#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experiências diferentes

08-05-2015 | 04:58
Por Liga Nacional de Basquete

Série coloca frente a frente Limeira, estreante em semifinal, e Flamengo, único time a disputar todas as sete semifinais da história do NBB

Donos de respectivas segunda e terceira melhores campanhas durante a fase de classificação, Winner/Limeira e Flamengo se enfrentam em uma das séries semifinais dos playoffs que define em dos finalistas da sétima edição do NBB.

Depois de enfrentar o Brasília nas quartas de final e vencer a série por 3 a 1, a equipe do interior do Estado de São Paulo venceu pela primeira vez um playoff em sua história no NBB e é estreante em semifinais. Do outro lado, o a equipe rubro-negra suou e venceu São José por 3 a 2 e garantiu presença para a sétima semifinal de sua história, único clube do NBB presente em todas as semis.

Confira todos os dados, estatísticas e curiosidades do confronto entre Limeira e Flamengo!

Marquinhos, do Flamengo

Liderados por Marquinhos, o Flamengo busca vencer o Limeira e se classificar para a terceira Final consecutiva do NBB (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Ampla vantagem
Limeira e Flamengo já se enfrentaram em 12 partidas válidas pelo NBB, e a equipe rubro negra possui grande vantagem de nove triunfos contra apenas três da equipe limeirense.

A primeira
Depois de ser derrotado em suas primeiras seis séries de playoff do NBB, o Limeira bateu o Brasília nas quartas de final por 3 a 1 e venceu pela primeira vez um confronto de playoff em sua história na competição.

Inédito
Pela primeira vez em sua história do NBB o Limeira conseguiu a classificação para a fase semifinal do maior campeonato do país.

Paradas duras
No confronto quartas de final contra o tricampeão Brasília, o Limeira venceu três dos quatro primeiros jogos e garantiu a classificação para a semifinal. Após bater o Brasília nas quartas, a equipe limeirense terá pela frente mais um tricampeão da história do NBB.

Merecido demais
Limeira e Flamengo possuem algumas estatísticas parecidas e estão entre os lideres do NBB 7 em alguns fundamentos:

Ataque: Limeira: 83,7 pontos por jogo (4º melhor) – Flamengo: 88,9 pontos por jogo (melhor ataque)
Defesa : Limeira 77,2 pontos sofridos por jogo (4ª melhor) – Flamengo: 78,2 pontos sofridos por jogo (5ª melhor)
Rebotes sofridos: Limeira: 33,1 por jogo (4º melhor) – Flamengo:  32,1 por jogo (2º melhor)
Assistências: Limeira: 18,0 por jogo (melhor) – Flamengo: 17,8 por jogo (3º melhor)
Arremessos para 3 pontos: Limeira: 9,2 certos por jogo (4º melhor) – Flamengo: 9,7 certos por jogo (2º melhor)
Aproveitamento para 3 pontos: Limeira: 40,9% de aproveitamento (melhor) – Flamengo: 39,6% de aproveitamento (2º melhor)
Aproveitamento para 2 pontos: Limeira: 55,2% de aproveitamento (3º melhor) – Flamengo: 56,1% de aproveitamento (2º melhor)
Menos erros: Limeira: 10,1 erros por jogo (3º melhor) – Flamengo: 9,5 erros por jogo (melhor)

Sempre lá
O Flamengo é o único time na história do NBB a participar de todas sete fases semifinais do campeonato.

Equilibrado
O Flamengo já disputou um total de 24 partidas válidas pela fase semifinal do NBB, e possui campanha de 14 vitórias e dez derrotas.

AN3I42381

O Flamengo vem em busca do 3ª vitória em semifinal e consequentemente da 3ª Final seguida do NBB (Luiz Pires/LNB)

Opostos
Dez destas vitórias vieram nos 12 jogos que o Flamengo atuou como mandante em semifinal. Já a campanha como visitante não é nada boa para a equipe rubro-negra: 4 vitórias em 12 jogos.

