HOJE
"Muito carinhopelo clube"
Por Liga Nacional de Basquete
No melhor momento de sua carreira, Ansaloni fala sobre reencontro com Pinheiros, grande fase no Botafogo e expectativa para a Copa Super 8: "será um grande torneio"
Os reencontros na vida de um jogador são quase sempre especiais. Enfrentar uma ex-equipe pode proporcionar diversos sentimentos, desde positivos até negativos. Na maioria dos casos, a gratidão e o respeito pelo clube que deu uma oportunidade de demonstrar seu trabalho prevalece, o que torna o momento ainda melhor.
Esse é o caso do pivô Ralfi Ansaloni, do Botafogo, que na melhor fase de sua carreira reencontrará o EC Pinheiros, sua ex-equipe, nesta quinta-feira, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h45, com transmissão ao vivo no BandSports.
O jogador de 2,10m passou as últimas duas temporadas com a camisa do clube da capital paulista, onde conseguiu boas médias nas 74 partidas disputadas pelo NBB CAIXA: 9,1 pontos, 6,5 rebotes e 10,8 de eficiência.
+Estatísticas completas da carreira de Ansaloni
Com grande carinho pelo clube, Ansaloni disse que será legal rever os profissionais qualificados com quem trabalhou nos últimos anos e que o ajudaram em sua boa passagem pelo time azul e branco de São Paulo.
“A sensação de reencontrar o Pinheiros é boa. Fui bem nos dois anos em que estive lá, trabalhei com ótimos profissionais, muito qualificados. Tenho muito carinho pelo clube, por todos que conheci, e será bem legal revê-los aqui”, disse o pivô do Glorioso.
Com duas derrotas nas últimas duas partidas, o Botafogo precisa se recuperar na competição para conseguir terminar o primeiro turno de maneira positiva. Para sair de quadra com uma vitória, será necessário impor o ritmo de jogo da equipe, o que não aconteceu nos últimos jogos, contra Flamengo e Minas.
“Para vencer a partida precisamos impor nosso ritmo, que perdemos nos dois últimos jogos. Defesa forte, saída rápida para o contra-ataque e trabalhar bem a bola ofensivamente para conseguirmos fazer o que foi combinado, o que não aconteceu nas últimas partidas. O Pinheiros tem uma equipe muito forte fisicamente e taticamente bem aplicada. Estamos bem preparados, então vamos procurar fazer tudo isso e sair de quadra com uma vitória”, falou Ralfi Ansaloni.
Melhor fase da carreira
Na atual edição do NBB CAIXA, os números de Ansaloni comprovam a grande momento vivido por ele. Nas 12 partidas disputadas até o momento, o jogador acumulou médias de 14,5 pontos, 7,6 rebotes e 16,7 de eficiência.
O objetivo do pivô em sua chegada ao Botafogo era o de fazer a melhor temporada de sua carreira. Até agora, essa meta vem se concretizando, mas o jogador não quer parar por aí, ainda está longe de atingir o que realmente espera alcançar.
“É o melhor momento da minha carreira, sem dúvidas. Vim para o Botafogo com esse propósito, de fazer minha melhor temporada. Acho que até agora eu venho conseguindo, mas não é o suficiente. Estou longe de alcançar o que eu quero, tenho planos maiores e estou trabalhando forte para isso”, afirmou Ansaloni.
As boas atuações renderam ao jogador do Glorioso duas presenças na Seleção da Semana (#4 e #7), além de figurar entre os primeiros colocados do NBB CAIXA 2018/2019 nos quesitos rebote e eficiência. O trabalho coletivo da equipe vem sendo fundamental para isso, além da confiança passada pelo treinador Léo Figueiró.
+Estatísticas individuais do NBB CAIXA 2018/2019
“O trabalho coletivo vem me ajudando muito. Temos um sistema ofensivo muito bom, que não prioriza nenhum jogador, oferece jogo para todos, o que facilita nossa vida. Nosso treinador, o Léo (Figueiró), me passa muita confiança também, para chegar na partida e conseguir desempenhar um bom papel”, comentou o camisa 10 do Botafogo.
Copa Super 8 está próxima
Com apenas uma partida para o fim do primeiro turno, o Botafogo já está garantido na Copa Super 8. Basta saber em qual colocação: sexta ou sétima. Atualmente em sétimo lugar, o Glorioso pode ultrapassar o Life/Fitness Minas em caso de vitória sobre o Pinheiros e uma derrota dos minastenistas para o Flamengo, no sábado.
+Tabela de classificação do NBB CAIXA
A expectativa de Ansaloni para o Super 8 é a de um torneio difícil, com muito equilíbrio. Por se tratar de partidas únicas, o pivô acredita que não existe um grande favorito, pois um simples descuido pode ser fatal e resultar em uma eliminação.
“O Super 8 será um torneio muito difícil, com as oito melhores equipes de Brasil. Por mais que os primeiros colocados entrem com mais moral, acredito que não terá favorito, por serem partidas mata-mata, sempre decisivas. Qualquer erro e oscilação você está fora, e se conseguir manter o jogo coletivo forte, as chances de passar de fase aumentam. Será um grande torneio”, avaliou o pivô Ansaloni.
Visualizar esta foto no Instagram.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.