#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Faro de decisão

25-05-2015 | 07:49
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco praticamente idêntico ao das últimas temporadas, Flamengo prova mais uma vez a força de seu grupo e briga para fazer história no NBB; confira a trajetória

Depois do grande sucesso da sexta edição, NBB teve seu primeiro ato para a realização da temporada 2014/2015 (Luiz Pires/LNB)

A equipe rubro-negra, que venceu as duas últimas edições do NBB, pode conquistar o terceiro título seguido do campeonato nacional  (Luiz Pires/LNB)

É impossível olhar para o elenco do Flamengo e não falar que esse é um grupo de sucesso. Campeões de praticamente todas as competições que disputaram nas últimas temporadas, a equipe da Gávea espera dar continuar sendo o orgulho da nação rubro-negra e também seguir com trajetória vitoriosa em busca de mais um título em sua história.

Com uma base formada há muito tempo, caras conhecidas por todos como Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Benite e José Neto, ou até mesmo os gringos Laprovittola e Meyinsse, que chegaram ao clube carioca na temporada passada e já escreveram seus nomes na história do basquete rubro-negro, esse grupo joga junto há duas temporadas e são completamente identificados com o Flamengo.

+Saiba mais: Flamengo se torna o maior finalista de todos os tempos do NBB

Classificado para a quinta Final de NBB da sua história, a terceira de forma consecutiva, o Flamengo pode dar sequência a esta história vitoriosa e conquistar o sexto título das últimas sete competições disputadas – Campeonato carioca (2), NBB 6, Liga das Américas 2014 e Copa Intercontinental – os comandados de José Neto não conquistaram apenas a Liga das Américas 2015.

“Estamos conseguindo manter o alto nível. É muito mais difícil se manter no topo do que chegar nele. Chegar é difícil, mas permanecer lá é ainda mais complicado. A vontade das outras equipes de vencer um time que ganhou o campeonato é muito maior. Surpreendentemente fizemos 3 a 0 em Limeira, que é uma equipe que, para mim, depois de Bauru, foi a mais regular da fase de classificação. Esse desempenho nos deixa ainda mais motivados para essa Final”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

DSC_9759

A equipe rubro-negra foi derrotada nos dois jogos que realizou contra o rival Bauru na temporada 2014/2015 do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Além disso, em caso de vitória sobre o Paschoalotto/Bauru na grande Final da sétima edição do NBB, os comandados do técnico José Neto colocarão de vez seus nomes na história do principal campeonato de basquete do Brasil, ao dar ao Flamengo o quarto troféu do NBB e fazê-lo o único tetracampeão da história do campeonato nacional.

Depois de entrar para a história na temporada passada, com a conquista dos quatro torneios que disputou, o Flamengo voltou a escrever seu nome no basquete brasileiro, ao se tornar a primeira equipe da América Latina a disputar uma partida de pré-temporada na NBA.

Após a pré-temporada de luxo na NBA, com a disputa de três partidas: contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies, o Flamengo voltou à realidade do basquete nacional, já logo com a conquista do campeonato carioca, o décimo título Estadual seguido do clube da Gávea.

Adversários na semi do NBB 6, Mogi e Flamengo estão embalados na atual temporada e prometem fazer um jogão (Cleomar Macedo/Helbor)

Com grande final de fase de classificação, o Flamengo chegou pegando fogo nos playoffs do NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Poucos dias após a conquista do campeonato carioca, o Flamengo deu início a sua campanha na sétima edição do NBB, defendendo a conquista do campeonato nacional das duas últimas temporadas. Depois de início avassalador, com três vitórias consecutivas, o rubro-negro carioca enfrentou seus primeiros deslizes na temporada, ao ser derrotado por Minas e Uberlândia em sequência.

Mesmo com a derrapada no início da fase de classificação do NBB 7, o Flamengo mostrou que seria sim um dos fortes candidatos ao título, aplicou algumas sequências de boas vitórias, aos poucos foi se recuperando na tabela e encostando nos líderes.

Em meio a disputa do NBB 7, o Flamengo teve que dividir atenções com a Liga das Américas 2015. Buscando o segundo título seguido do principal campeonato da América Latina, a equipe comandada pelo técnico José Neto fez uma campanha brilhante, chegou até o Final Four da Liga das Américas, porém mesmo atuando em casa, acabou por derrotado na fase semifinal.

A derrota inesperada no torneio internacional fortaleceu mais ainda o elenco rubro-negro na campanha do NBB 7, que finalizou a fase de classificação com uma incrível sequência de 12 vitórias e a terceira melhor colocação na tabela e com moral alta para as Finais do NBB.

Já nos playoffs, depois de série quartas de final duríssima contra o São José/Unimed, vencida pelos rubro-negros apenas na quinta partida, o Flamengo encarou a Winner/Limeira, segundo colocado na fase de classificação, na semifinal e com vitória nos três primeiros jogos da série, aplicou a varrida e garantiu vaga na grande Final.

Contando sempre com o alto rendimento de Marquinhos, com atuações importantes de Laprovittola e Meyinsse, com a boa participação de Benite e Olivinha e possuindo a estrela do experiente ídolo Marcelinho Machado, herói da conquista da vaga para a Final, o Flamengo provou mais uma vez sua força de seu grupo e novamente disputa o título do principal campeonato do país.

“Ganhar um NBB é muito especial. É o momento em que você chega no final da temporada disputando o título de um campeonato que a cada ano cresce mais. Estamos muito felizes em estar nessa decisão. Já tive a oportunidade de jogar muitos campeonatos grandes, como Olimpíada e Copa do Mundo, mas cada Final de NBB é um friozinho diferente na barriga. É a minha terceira Final de NBB seguida e eu quero mais um título”, declarou Marquinhos.

Olivinha, do Flamengo

O Flamengo, do ala/pivô Olivinha, pode conquistar seu quarto título do NBB, o terceiro de forma consecutiva  (Luiz Pires/LNB)

Agora, na próxima terça-feira (26/05), às 21h30 (horário de Brasília), direto da HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), o Flamengo dará início a série melhor de três jogos da grande Final do NBB 7 contra o Bauru, com transmissão ao vivo do SporTV.

O Jogo 2 da série Final, com mando do Bauru, será disputado no sábado (30/05), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), às 10 horas, partida que será transmitida ao vivo no SporTV e na Rede Globo. Se necessário, o terceiro e decisivo jogo da série Final será disputado no dia 06/06, mais uma vez em Marília (SP), às 10 horas, ao vivo no SporTV e Rede Globo.

“Quero agradecer ao Flamengo por confiar no nosso trabalho. Nosso início de campeonato não foi como era esperado por todos, mas tínhamos a expectativa de que entraríamos na competição de uma maneira diferente. Apesar de tudo, cá estamos preparados para mais uma Final, duríssima, contra a equipe de Bauru, que também mereceu muito chegar até aqui”, concluiu o técnico do Flamengo, José Neto.