Quatro Finais
Mesmo com campanha equilibrada de vitórias e derrotas, o Flamengo venceu quatro das seis séries semifinais que disputou.

Fulminante
O Flamengo anotou um total de 2.093 pontos em seus 24 jogos válidos pela fase semifinal do NBB, média de 87,2 pontos por partida.

Máquina de pontos
O clube carioca é dono da melhor atuação ofensiva da história da semifinal do NBB em uma partida sem prorrogação: NBB 1 – Flamengo 109×94 Joinville.

Recordes negativos
Mesmo com tantos números bons no ataque, o Flamengo também possui alguns recordes negativos da semifinal do NBB. No Jogo 2 da série contra o Mogi no NBB 6 o Flamengo foi derrotado por 69 a 65, partida com o menor número de pontos somados da história da semifinal (134) e também a pior marca ofensiva de um time (65).

2 a 2
Já aconteceram quatro confrontos semifinais entre o segundo e terceiro colocado da fase de classificação na história dos playoffs do NBB, com duas vitórias para o 2º colocado e duas para o 3º.

+10
Dos 12 confrontos entre Limeira e Flamengo, oito terminaram com uma diferença de dez ou mais pontos no placar.

Avassaladores
O Limeira venceu 15 dos 17 dos jogos que disputou no Ginásio Vô Lucato no NBB 7. Já o Flamengo é dono da campanha de 15 triunfos em 18 partidas ao lado de sua torcida na sétima edição do NBB.

Torcida do Limeira (JB Anthero/Divulgação)

O Limeira possui o aproveitamento de 88,2%  em partidas ao lado de sua torcida na sétima edição do NBB (JB Anthero/Divulgação)

Visitantes complicados
O Limeira venceu 13 das 17 partidas em que atuou como visitante na temporada 2014/2015 do NBB. Já a equipe rubro-negra venceu 11 dos 17 jogos que fez longe de casa no NBB 7.

Grande diferença
O Flamengo tem média de 87,7 pontos por jogo contra o Limeira, já a equipe limeirense anota em média apenas 78,0 pontos por duelo contra o clube carioca.

Uma pra cada
O Limeira venceu o Flamengo no primeiro turno do NBB 7 por 78 a 73. Já no segundo turno, a equipe rubro negra se vingou e venceu o Limeira por 86 a 70.

100%
Flamengo e Limeira já disputaram seis partidas no Rio de Janeiro e a equipe carioca venceu todos.

David Jackson, do Flamengo

Grande destaque do Limeira, David Jackson já vestiu a camisa do Flamengo no NBB (Fernando Azevedo/Fla Imagem)

Iniciou no Flamengo
O ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, iniciou sua trajetória no NBB defendendo as cores do Flamengo, na temporada 2011/2012.

Reencontros
Além de David Jackson, mais outros dois atletas do Limeira já atuaram com a camisa do Flamengo. Guilherme Teichmann defendeu as cores do Flamengo por três temporadas do NBB (NBB 1, NBB 2 e NBB 3), e Chris Hayes atuou no clube carioca somente no NBB 5.

O técnico também
Ainda como jogador, Dedé Barbosa, treinador do Limeira, atuou com a camisa do Flamengo na temporada 2009/2010 do NBB.

Já atuou lá
O ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, atuou com a camisa do Limeira na temporada 2011/2012 do NBB e foi lá que ele conquistou a melhor média de sua trajetória no campeonato nacional: 15,1 pontos por jogo.

No sufoco
Para garantir a vaga na fase semifinal, o Flamengo precisou do quinto jogo para vencer a série contra o São José por 3 a 2.

Grande destaque
O ala Marquinhos foi o grande destaque do Flamengo na fase quartas de final, ao totalizar 96 pontos durante os cinco jogos contra São José, média de 19,2 tentos em cada uma das partidas.

Foi ele
E foi Marquinhos o grande protagonista da classificação do Flamengo, ao anotar 26 pontos, 20 deles anotados somente no terceiro período, na quinta e decisiva partida da série contra São José.

