HOJE
Forte como sempre
Por Liga Nacional de Basquete
São José anuncia importantes renovações e contratações para a próxima temporada: Quezada, Caio, Dedé e Gustavo ficam e Valtinho, Betinho, Drudi e Renan Lenz chegam

Caio seguirá como a referência do São José no garrafão para a próxima temporada (Fabio Menotti/Palmeiras)
O São José/Unimed seguirá com um elenco forte para a próxima temporada. Depois de perder Fúlvio para o UniCEUB/BRB/Brasília e Jefferson Willian para o Paschoalotto/Bauru, a diretoria da equipe do Vale do Paraíba tratou de acalmar os ânimos de sua torcida e, na manhã desta terça-feira, anunciou importantes renovações e contratações para as disputas do NBB 2014/2015, Campeonato Paulista 2014 e Liga das Américas 2015.
Com contrato por mais um ano com o time, o pivô Caio Torres e o ala Dedé, titulares durante toda a última temporada, seguem na equipe. Enquanto isso, o armador dominicano Quezada, que chegou ao São José em meio a disputa do NBB 2013/2014 e acabou sendo um dos grandes destaques da competição, acertou sua renovação, assim como o jovem ala Gustavo.
Junto da permanência do quarteto, a equipe paulista também acertou com quatro reforços: o experiente armador Valtinho, ex-Unitri/Magazine Luiza, o ala/armador Betinho, ex-Minas Tênis Clube, o ala/pivô Renan Lenz, que estava no basquete universitário norte-americano e o pivô Drudi, ex-SKY/Basquete Cearense.
“Nós estamos muito felizes com a manutenção de uma base e de termos conseguido acertar com importantes reforços. A gente está muito feliz do empenho da Prefeitura por nos manter uma equipe competitiva. Contamos com o esforço de todo mundo por aqui e acho que vamos conseguir deixar São José brigando sempre pelas primeiras posições nos campeonatos que iremos disputar”, exaltou o técnico Zanon, que segue no comando da equipe.
Maior pontuador da equipe no NBB 2013/2014, com média de 17,9 pontos por jogo, além de cravar dois novos recordes da fase de playoffs do maior campeonato de basquete do país – 50 pontos diante do UniCEUB/BRB/Brasília no segundo jogo das quartas de final e 19 assistências frente ao Palmeiras/Meltex na primeira partida da fase anterior – Quezada continua na equipe e agora terá a chance de iniciar a temporada desde o início ao lado de seus companheiros.

Chegou, brilhou e ficou: Quezada segue no São José por mais uma temporada (João Pires/LNB)
Grande reforço da equipe antes do início da última temporada, Caio Torres viveu bons momentos no último NBB com a camisa joseense, especialmente nas Finais, em que registrou médias de 13,9 pontos e 9,3 rebotes por partida, e seguirá como uma das referências da equipe. Por sua vez, Dedé irá para o quarto ano seguido em terras joseenses, enquanto que Gustavo agradou a comissão técnica e permanecerá por mais uma temporada.
Aliado à permanência de importantes peças, São José conseguiu acertar com importantes reforços. Se o “garçom” Fúlvio saiu, a equipe acertou com o “maestro” Valtinho, que foi o líder no ranking de assistências da última temporada do NBB, com média de 7,5 passes decisivos por partida.

Valtinho chega para ocupar a lacuna deixada por Fúlvio (João Pires/LNB)
“Fúlvio e Valtinho sempre foram dois jogadores que me encantaram muito. São dois atletas de altíssimo nível. Infelizmente não consegui trabalhar com o Fúlvio. Ele perdeu a última temporada por lesão e fico muito triste de não poder ter dirigido o time com ele. Mas agora posso dizer que estou muito feliz de poder contar com o Valtinho e tenho certeza que fizemos uma boa reposição nessa posição”, declarou Zanon.
Depois de passar as duas últimas temporadas atuando pelo Minas Tênis Clube, o ala Betinho chega ao São José para disputar sua sétima temporada de NBB. O ala, de 26 anos e 1,95m de altura, fez sua estreia na competição nacional pelo Winner/Kabum/Limeira. Depois, passou três anos atuando pelo Paulistano/Unimed e, por fim, atuou no clube de Belo Horizonte. Ao todo, o jogador já disputou 178 partidas no maior campeonato de basquete do país e soma média de 13,2 pontos por jogo.
Outro atleta com bastante experiência no NBB contratado pela equipe foi o pivô Drudi. Aos 32 anos, o jogador, de 2,04m de altura, já vestiu as camisa do Franca Basquete, Minas Tênis Clube e SKY/Basquete Cearense, sua última equipe. Um dos 16 atletas com mais de 200 jogos disputados na competição nacional, o novo pivô joseense entrou em quadra 205 vezes e registra médias de 12,4 pontos e 6,2 rebotes por partida.
Enquanto isso, o ala/pivô Renan Lenz viverá sua primeira experiência como profissional. Natural da cidade de Santo Angelo, no Rio Grande do Sul, o atleta, de 23 anos, atuou nas categorias de base de Lajeado (RS) e Araraquara (SP) antes de se transferir para o basquete universitário dos Estados Unidos. Em solo norte-americano, o ala/pivô jogou por duas equipes diferentes: Arizona Western College e o Utah Utes.
Com os oito jogadores confirmados, São José iniciou as atividades e seu primeiro compromisso será no dia 07 de agosto, frente ao Internacional de Santos/FUPES pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2014. Até lá, a diretoria espera acertar a chegada de mais alguns reforços pontuais.
“Montamos uma boa base e agora vamos atrás de peças pontuais para nosso elenco. Temos uma ou outra posição que ainda precisamos contratar e nos próximos dias deveremos ter mais novidades”, concluiu o técnico Zanon.

Ex-Minas, Betinho será uma das opções do técnico Zanon para a próxima temporada (Orlando Bento/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca