#JOGAJUNTO

NBB Caixa

tudo sobre oclássico

30-10-2018 | 12:27
Por Liga Nacional de Basquete

Histórico de playoffs, reencontros marcantes e duelo de cestinhas: saiba tudo sobre Flamengo e Mogi, que se enfrentam nesta terça-feira, ao vivo na ESPN

Com retrospecto de jogos emocionantes, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor realizarão um duelo quente pelo NBB CAIXA 2018/2019.  O confronto desta terça-feira (30/10), na Arena Carioca 1, às 20 horas, ao vivo na ESPN, colocará frente a frente duas das melhores equipes até o momento na maior competição do basquete nacional.

+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA 2018/2019

Sinônimo de bom jogo, a expectativa da partida entre cariocas e paulistas é grande, principalmente pelo último encontro entre os times na semifinal da última edição do NBB CAIXA.

Na atual temporada, as equipes se encontram em situações similares, com bons inícios na competição. O Flamengo se mantém invicto, com três vitórias em três jogos, e detém a primeira colocação do campeonato. Já o Mogi, com os mesmos três triunfos, mas em quatro jogos, ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 75% de aproveitamento.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

Confira um pouco mais sobre os fatores que prometem apimentar ainda mais o confronto entre Flamengo e Mogi:

Retrospecto favorável para o Flamengo

As equipes se enfrentaram nas semifinais do último NBB CAIXA, com triunfo do Mogi (Fotojump/LNB)

Flamengo e Mogi já se tornou um dos clássicos do NBB CAIXA. Ao todo, os dois times se enfrentaram 25 vezes desde a edição 2012/2013, ano da estreia do time mogiano na competição, com retrospecto favorável para o time da Gávea. Foram 18 triunfos para os rubro-negros contra sete da equipe paulista (72% de aproveitamento nos confrontos diretos entre as equipes).

Mesmo com o retrospecto negativo, o Mogi encontrou o seu tradicional rival nas semifinais da última temporada e conseguiu sair vitorioso. Na ocasião, a equipe comandada por Jorge Guerra encerrou a série em 3 a 1, após jogo mágico do ala Shamell, com 40 pontos, e foi para a finalíssima contra o Paulistano/Corpore.

Mas engana-se quem acha que esse foi o primeiro duelo de playoffs entre as equipes. Os dois times se enfrentaram outras duas vezes em séries semifinais, ambas vencidas pelo Flamengo: 2013/2014 (3 a 1) e 2015/2016 (3 a 2). Entendeu porque essa rivalidade é tão grande?

Noite de reencontro 

JP Batista defendeu as cores do Flamengo por três temporadas antes de se transferir para o Mogi (Fotojump/LNB)

A partida também marcará o reencontro entre uma figura muito importante da história recente do Flamengo. O experiente pivô JP Batista, do Mogi, enfrentará seu ex-time pela primeira vez no NBB CAIXA.

Com uma linda história com a camisa rubro-negra, JP chegou à equipe carioca em 2015 na equipe e permaneceu por lá até o final da última temporada.

De lá pra cá o pivô anotou bons números. Ao todo, em três anos com as cores do time da Gávea, JP alcançou médias de 11,6 pontos, 3,9 rebotes e 1,9 assistências, além fazer parte do elenco campeão do NBB CAIXA 2015/2016.

+Estatísticas completas da carreira de JP Batista no NBB CAIXA

Já na atual temporada, com as cores do Mogi, o pivô começou com tudo. Até aqui, JP conseguiu em quatro jogos a média de 21,5 pontos por partida e se tornou líder do fundamento em sua equipe, além de ser o segundo colocado no ranking geral da temporada e o líder no índice de eficiência da competição (26,5).

Outro que também que terá uma noite de “reencontro” com o time da gávea é o jovem armador Arhtur Pecos. Após uma temporada com a camisa do rubro-negro, o armador de 24 anos anotou médias de 5,8 pontos e 2,9 assistências em 35 jogos.

+Estatísticas completas da carreira de Pecos no NBB CAIXA

Shamell x Marquinhos

Shamell e Marquinhos são os dois maiores cestinhas do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

O duelo também colocará frente a frente os dois maiores cestinhas do NBB CAIXA: os alas Marquinhos e Shamell, do Flamengo e Mogi, respectivamente.

+Estatísticas completas da carreira de Shamell no NBB CAIXA

Com bagagem de 11 temporadas na maior competição nacional, o ala mogiano acumulou até aqui 6.693 pontos em sua extensa carreira – média de 18,7 pontos, além de 4,1 rebotes e 3,1 assistências em 358 jogos.

Já o ala Marquinhos, do Flamengo, em dez temporadas no NBB CAIXA, anotou  5.930 pontos em 322 jogos – média de 18,4 pontos, além de 4,2 rebotes e 3,1 assistências.

+Estatísticas completas da carreira de Marquinhos no NBB CAIXA

De Conti x Guerrinha: adversários tradicionais

Guerrinha e Gustavo De Conti em partida entre Mogi e Paulistano na última temporada do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)

De um lado o atual campeão do NBB CAIXA, e do outro um experiente e consagradíssimo treinador. Rivais de longa data, Gustavo De Conti e Guerrinha estarão frente a frente no jogo dessa terça-feira entre Flamengo e Mogi.

Com status de treinadores consagrados, o duelo entre cariocas e paulistas promete ser quente também na área técnica.

No confronto direto entre os comandantes, o retrospecto é favorável para o treinador do Mogi. Em 21 jogos contra o técnico rubro-negro, Guerrinha venceu em 11 oportunidades, contra dez de De Conti.

Em sua passagem pelo Bauru, de 2008 a 2015, o comandante mogiano enfrentou De Conti em 12 oportunidades no NBB CAIXA e saiu vitorioso em oito jogos.

Já a partir de 2016, com as cores do Mogi, o retrospecto mudou. Ao todo, foram oito confrontos contra o Paulistano de Gustavinho, com cinco vitórias para o até então treinador do CAP, com direito a vitória na Final da última edição do NBB CAIXA por 3 a 1.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.