HOJE
Garantido nas semis
Por Liga Nacional de Basquete
Londrina vence Cerrado fora de casa e garante vaga direta nas semifinais da Liga Ouro 2019
O Londrina Unicesumar Basketball segue impossível na Liga Ouro 2019. No último sábado (13/04), o time londrinense venceu o Cerrado Basquete fora de casa, no Ginásio da Iesplan, em Brasília (DF), por 85 a 76, e garantiu uma vaga direta nas semifinais.
Essa foi a nona vitória da equipe paranaense em 12 partidas disputadas na competição (75% de aproveitamento). Líder isolado, o time ainda garantiu uma vaga direta nas semifinais do campeonato – caso perca as duas partidas restantes, a equipe só poderá ser ultrapassada pelo Campo Mourão, segundo colocado.
+Tabela de classificação da Liga Ouro 2019
O ponto forte do Londrina foi o jogo coletivo. No total, cinco atletas ultrapassaram os dois dígitos na pontuação: o ala Gabriel Servelin (16), o armador Stefano (15), o ala/pivô Walisson Guilherme (14), o pivô Léo Bispo (11) e o ala Aquiles (dez).
O cestinha da partida foi o ala/pivô Nando, do Cerrado, com 19 pontos. Além dele, o ala Evan Zabriski também se destacou com 17 pontos, nove rebotes e 22 de eficiência, e o armador Patrick Carioca contribuiu com 16 pontos, seis rebotes e oito assistências (19 de eficiência).
+Juventude e ambição: saiba mais sobre o projeto do Londrina
Mesmo com a derrota, o Cerrado continua na quarta colocação, com campanha de seis vitórias em 12 oportunidades (50% de aproveitamento), e segue na briga por um lugar entre os dois primeiros – e a vaga na semifinal, consequentemente.
Campo Mourão vence Unifacisa e sobe para segunda colocação
Na outra partida do sábado, o Oral Sin/Campo Mourão visitou a Unifacisa, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), e venceu por 86 a 79. O triunfo fez a equipe paranaense ultrapassar o São Paulo FC e assumir a segunda colocação da Liga Ouro 2019.
O grande destaque da partida foi o armador norte-americano Willie Mangun IV, cestinha da partida com 22 pontos, mais quatro rebotes e 20 de eficiência. Além dele, os alas Luiz Muller, 14 pontos, e Pajé, 13 pontos e dez rebotes (21 de eficiência), também tiveram papel importante na vitória do Campo Mourão.
Pela Unifacisa, quatro atletas ultrapassaram a marca de dígitos de pontuação: os norte-americanos Reggie (16), Barnes (14) e Okorie (12), e o ala/pivô Rodrigo Piru (13).
Com o resultado positivo, o Campo Mourão ficou com campanha de sete vitórias e cinco derrotas na competição (58,3% de aproveitamento) e assumiu a segunda colocação do campeonato. Do outro lado, a Unifacisa segue na quinta colocação, com seis triunfos em 12 oportunidades (50% de aproveitamento).
Dois jogos agitam rodada desta segunda-feira
A penúltima semana de jogos da fase de classificação da Liga Ouro terá início nesta segunda-feira (15/04), com duas partidas importantes na rodada.
A Unifacisa receberá o líder Londrina, na Arena Unifacisa, às 19h30. Jogando em casa, o time paraibano precisa da vitória para confirmar sua ida aos playoffs. Já os londrinenses, classificados às semifinais, buscarão o resultado positivo para terminar a primeira fase como líder geral da competição.
Na outra partida, Cerrado Basquete e Campo Mourão se enfrentarão no Ginásio da Iesplan, às 2o horas, em um confronto direto por uma vaga direta às semifinais. O time candango precisa vencer por mais de 19 pontos para ultrapassar o rival paranaense, segundo colocado na tabela de classificação.
Próximas partidas da Liga Ouro:
15/04 (Segunda-feira)
19h30 – Unifacisa x Unicesumar Londrina Basketaball
20h – Cerrado Basquete x Oral Sin/Campo Mourão
16/04 (Terça-feira)
20h – São Paulo x Renata/Rio Claro
17/04 (Quarta-feira)
20h15 – Pato Basquete x Basquete Blumenau
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.