HOJE
Equilíbrio e vantagem
Por Liga Nacional de Basquete
Líder da 1ª fase, Caxias do Sul aposta na força coletiva e no mando de quadra para se sagrar campeão do Liga Ouro 2015; decisão começa nesta sexta
Líder da primeira fase da Liga Ouro 2015, o Caxias Basquete (RS) se classificou direto para a grande Final do campeonato, com uma campanha de oito vitórias em 12 jogos. Com isso, além de passar direto pela semifinal, o time gaúcho também garantiu o mando de quadra na decisão, que começa nesta semana, nos dias 1 e 3 de maio, no Ginásio Vasco da Gama em Caxias.
Desde o primeiro confronto, os jogos entre Caxias do Sul e Sport Club do Recife (PE) serão transmitidos ao vivo na web (http://lnb.com.br/tempo-real). Em todos os embates, os torcedores e apaixonados por basquete poderão acompanhar a decisão que dará a uma das equipes a chance de disputar a oitava edição do NBB.
Nos 12 jogos da primeira fase, o Caxias do Sul mostrou ser a equipe mais equilibrada e consistente. Sempre com um estilo parecido de jogo, correndo e marcando com muita intensidade, o time gaúcho sempre aposto na força de seu elenco e com isso garantiu importantes vitórias, inclusive contra seu rival na Final, o Sport, em confronto direto pelo topo da tabela.
+Veja as vitórias do Caxias sobre o Sport na fase de classificação: Jogo 1 e Jogo 2
Um dos pontos mais relevantes para garantir a primeira posição foi o fator casa. Nos 6 jogos que fez ao lado de seu torcedor, foram seis convincentes vitórias, sempre sem correr grandes riscos.
“Acredito que o equilíbrio da equipe, as boas trocas e um padrão de jogo definido nos deram essa vantagem na decisão. O fator casa foi fundamental e para sairmos na liderança da primeira fase e acredito que bem equilibrados e com a vantagem de ter mais jogos em casa podemos se campeões”, explicou o treinador do Caxias Rodrigo Barbosa.
O Caxias tem alguns destaques individuais, mesmo sempre se destacando pela força do coletivo. O maior nome da equipe, e um dos destaques da Liga Ouro 2015, é o armador Cauê Verzola, de 26 anos. Nas estatísticas gerais,o atleta aparece como destaque na pontuação, 13.5 de média por jogo, nas assistências, média de 6,3 por partida, e ainda é o jogador mais eficiente da competição (17,4 por jogo).
Quem apareceu na reta final e também fez a diferença na classificação foi o ala Guto. Nos quatro últimos e decisivos jogos da fase de classificação, o lateral somou média de 14 pontos (mais de 20 pontos em dois confrontos diretos), subiu sua média geral e figura também entre os destaques do time somando 13,5 pontos por jogo durante a primeira fase.
+ Confira as estatísticas individuais e coletivas da Liga Ouro 2015
“Dentro daquilo que esperávamos, a competição foi bastante equilibrada, com grandes jogos e mesmo nos que o placar foi mais elásticos, isso não diminuiu a qualidade dos jogos. Representamos o basquete gaúcho e queremos chegar ao NBB. Nosso trabalho tem 10 anos, sempre com esse objetivo, e estamos próximos e temos chances de conquistar essa vaga e colocar o Rio Grande do Sul dentro do maior campeonato do país”, concluiu o comandante gaúcho Rodrigo Barbosa.
Veja o calendário da Final:
Jogo 1 – 01/05, sexta-feira, às 17 horas, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)
Jogo 2 – 03/05, domingo, às 11 horas, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)
Jogo 3 – 06/05, quarta-feira, às 20 horas, Ginásio Marcelino Lopes. Recife (PE)
Jogo 4* – 08/05, sexta-feira, às 20 horas, Ginásio Marcelino Lopes. Recife (PE)
Jogo 5* – 13/05, quinta-feira, Ginásio Vasco da Gama. Caxias do Sul (RS)
*Se Necessário
Todos os jogos com transmissão ao vivo na web (http://lnb.com.br/tempo-real).