HOJE
tudo sobre oclássico
Por Liga Nacional de Basquete
Histórico de playoffs, reencontros marcantes e duelo de cestinhas: saiba tudo sobre Flamengo e Mogi, que se enfrentam nesta terça-feira, ao vivo na ESPN
Com retrospecto de jogos emocionantes, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor realizarão um duelo quente pelo NBB CAIXA 2018/2019. O confronto desta terça-feira (30/10), na Arena Carioca 1, às 20 horas, ao vivo na ESPN, colocará frente a frente duas das melhores equipes até o momento na maior competição do basquete nacional.
+Confira a tabela completa de jogos do NBB CAIXA 2018/2019
Sinônimo de bom jogo, a expectativa da partida entre cariocas e paulistas é grande, principalmente pelo último encontro entre os times na semifinal da última edição do NBB CAIXA.
Na atual temporada, as equipes se encontram em situações similares, com bons inícios na competição. O Flamengo se mantém invicto, com três vitórias em três jogos, e detém a primeira colocação do campeonato. Já o Mogi, com os mesmos três triunfos, mas em quatro jogos, ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 75% de aproveitamento.
+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019
Confira um pouco mais sobre os fatores que prometem apimentar ainda mais o confronto entre Flamengo e Mogi:
Retrospecto favorável para o Flamengo

As equipes se enfrentaram nas semifinais do último NBB CAIXA, com triunfo do Mogi (Fotojump/LNB)
Flamengo e Mogi já se tornou um dos clássicos do NBB CAIXA. Ao todo, os dois times se enfrentaram 25 vezes desde a edição 2012/2013, ano da estreia do time mogiano na competição, com retrospecto favorável para o time da Gávea. Foram 18 triunfos para os rubro-negros contra sete da equipe paulista (72% de aproveitamento nos confrontos diretos entre as equipes).
Mesmo com o retrospecto negativo, o Mogi encontrou o seu tradicional rival nas semifinais da última temporada e conseguiu sair vitorioso. Na ocasião, a equipe comandada por Jorge Guerra encerrou a série em 3 a 1, após jogo mágico do ala Shamell, com 40 pontos, e foi para a finalíssima contra o Paulistano/Corpore.
Mas engana-se quem acha que esse foi o primeiro duelo de playoffs entre as equipes. Os dois times se enfrentaram outras duas vezes em séries semifinais, ambas vencidas pelo Flamengo: 2013/2014 (3 a 1) e 2015/2016 (3 a 2). Entendeu porque essa rivalidade é tão grande?
Noite de reencontro

JP Batista defendeu as cores do Flamengo por três temporadas antes de se transferir para o Mogi (Fotojump/LNB)
A partida também marcará o reencontro entre uma figura muito importante da história recente do Flamengo. O experiente pivô JP Batista, do Mogi, enfrentará seu ex-time pela primeira vez no NBB CAIXA.
Com uma linda história com a camisa rubro-negra, JP chegou à equipe carioca em 2015 na equipe e permaneceu por lá até o final da última temporada.
De lá pra cá o pivô anotou bons números. Ao todo, em três anos com as cores do time da Gávea, JP alcançou médias de 11,6 pontos, 3,9 rebotes e 1,9 assistências, além fazer parte do elenco campeão do NBB CAIXA 2015/2016.
+Estatísticas completas da carreira de JP Batista no NBB CAIXA
Já na atual temporada, com as cores do Mogi, o pivô começou com tudo. Até aqui, JP conseguiu em quatro jogos a média de 21,5 pontos por partida e se tornou líder do fundamento em sua equipe, além de ser o segundo colocado no ranking geral da temporada e o líder no índice de eficiência da competição (26,5).
Outro que também que terá uma noite de “reencontro” com o time da gávea é o jovem armador Arhtur Pecos. Após uma temporada com a camisa do rubro-negro, o armador de 24 anos anotou médias de 5,8 pontos e 2,9 assistências em 35 jogos.
+Estatísticas completas da carreira de Pecos no NBB CAIXA
Shamell x Marquinhos

Shamell e Marquinhos são os dois maiores cestinhas do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
O duelo também colocará frente a frente os dois maiores cestinhas do NBB CAIXA: os alas Marquinhos e Shamell, do Flamengo e Mogi, respectivamente.
+Estatísticas completas da carreira de Shamell no NBB CAIXA
Com bagagem de 11 temporadas na maior competição nacional, o ala mogiano acumulou até aqui 6.693 pontos em sua extensa carreira – média de 18,7 pontos, além de 4,1 rebotes e 3,1 assistências em 358 jogos.
Já o ala Marquinhos, do Flamengo, em dez temporadas no NBB CAIXA, anotou 5.930 pontos em 322 jogos – média de 18,4 pontos, além de 4,2 rebotes e 3,1 assistências.
+Estatísticas completas da carreira de Marquinhos no NBB CAIXA
De Conti x Guerrinha: adversários tradicionais

Guerrinha e Gustavo De Conti em partida entre Mogi e Paulistano na última temporada do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)
De um lado o atual campeão do NBB CAIXA, e do outro um experiente e consagradíssimo treinador. Rivais de longa data, Gustavo De Conti e Guerrinha estarão frente a frente no jogo dessa terça-feira entre Flamengo e Mogi.
Com status de treinadores consagrados, o duelo entre cariocas e paulistas promete ser quente também na área técnica.
No confronto direto entre os comandantes, o retrospecto é favorável para o treinador do Mogi. Em 21 jogos contra o técnico rubro-negro, Guerrinha venceu em 11 oportunidades, contra dez de De Conti.
Em sua passagem pelo Bauru, de 2008 a 2015, o comandante mogiano enfrentou De Conti em 12 oportunidades no NBB CAIXA e saiu vitorioso em oito jogos.
Já a partir de 2016, com as cores do Mogi, o retrospecto mudou. Ao todo, foram oito confrontos contra o Paulistano de Gustavinho, com cinco vitórias para o até então treinador do CAP, com direito a vitória na Final da última edição do NBB CAIXA por 3 a 1.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca