liga norte-americana.
+ Seleção vai ao mundial com maior número de atletas do NBB CAIXA na história
Janeth também já faz parte do Hall da Fama do Basketball (entrou em 2015), que é exclusivamente ligado ao basquete feminino, sediado em Knoxville, no estado do Tennessee.
Por meio de suas redes sociais, Janeth fez uma declaração emocionante sobre a conquista. Nela, a jogadora comentou como o caminho até este momento foi árduo, além de agradecer aos amigos e a família, especialmente a mãe, a dona Rita.
Dá uma conferia na homenagem:
Oscar também marcou presença na cerimônia
Quem também esteve presente na cerimônia foi outra lenda do basquete brasileiro: Oscar Schmidt. Homenageado, o ex-jogador discursou e declarou todo o seu amor pelo Brasil, que o fez recusar a oportunidade jogar na NBA.
Além disso, o ex-jogador da Seleção também exaltou a entrada de Janeth no Hall da Fama do Basquete FIBA.
Veja o discurso completo (em inglês) de Oscar durante a cerimônia:
Ver essa foto no Instagram