Falta pouco
Falando em Marquinhos, o ala flamenguista precisa de 56 pontos para ser o quarto jogador na história do NBB a alcançar a marca de 4.000 pontos anotados.

Limeira, do pivô Fiorotto, precisa vencer para poder disputar a liderança com Bauru na sexta-feira (Ricardo Bufolin/ECP)

Fiorotto precisa de apenas cinco rebotes para alcançar a marca das 1.000 sobras recuperadas (Ricardo Bufolin/ECP)

Apenas cinco
O pivô Bruno Fiorotto, do Limeira, precisa de apenas cinco rebotes para totalizar 1.000 rebotes recuperados em sua trajetória no NBB.

Na hora “H”
O ala/pivô norte-americano Chris Hayes foi um dos grandes destaques do Limeira nas quartas de final. Dono de média de 9,1 pontos durante a fase de classificação (5ª maior do time), Hayes conquistou média de 14,5 pontos durante a série contra o Brasília (2º maior do time).

Pegou fogo
O Limeira anotou em média 91,2 pontos por jogo durante a série quartas de final contra o Brasília, o melhor ataque dos playoffs do NBB 7.

Bom embate
Se de um lado está o melhor ataque dos playoffs, do outro está a segunda melhor defesa das Finais do NBB7, já que o Flamengo sofreu apenas 71,4 pontos por jogo na série contra o São José.

Quase perfeito
O ala norte-americano David Jackson, do Limeira, acertou 150 dos 157 lances livres que arremessou durante a temporada 2014/2015 do NBB, incríveis 95,5% de aproveitamento.

Perfeito!
Jackson acertou todos os 17 lances livres que arremessou na fase quartas de final do NBB.

Bom duelo
A série entre Limeira e Flamengo colocará frente a frente os líderes de aproveitamento em arremesso para 3 pontos nos playoffs do NBB: David Jackson, do Limeira (55,5% de êxito) e Benite, do Flamengo (54,5% de aproveitamento).

Sempre bem
O ala/pivô Olivinha, do Flamengo, é dono da segunda melhor marca de duplos-duplos da história dos playoffs do NBB, com um total de 15 duplos-duplos, atrás apenas de Murilo Becker, autor de 20 duplos-duplos.

Semi é com ele!
Marcelinho Machado é o recordista de pontos em uma partida de semifinal, com 40 pontos anotados no segundo duelo contra o Franca no NBB 3. Neste mesmo jogo Machado totalizou 37 pontos de valorização, a segunda melhor marca da história da semifinal do NBB.

Playoff também
Marcelinho Machado é o cestinha da história dos playoffs do NBB, com um total de 1.108 pontos anotados.

Gatilho
O ala Marquinhos, do Flamengo, é dono da segunda melhor marca de arremessos certos para 3 pontos em somente uma partida das semifinais do NBB: 7 certas – Mogi x Flamengo – Jogo 3

Dupla histórica
Falando em Marcelinho e Marquinhos, os dois jogadores do Flamengo são os lideres da história dos playoffs do NBB em arremessos certeiros para 3 pontos: Marcelinho (169 certas) e Marquinhos (117 certas).

Marcelinho e Marquinhos, do Flamengo

Marcelinho e Marquinhos são os líderes históricos dos playoffs do NBB em arremessos certos para três pontos (João Pires/LNB)

Maior diferença
A equipe rubro-negra protagonizou no NBB 2 contra o Franca, uma das três partidas com a maior diferença de pontos da história da fase semifinal do NBB: Flamengo 101×73 Franca – 28 pontos de diferença.

Confira a tabela completa da série semifinal entre Limeira e Flamengo:

Winner/Limeira (2º) x Flamengo (3º)
Jogo 1 – 09/05 (sábado), às 16 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 11/05 (segunda-feira), às 19 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 14/05 (quinta-feira), às 20h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 16/05 (sábado), às 16h, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 19/05 (terça-feira), às 21h30 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira (SP) – ao vivo no SporTV