#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele conheceos dois lados

29-05-2019 | 07:45
Por Liga Nacional de Basquete

Único na história do NBB CAIXA a disputar Finais como técnico e jogador, Helinho Garcia revela desafios diferentes nas duas funções

Coloca o uniforme, amarra o tênis, respira e vai para a quadra. Por muito tempo essa foi a rotina de Helinho Garcia como jogador. Agora, como técnico do Sesi Franca Basquete, essa rotina já não é a mesma, mas um ponto muito importante ainda se mantém: o costume de chegar em Finais.

Com seis títulos nacionais em sete decisões disputadas (pelo Campeonato Brasileiro da CBB) e mais duas Finais do NBB CAIXA no currículo, Helinho adquiriu muita experiência em disputas de título durante os anos em que atuou como atleta profissional.

Na atual temporada, o treinador se tornou o primeiro da história a disputar as Finais do NBB CAIXA como jogador e como técnico – foi finalista nas temporadas 2010/2011 (Franca) e 2012/2013 (Uberlândia) como atleta e acabou como vice-campeão em ambas.

Mas, afinal, qual é a diferença de disputar uma final como jogador e como técnico? Helinho respondeu essa questão.

“O orgulho, a alegria e a sensação são muito parecidos. Agora, o foco e os desafios de técnico e jogador são diferentes. O atleta fica preocupado no que ele vai fazer dentro de quadra, onde ele pode explorar determinadas virtudes individuais e problemas do adversário, por exemplo. Já o técnico abrange um leque de fatores muito maior, seja na preocupação de seus jogadores, adversários e na equipe em geral. Então, o leque de opções, os fatores de trabalho e os conceitos da função de um treinador são muito mais complexos que de um jogador”, disse o treinador.

Para Helinho Garcia, os desafios na função de treinador são mais complexos (Montagem/LNB)

Em Finais, muitos se apegam em superstições e rituais antes de jogos importantes, e com Helinho Garcia não é diferente. Mesmo fora da quadra, o treinador ainda segue à risca uma rotina metódica antes das partidas.

“Tanto quando jogador e agora como técnico, sigo uma rotina muito metódica nos dias de jogos. Seja com os horários dos treinos, do bate bola da manhã, do almoço, descanso, do lanche e até de ir para o ginásio, sigo sempre uma forma muito metódica. Além, é claro, da oração que sempre faço antes de entrar em quadra. Fora isso, tenho algumas outras superstições que são mais corriqueiras”, afirmou o comandante.

Rituais da época em que jogava ainda fazem parte da rotina de Helinho Garcia como treinador (Fotojump/LNB)

+Helinho comenta a importância do retorno de Hettsheimeir ao time titular após lesão 

Seis vezes campeão brasileiro, Helinho Garcia teve uma carreira vitoriosa como jogador, e isso se deve muito a seu pai, Hélio Rubens. Ao todo, foram 23 anos de trabalho junto ao pai que, segundo o atual treinador francano, contribuíram não só para a sua formação como atleta e treinador, mas também como homem.

“Meu pai foi fundamental na minha formação como atleta e como homem. Por ter trabalhado tanto tempo com ele, praticamente 23 anos, trago conceitos que sei que foram fundamentais para o seu sucesso e que não abro mão, como respeito, disciplina, ética pelo bem comum, além de fazer tudo com a maior intensidade possível. São conceitos que aprendi com ele e tento trazer para as equipes que trabalho, tanto para a comissão técnica como para os jogadores, passando isso de maneira sincera e aberta. Faço isso porque sei que esses conceitos são essências não somente para as vitórias, mas também para o nosso crescimento como profissional e pessoa”afirmou o técnico.

Helinho Garcia tem seguido os passos do pai e, assim como ele, pode conquistar de nível nacional com o Franca (FotoJump/LNB)

Agora, Helinho Garcia terá a oportunidade de continuar trilhando os caminhos do pai e conquistar um título de nível nacional com o Franca. A equipe da Capital do Basquete, que lidera a série final (2 a 1), precisa de apenas mais uma vitória para se sagrar campeã do NBB CAIXA 2018/2019.

A bola sobe para o Jogo 4 neste sábado (01/06), às 14h30, no Ginásio do Maracanãzinho, com transmissão ao vivo em quatro plataformas distintas: os canais Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA, este que contará com programetes pré e pós-jogos, com oferecimento da Budweiser.

+Quer entrar no clima das Finais? Assista aos Pré e Pós-Jogo no Facebook do NBB CAIXA

Franca precisa de apenas mais uma vitória para ser campeão do NBB CAIXA (FotoJump/LNB)

Para a partida decisiva, Helinho Garcia demonstra estar extremamente motivado.

“Minha cabeça está boa. Estou motivado e confiante para que possamos fazer uma grande partida. Estamos muito alinhados dentro daquilo que é importante fazermos, seja comissão técnica, jogadores ou torcida. O que me dá essa confiança é exatamente a estrutura e os conceito que os jogadores abraçaram de uma forma honesta e forte. Tenho certeza que esse título pode ser, mais uma vez, a consagração do que o time tem executado ao longo dessa temporada, com as conquistas do Campeonato Paulista e da Liga Sul-Americana e agora, quem sabe, com a conquista do título brasileiro”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.