HOJE
Garantido nas semis
Por Liga Nacional de Basquete
Londrina vence Cerrado fora de casa e garante vaga direta nas semifinais da Liga Ouro 2019
O Londrina Unicesumar Basketball segue impossível na Liga Ouro 2019. No último sábado (13/04), o time londrinense venceu o Cerrado Basquete fora de casa, no Ginásio da Iesplan, em Brasília (DF), por 85 a 76, e garantiu uma vaga direta nas semifinais.
Essa foi a nona vitória da equipe paranaense em 12 partidas disputadas na competição (75% de aproveitamento). Líder isolado, o time ainda garantiu uma vaga direta nas semifinais do campeonato – caso perca as duas partidas restantes, a equipe só poderá ser ultrapassada pelo Campo Mourão, segundo colocado.
+Tabela de classificação da Liga Ouro 2019
O ponto forte do Londrina foi o jogo coletivo. No total, cinco atletas ultrapassaram os dois dígitos na pontuação: o ala Gabriel Servelin (16), o armador Stefano (15), o ala/pivô Walisson Guilherme (14), o pivô Léo Bispo (11) e o ala Aquiles (dez).
O cestinha da partida foi o ala/pivô Nando, do Cerrado, com 19 pontos. Além dele, o ala Evan Zabriski também se destacou com 17 pontos, nove rebotes e 22 de eficiência, e o armador Patrick Carioca contribuiu com 16 pontos, seis rebotes e oito assistências (19 de eficiência).
+Juventude e ambição: saiba mais sobre o projeto do Londrina
Mesmo com a derrota, o Cerrado continua na quarta colocação, com campanha de seis vitórias em 12 oportunidades (50% de aproveitamento), e segue na briga por um lugar entre os dois primeiros – e a vaga na semifinal, consequentemente.
Campo Mourão vence Unifacisa e sobe para segunda colocação
Na outra partida do sábado, o Oral Sin/Campo Mourão visitou a Unifacisa, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), e venceu por 86 a 79. O triunfo fez a equipe paranaense ultrapassar o São Paulo FC e assumir a segunda colocação da Liga Ouro 2019.
O grande destaque da partida foi o armador norte-americano Willie Mangun IV, cestinha da partida com 22 pontos, mais quatro rebotes e 20 de eficiência. Além dele, os alas Luiz Muller, 14 pontos, e Pajé, 13 pontos e dez rebotes (21 de eficiência), também tiveram papel importante na vitória do Campo Mourão.
Pela Unifacisa, quatro atletas ultrapassaram a marca de dígitos de pontuação: os norte-americanos Reggie (16), Barnes (14) e Okorie (12), e o ala/pivô Rodrigo Piru (13).
Com o resultado positivo, o Campo Mourão ficou com campanha de sete vitórias e cinco derrotas na competição (58,3% de aproveitamento) e assumiu a segunda colocação do campeonato. Do outro lado, a Unifacisa segue na quinta colocação, com seis triunfos em 12 oportunidades (50% de aproveitamento).
Dois jogos agitam rodada desta segunda-feira
A penúltima semana de jogos da fase de classificação da Liga Ouro terá início nesta segunda-feira (15/04), com duas partidas importantes na rodada.
A Unifacisa receberá o líder Londrina, na Arena Unifacisa, às 19h30. Jogando em casa, o time paraibano precisa da vitória para confirmar sua ida aos playoffs. Já os londrinenses, classificados às semifinais, buscarão o resultado positivo para terminar a primeira fase como líder geral da competição.
Na outra partida, Cerrado Basquete e Campo Mourão se enfrentarão no Ginásio da Iesplan, às 2o horas, em um confronto direto por uma vaga direta às semifinais. O time candango precisa vencer por mais de 19 pontos para ultrapassar o rival paranaense, segundo colocado na tabela de classificação.
Próximas partidas da Liga Ouro:
15/04 (Segunda-feira)
19h30 – Unifacisa x Unicesumar Londrina Basketaball
20h – Cerrado Basquete x Oral Sin/Campo Mourão
16/04 (Terça-feira)
20h – São Paulo x Renata/Rio Claro
17/04 (Quarta-feira)
20h15 – Pato Basquete x Basquete Blumenau
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca