#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Emoção de volta

17-02-2014 | 08:26
Por Liga Nacional de Basquete

Participantes do inédito Arremesso das Estrelas, ex-jogadores Rogério, Chuí, Pipoka e Marcel comentam sensação de ‘voltar a jogar’

Rogério, de 42 anos, defenderá o Time Jericoacoara no Arremesso das Estrelas (Divulgação)

Rogério, de 42 anos, defenderá o Time Jericoacoara no Arremesso das Estrelas (Divulgação)

O Arremesso das Estrelas é uma novidade no Final de Semana das Estrelas do NBB, mas contará com alguns atletas bastante conhecidos no basquete brasileiro. Os consagrados ex-jogadores Chuí, Pipoka, Marcel e Rogério Klafke sentirão, ao lado das campeãs mundiais de 1994, o gosto e a aquela sensação especial de estar em quadra novamente, só que agora, pelo torneio de trios do maior campeonato do país.

Maior cestinha da história dos campeonatos nacionais, o ala/pivô Rogério Klafke decidiu encerrar sua carreira há pouco tempo, com  42 anos, quando ainda disputava o NBB 2012/2013 com a camisa do SKY/Basquete Cearense. Ainda que sua trajetória dentro das quatro linhas tenha acabado há pouco tempo, Rogério espera fazer bonito no seu reencontro com a torcida nordestina.

Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para os dois dias de atividades do Jogo das Estrelas 2014

“Estou muito feliz de poder participar desse novo torneio. Também por voltar à Fortaleza, só que de outra forma, né? Reencontrar o pessoal de lá, os amigos, a torcida e a cidade me acolheu muito bem. A participação dos ex-atletas será festiva, claro que querendo ganhar, mas de uma forma bem mais branda”, declarou Rogério.

Em seu currículo, o ex-jogador nascido em Porto Alegre (RS) acumula títulos como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1999 com a Seleção Brasileira, cinco campeonatos nacionais (dois pelo Franca, dois pelo Vasco da Gama e um pelo Uberlândia), dois Sul-Americanos e um vice-campeonato Mundial também pelo Vasco da Gama.

De fato é uma carreira extremamente vitoriosa, mas mesmo em meio a sua aposentadoria, o ex-atleta se diz preparado para somar mais um troféu à sua coleção, uma conquista que não só ele, mas ninguém tem: o do Arremesso das Estrelas do NBB. Rogério fará parte do time Jericoacoara e seu trio é formado pelo ala/armador do André Góes, representando o Basquete Cearense, e pela ex-jogadora da Seleção Feminina Alessandra.

“Vou entrar pra ganhar. A hora que começar os arremessos será com objetivo de vencer. Temos Marcel, Chuí, Pipoka, as campeãs mundiais, ou seja, são grandes competidores. Acho que vai ser bem acirrado. Vou entrar querendo vencer e tendo a certeza de que será muito legal”, analisou o ex-jogador de 2,00m.

Chuí (à esq.) estará ao lado de seu filho Cauê Borges, do Franca, representando o Time Iracema (Divulgação/CBB)

Chuí (à esq.) estará ao lado de seu filho Cauê Borges, do Franca, representando o Time Iracema (Divulgação/CBB)

Outro que tentará levar o troféu do inédito título do Arremesso das Estrelas para casa é o ex-jogador e treinador Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o ‘Chuí’. Ao lado de seu filho Cauê Borges, atualmente jogador do Vivo/Franca, e da ex-atleta Roseli, Chuí tentará levar o Time Iracema ao lugar mais alto do pódio da primeira edição do torneio de trincas.

“O prazer de estar ao lado do meu filho (Cauê), jogando basquete, me divertindo, tendo a oportunidade de estar em um evento tão grande como esse é muito grande. Isso me motiva muito a participar e ganhar. Nessas ultimas duas semanas andei me preparando, dando uma corrida, dando uns arremessos. Mas na hora o que importa é mentalizar positivamente e isso é o mais importante. Acredito que só o entusiasmo de estar já vai ajudar muito as coisas a darem certo”, disse o ex-jogador nascido em Franca (SP).

Falando em Franca, Chuí é o maior cestinha da história do Franca Basquete, com 15.463 pontos, e recordista em participações com a camisa francana, tendo 1.016 jogos na conta em longos e dourados 16 anos na Capital do Basquete. Pela seleção, foi bicampeão sul-americano (1989 e 1993), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995.Como treinador, foi técnico do Araraquara nas duas primeiras edições do NBB, além de comandar o Uberlândia em parte da temporada 2011/2012.

