#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emoção de sobra

L. Sorocabana LSB 75
x
78 Paulistano CAP
17
1ºQ
X
21
22
2ºQ
X
16
14
3ºQ
X
22
22
4ºQ
X
19

Ginásio Gualberto Moreira

17 de dezembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida cheia de alternâncias, Paulistano supera Liga Sorocabana no sufoco, vence a terceira consecutiva no NBB CAIXA e sobe para 6ª colocação

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
75
-2 POSIÇÕES
14º Colocado (*)
X
78
+3 POSIÇÕES
4º Colocado (*)
75
PTS
78
9
A3C
12
17
A2C
15
14
LLC
12
35
RT
44
15
ASS
22

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore está em franca ascensão no NBB CAIXA 2017/2018. Em partida isolada neste domingo (17/12), os atuais vice-campeões nacionais conquistaram a terceira vitória consecutiva na competição ao superar a LSB/Uniso fora de casa no sufoco, por 78 a 75, e subiram para a sexta colocação na tabela de classificação.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Ao somar seu terceiro triunfo seguido, o Paulistano ultrapassou o Sesi Franca Basquete na classificação e agora aparece na sexta posição, com campanha de cinco vitórias e três derrotas. Já a Liga Sorocabana, que teve seu oitavo tropeço seguido, deixou a zona de classificação aos playoffs ao cair para a 13ª colocação, com campanha dois êxitos em dez jogos.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018

O cara: Um dos grandes responsáveis pela boa fase do Paulistano, Elinho Corazza brilhou mais uma vez. Depois de dois jogos seguidos dando 12 assistências, o armador registrou 13 pontos (4/4 nas bolas de 2), sete rebotes e sete servidas, números que lhe renderam expressivos 25 de eficiência, seu recorde na atual edição do NBB CAIXA.

Também brilharam: Peça crucial na última virada do CAP na partida, o ala Jhonatan foi um dos grandes destaques da equipe e deixou a quadra com 15 pontos (4/5 nas bolas de 3 pontos), sendo seis nos dois minutos finais, além de sete rebotes e duas assistências (19 de eficiência). Quem também apareceu bem pelo time vencedor foi o jovem Lucas Dias, autor de 12 pontos e as mesmas sete sobras e duas servidas de seu companheiro.

Lá e cá: A partida deste domingo teve nada menos que nove alternâncias de placar. A vantagem máxima no placar foi de nove pontos, aberta pelo Paulistano ainda no último quarto. Curiosamente, no mesmo período, a Liga Sorocabana conseguiu uma virada e ainda colocou quatro pontos de frente já nos minutos finais, mas viu o CAP reagir e ainda abrir quatro no fim, o que mostra o grande equilíbrio no duelo.

Batalharam: A Liga Sorocabana fez um grande jogo diante dos atuais campeões estaduais e por pouco não saiu com a vitória. Os destaques da equipe do interior paulista ficaram por conta dos ala/armadores Kevin Crescenzi, com 16 pontos (6/11 nos arremessos de quadra), três rebotes e quatro roubos de bola, e Anton Cook, autor de 17 pontos (5/16 nos arremessos de quadra), além do experiente pivô Drudi, com 11 pontos e seis rebotes.

E agora: O Paulistano voltará à quadra na quinta-feira (21/12), quando enfrentará o Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas. Já a Liga Sorocabana encerrará sua participação no ano de 2017 na sexta-feira (22/12), diante do líder EC Pinheiros, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Twitter oficial do NBB (@NBB).

Início movimentado: Os cinco minutos iniciais foram totalmente favoráveis à Liga Sorocabana, que aproveitou os contra-ataques gerados por erros do Paulistano para abrir oito pontos de vantagem (14 a 6). No entanto, o Paulistano terminou o primeiro período em vantagem depois de uma corrida de 12 a 0 comandada por Yago e Lucas Dias nos três minutos finais: 21 a 17.

De novo: Em seguida, a Cavalaria se reergueu no confronto ao aplicar uma expressiva sequência de 15 a 3 nos primeiros quatro minutos do segundo quarto e recuperou a vantagem de oito pontos adquirida nos instantes iniciais da partida (32 a 24). A reabilitação dos atuais campeões paulistas veio novamente através de uma corrida, desta vez de 8 a 1, nos três minutos finais, o que cortou o prejuízo alvirrubro para dois pontos ao final do movimentado primeiro tempo: 39 a 37.

Outra virada: O Paulistano manteve o bom ritmo e recuperou a ponta do placar logo no início do terceiro quarto (44 a 41) e segurou a vantagem até o final da parcial (59 a 53). Mas os comandados de Rinaldo Rodrigues foram valentes e buscaram a virada no último quarto. Com um 14 a 5 nos cinco primeiros minutos da parcial, o time da casa passou à frente e incendiou a torcida presente (67 a 64).

Será? Com bola de 3 de Deryk, o Paulistano virou o jogo (69 a 68) e colocou fogo na partida novamente, mas na sequência viu a Liga Sorocabana recuperar a vantagem e ainda abrir quatro pontos através de quatro tentos seguidos americano-brasileiro Kevin Crescenzi (73 a 69) restando pouco menos de dois minutos e meio para o fim.

É do CAP: No entanto, o CAP foi cirúrgico e deu o bote certeiro para a vitória fora de casa. Com duas bolas de 3 seguidas de Jhonatan e Fuller, a equipe da capital paulista virou a partida em um piscar de olhos e recuperou a vantagem no placar restando pouco mais de um minuto para o apagar das luzes (75 a 73).

Em seguida, os donos da casa não converteram seus ataques e o time alvirrubro aproveitou para ampliar ainda mais a diferença no marcador com dois pontos de Jhonatan após roubo de bola. (77 a 73). A LSB até converteu dois pontos com Drudi (77 a 75), mas Jhonatan foi novamente para a linha dos tiros livres e acertou uma das tentativas para dar números finais ao emocionante confronto em Sorocaba: 78 a 73.