#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ferveue virou

15-05-2017 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Doze pontos atrás, Jefferson e Alex “on fire” e Panela em chamas: Bauru faz terceiro quarto avassalador e reacende chama da esperança na série

Bauru “acreditou” e mudou a história com vitória por 34 a 17 no 3º quarto (João Pires/LNB)

Os dois primeiros quartos mostravam a temporada do Gocil/Bauru Basket estava chegando ao fim. Jogando por música, o EC Pinheiros parecia caminhar para mais uma sólida vitória em pleno Panela de Pressão lotado. Mas tudo mudou na volta dos vestiários, e a história foi completamente diferente.

Depois de ir para o intervalo com 12 pontos atrás (46 a 38), o Dragão voltou do vestiário literalmente pegando fogo e não só reverteu o cenário como ainda abriu caminho o expressivo triunfo da sobrevivência na série semifinal, que agora tem placar de 2 a 1 para os pinheirenses.

“Os jogadores perceberam que a maneira que estávamos jogando não estava funcionando. Se não mudássemos a postura e confiança, estaríamos fora do campeonato. Foi importante ter a consciência de jogar solto, correndo, defendendo, o que sempre fizemos bem. Isso foi nos dando confiança e nosso ataque fluiu bem, isso fez a diferença na porcentagem que tivemos”, declarou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.

+Confira como foi a vitória do Bauru por 94 a 77 sobre o Pinheiros no Jogo 3

Para conseguir tal reviravolta, a equipe da casa mostrou a força da melhor defesa da fase de classificação e viu a dupla Jefferson e Alex Garcia “pegar fogo e comandar a virada bauruense. Com 12 pontos cada, os dois fizeram mais 24 dos 34 pontos da equipe no período e ajudaram o Dragão a reverter o placar e ainda abrir cinco pontos (68 a 63).

O Brabo foi perfeito nos tiros longos e acertou três bolas em três tentadas (100%) na parcial. Já Jefferson converteu duas em três arremessadas (66,7%). Tudo isso fez a torcida inflamar e incendiar as arquibancadas do Ginásio Panela de Pressão, que vibrou a cada arremesso certo como se fosse uma grande Final.

Com 31 pontos, Jefferson fez 12 no terceiro quarto e foi o grande destaque da partida (João Pires/LNB)

“Melhoramos a defesa, encaixamos o jogo e crescemos no segundo tempo. Os jogadores foram entrando no jogo pouco a pouco e no final todos estavam muito confiantes, o que foi fundamental para conseguirmos essa vitória. Agora vamos para São Paulo cheios de confiança para buscar o empate na série”, comentou Jefferson, cestinha da partida com 31 pontos.

Curiosamente, o terceiro quarto foi o fator das duas primeiras vitórias do Pinheiros na série. No Jogo 1, o clube da capital paulista ganhou a terceira parcial por 23 a 9, enquanto que no segundo duelo, no Panela de Pressão, aplicou 29 a 17 no período depois do intervalo. Desta vez, o Bauru deu o troco na mesma moeda e o venceu por 34 a 17.

O grande momento do Bauru no terceiro quarto se estendeu aos dez minutos finais, em que a equipe permaneceu dominante em quadra e chegou a abrir 19 pontos de vantagem (94 a 75). Desta forma, o esquadrão da Cidade Sem Limites administrou a margem construída e fechou o Jogo 3 com uma expressiva vitória por 94 a 77.

Com o resultado positivo em casa, o Bauru forçou a realização do Jogo 4 no sábado (20/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo simultânea na Band e no SporTV.

“Foi só acreditar no nosso potencial e no que fizemos durante toda a temporada. Foi importante sairmos dessa situação difícil, não só na série por conta da desvantagem de 2 a 0, mas dentro do jogo, em que estávamos 12 pontos atrás. Tivemos dignidade para recuperar a confiança no terceiro quarto para virar esse jogo. Com certeza levaremos essa confiança para São Paulo para tentar empatar a série”, finalizou o técnico Demétrius.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Bauru sobreviveu e forçou a realização do Jogo 4, que será no sábad0, em São Paulo (João Pires/LNB)