#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Foco no NBB

28-02-2019 | 04:31
Por Liga Nacional de Basquete

Após vice da Intercontinental, Flamengo “vira a chave” e retorna ao NBB CAIXA em clássico contra Botafogo, ao vivo no Fox Sports

Depois de conquistar o vice-campeonato da Copa Intercontinental há duas semanas, o Flamengo “virou a chave” e voltou a focar 100% no NBB CAIXA.

“A Intercontinental foi uma ótima experiência internacional e de nível altíssimo. Fizemos uma partida muito boa contra o Austin Spurs, da G-league, e na final tivemos outra boa atuação, na medida do possível, contra o AEK Atenas. Eles levaram vantagem na rotação, com jogadores maiores e, em alguns casos, melhores fisicamente, e isso limitou nossas opções táticas no duelo”, disse Gustavo De Conti, técnico do Flamengo.

Flamengo foi o representante brasileiro na Copa Intercontinental 2019 (Gaspar Nóbrega/FIBA)

Pelo NBB, a equipe não atuava desde o dia 05 de fevereiro. Na ocasião, a equipe do Jardim Europa venceu o Sesi Franca Basquete, em casa, no Tijuca Tênis Clube, por 79 a 74.

Agora, nesta sexta-feira (01/03), o rubro-negro carioca voltará às quadras do NBB CAIXA no clássico com o Botafogo, fora de casa, no Ginásio Oscar Zelaya, às 21h10, com transmissão ao vivo no FoxSports.

Atualmente, o Flamengo é o terceiro colocado na tabela de classificação do NBB CAIXA, atrás de Franca e Pinheiros, e detém campanha de 16 vitórias em 20 jogos – 80% de aproveitamento.

E para subir na tabela e, quem sabe, começar uma escalada rumo à liderança da competição, o clube da Gávea precisará de uma vitória no clássico carioca.

“Precisamos fazer a nossa parte, que é vencer as nossas partidas. É uma tarefa dura e difícil, mas se quisermos liderar precisamos vencer todos os nossos compromissos daqui em diante. O lado ruim é que agora, além de fazermos a nossa parte, precisamos torcer por resultados negativos de Franca e Pinheiros. Mas deixando isso de lado, temos que fazer a nossa parte para chegarmos fortes nos playoffs”, disse o treinador do Flamengo.

No clássico carioca, Flamengo busca vitória para subir na tabela de classificação (Staff Images/Flamengo )

Para o clássico contra o Botafogo, o Flamengo terá do seu lado um retrospecto extremamente positivo nesta temporada. Ao todo, em seis confrontos diretos até aqui (quatro pelo Campeonato Carioca, um pelo NBB CAIXA e um pela Copa Super 8), o rubro-negro saiu de quadra vitorioso em todas as ocasiões.

“Cada jogo contra o Botafogo é uma história diferente. Apesar de vencermos todos os confrontos contra eles no ano, alguns com placares elásticos, normalmente jogar com o Botafogo sempre é duro”, disse o comandante do clube da Gávea.

E a preparação na Gávea para o clássico anda a todo vapor no retorno ao NBB CAIXA. E segundo o treinador do time rubro-negro, o foco principal no duelo será a defesa.

“O Botafogo é uma equipe muito bem treinada pelo Léo (Figueiró), com jogadores muito versáteis, que podem defender e atacar bem em qualquer posição. Mas se quisermos vencer teremos que colocar em ação o nosso ponto forte nessa temporada: a defesa. Temos a melhor defesa da fase de classificação do NBB (média de 71,7 pontos sofridos por jogo), e devemos limitar o máximo possível as ações ofensivas do Botafogo e dominar os rebotes”, disse o treinador.

Mas se por um lado De Conti está preocupado com sua defesa, do outro a equipe rubro-negra terá alguns reforços de peso para o clássico carioca.

“Alguns jogadores nossos estavam fora e isso atrapalhou um pouco a semana de treinos. Tivemos o Marquinhos, Varejão e o Mineiro com a Seleção Brasileira, e o Nesbitt com a seleção de Bahamas. Além disso, ainda houve a baixa do Olivinha, que retornou de lesão hoje (véspera da partida). Por serem atletas que jogam quase na mesma posição, isso desconfigurou um pouco o treino e, por esse lado, foi algo ruim nessa semana de preparação”, disse De Conti, que completou:

“Mas mesmo com isso, com exceção do Olivinha, todos estavam jogando. Graças a esse fato, ritmo de jogo e parte física não irão faltar, mas sem dúvida é muito melhor treinar com o time completo”, finalizou.

Capitão do Flamengo, Marquinhos retornou da Seleção Brasileira e estará à disposição de De Conti (Marcelo Cortes/Flamengo)

Dentre esses nomes, Marquinhos, capitão e um dos principais jogadores do Flamengo na competição, será uma das principais armas usadas pelo Flamengo no clássico.

E os números comprovam isso. Ao todo, após 20 jogos, o ala do clube da Gávea anotou médias de 14,6 pontos, 4,4 rebotes, 2,5 rebotes e 14,5 de eficiência na atual temporada do NBB CAIXA.

“O Marquinhos é o nosso capitão, exerce uma liderança muito positiva para o time e sabe o que fazer dentro de quadra para ganhar os jogos. Temos grandes líderes no elenco, e sem dúvida o Marquinhos é um dos principais. Ele lidera tanto por atitude quanto tecnicamente dentro de quadra. É um cara sem vaidade, que tem ajudado muita na defesa e está disposto a fazer tudo o que for necessário para o time ser campeão. Consigo ver nos olhos dele a determinação de fazer tudo o que for possível para que o Flamengo seja campeão do NBB nesta temporada”, disse De Conti.

Depois do clássico com o Glorioso, a equipe do técnico Gustavo De Conti terá duas partida em casa, contra Life Fitness/Minas e Sendi/Bauru Basket, nos dias 09 e 12 de março.

+Tabela de jogos do Flamengo no NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.