Resgatar os ex-atletas e mostrá-los ao público é algo que Chuí dá valor, e muito. Para o ex-treinador, o Arremesso das Estrelas não será somente uma forma de interação com a torcida, mas também, um meio de mostrar a todos quem são e quem foram os competidores que tanto fizeram pelo esporte da bola laranja.

“O público que estará presente vai aprender um pouco mais da história do basquete. Teremos as meninas que foram campeãs do mundo. Isso é muito forte em termos de retorno do povo. Mostrar ao publico que já tiveram campeãs e jogadores que se destacaram no basquete, isso é incentivo para as novas gerações praticarem e buscarem aprender mais sobre o basquete. Todos nós paramos há mais ou menos 15 anos, então muitas gerações não nos conhecem, e você resgatar tudo isso é parte da cultura pro nosso povo”, completou Chuí.

Campeão do histórico Pan de 87, "Pipoka", à esquerda, ao lado de Guerrinha e Marcel de Souza, defenderá o Time Cumbuco (Divulgação/CBB)

Campeão do histórico Pan de 87, “Pipoka” (à esq.) defenderá o Time Cumbuco (Divulgação/CBB)

Três participações em Olimpíadas (1988, 1992 e 1996), dois títulos mundiais (1985 e 1989), além de fazer parte da conquista histórica do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 em Indianápolis (EUA) pela Seleção Brasileira. Este é João José Vianna, o “Pipoka”, ex-pivô que fará parte do Time Cumbuco, ao lado do experiente armador Arnaldinho, do Espírito Santo Basquetebol, e da lendária ex-jogadora Janeth Arcain, no inédito Arremesso das Estrelas.

Para fechar a lista de campeões que estarão em quadra disputando o título do Arremesso das Estrelas está Marcel de Souza, talvez dono do currículo mais vitorioso dentre os competidores. Pela Seleção, Foram quatro participações em Olimpíadas, quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo uma delas a de ouro em 1987, e três conquistas do Campeonato Sul-Americano.

Com a camisa do lendário Esporte Clube Sírio, o ex-atleta natural de Campinas (SP) esteve ao lado de Oscar, Dodi, Mosquito, Marquinhos Abdalla e Cia no êxito no histórico Mundial de Clubes, em 1979.

Para a disputa do Arremesso das Estrelas, Marcel, com 57 anos, terá um companheiro um tanto quanto familiar em seu trio. Seu genro, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, do UniCEUB/BRB/Brasília, estará ao lado da ex-jogadora Helen Luz representando o Time Canoa Quebrada na nova competição do Final de Semana das Estrelas do NBB.

“Será uma festa muito grande, que eu participarei com o maior prazer. Apesar dos meus problemas no joelho, espero estar no nível e poder competir. O Arremesso das Estrelas é uma boa maneira de mostrar ao público quem são e quem foram os ex-jogadores, pois as novas gerações não nos conhecem. Acredito que será tudo muito legal”, comentou Marcel.

O Arremesso das Estrelas acontecerá na sexta-feira (21/02), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo SporTV (Montagem/LNB)

O Arremesso das Estrelas acontecerá na sexta-feira (21/02), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo SporTV (Montagem/LNB)

A mecânica de disputa do Arremesso das Estrelas é simples. Cada trio terá que converter sete arremessos de diferentes posições da quadra, sendo o último deles do meio da quadra. O tempo máximo para cada trinca fechar o circuito será de dois minutos. Os dois melhores tempos se classificarão à decisão do torneio para depois ser conhecido o grande vencedor.

Para homenagear a cidade de Fortaleza, sede do Jogo das Estrelas deste ano, a Liga Nacional de Basquete batizou os trios com nomes de quatro das mais tradicionais praias da capital do Estado do Ceará.

Confira os trios para a disputa do Arremesso das Estrelas:

Time Jericoacara – André Goes, Rogério e Alessandra

Time Iracema – Cauê Borges, Chuí e Roseli

Time Cumbuco – Arnaldinho, Pipoka e Janeth

Time Canoa Quebrada – Guilherme Giovannoni, Marcel e Helen

O Arremesso das Estrelas do NBB faz parte do primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas 2014. Na sexta-feira (21/02), a partir das 19 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, com transmissão ao vivo do SporTV, acontecerão ainda as disputas do Torneio de 3 Pontos, Desafio de Habilidades e Torneio de Enterradas. Depois, no sábado (22/02), às 10 horas (de Brasília), acontecerá o grande duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.