#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fez chover

18-04-2017 | 12:45
Por Liga Nacional de Basquete

Com 36 pontos, Holloway estabelece recorde histórico e comanda vitória do Pinheiros no Jogo 5

O que fez Desmond Holloway no Ginásio Henrique Villaboim na noite desta segunda-feira (17/04) foi histórico. Autor de 36 pontos, o norte-americano teve uma atuação de gala e comandou a vitória do EC Pinheiros diante do Vasco da Gama no quinto jogo da série de oitavas de final do NBB CAIXA 2016/2017.

Com os 36 pontos, Holloway cravou a maior marca em um Jogo 5 da história dos playoffs do NBB CAIXA. De quebra, o jogador ainda igualou o recorde de pontos desta temporada, estabelecido por Davi Rossetto, do Solar Cearense, durante a fase de classificação.

No embalo de seu cestinha, o Pinheiros fechou a série contra o Vasco em 3 a 2 e garantiu vaga nas quartas de final. Agora, a equipe terá mais uma pedreira pela frente e enfrentará o atual tetracampeão Flamengo. O primeiro jogo será nesta sexta-feira, às 21h30, em São Paulo.

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa da vitória pinheirense

“Conseguimos fazer um grande jogo e foi uma grande noite. Agora teremos mais um grande time pela frente e o confronto contra o Flamengo será duríssimo. Temos que levar as coisas boas dessa série, melhorar o que está ruim e continuar jogando com confiança”, disse Holloway.

Decisivo e letal: Holloway teve aproveitamento espetacular nos arremessos durante a partida (Ricardo Bufolin)

Sem se mostrar nervoso com a partida decisiva, Holloway viveu uma noite inspirada. Responsável por lindas jogadas individuais, o camisa 22 chamou a responsabilidade nos momentos decisivos e ainda teve um aproveitamento espetacular, com 13 arremessos de quadra convertidos em 18 tentativas (72,2%).

“Eu me senti muito bem na partida de hoje. Meus companheiros e a comissão técnica me passam muita confiança e isso faz toda a diferença. Foi uma grande vitória, estou muito feliz, mas não há tempo para comemorar e já temos que pensar no próximo confronto”, disse Holloway, que teve 5/7 nos arremessos de três pontos e 8/11 nas bolas de dois.

Com 13 pontos, o norte-americano comandou o Pinheiros no primeiro tempo. Mas foi na segunda que ele brilhou ainda mais. No terceiro quarto foram mais dez pontos. Já na parcial final, Holloway “fez chover” e marcou 14 dos 20 pontos da equipe.

Só sorrisos: Holloway foi bastante festejado por seus companheiros ao final do jogo (Ricardo Bufolin/ECP)

Restando pouco mais de três minutos para o fim, o Vasco chegou a diminuir a vantagem pinheirense para apenas três pontos (82 a 79). No lance seguinte, Holloway encarou a marcação vascaína e, mesmo marcado, converteu uma bola de três pontos (85 a 79). Pouco tempo depois, com mais dois pontos, colocou a vantagem pinheirense em oito pontos (87 a 79).

“O Holloway é um jogador tecnicamente acima da média. Ele sempre será ‘caçado’ pelas defesas adversárias, mas ele soube muito bem alternar o jogo dele, com passes, finalizações tanto de dentro como fora do garrafão, e fez um grande jogo”, elogiou o comandante César Guidetti.

Esta não foi a primeira vez que Hollloway brilhou em um Jogo 5 nos playoffs do NBB CAIXA. Na época atuando pelo Paulistano/Corpore, o jogador marcou 30 pontos na vitória sobre o São José e foi decisivo para que a equipe chegasse à decisão da temporada 2013/2014.

Dono de um incrível poderio ofensivo, o ala nascido no Estado de Indiana (EUA) está em sua quinta temporada no NBB CAIXA e já registra expressivos 3.225 pontos em 181 jogos, com uma alta média de 17,8 pontos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca