#JOGAJUNTO

LDB / NBA

Grande oportunidade

23-07-2015 | 11:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de um assistente e um ex-jogador da NBA, LNB promoverá clínicas para treinadores e atletas das equipes da LDB durante etapa de Uberlândia (MG)

Os atletas, técnicos e assistentes das equipes que disputarão a quinta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) terão uma grande oportunidade de aprender mais. Nos dias 28, 29 e 30 de julho, durante a pausa das partidas da primeira etapa da competição Sub-22, que acontecerá em Uberlândia (MG) entre 24 de julho e 02 de agosto, profissionais da NBA ministrarão palestras para os treinadores e clínicas para os atletas das equipes envolvidas.

Bryan Gates, assistente técnico do Pelicans, será um dos palestrantes da clínica da LDB (Getty Images/NBA)

Bryan Gates, assistente técnico do Pelicans, será um dos palestrantes da clínica da LDB (Divulgação/NBA)

Os norte-americanos Bryan Gates, assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA) na última temporada, e o ex-atleta Kevin Burleson, que já jogou pelo Charlotte Bobcats (NBA) e em clubes da Europa, serão os comandantes das clínicas durante a primeira leva de jogos da LDB, que é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Essa ação é mais um fruto da parceria entre LNB e NBA, firmada em dezembro do ano passado. As duas entidades vem trabalhando em conjunto e já realizaram uma série de ações na última temporada, como a vinda do mascote do Phoenix Suns e as dançarinas do Orlando Magic na Final do NBB; o Congresso Técnico da LNB, que contou com a presença de três profissionais da NBA, e a partida entre Flamengo e Orlando Magic, que será realizada no dia 17 de outubro, no Rio de Janeiro (+saiba como garantir seu ingresso).

“Trazer os profissionais da NBA para esse tipo de evento, além de reforçar o compromisso da parceria com a LNB, ajuda a desenvolver o esporte e é um intercâmbio importante para a evolução da modalidade no Brasil. Há pouco tempo, trouxemos um técnico, um preparador físico e um fisioterapeuta de equipes da NBA, que trocaram experiências em palestras aos profissionais de várias áreas dos times do NBB. Agora, o objetivo é colaborar com a base, com a LDB, olhando para o futuro do basquete no país”, declarou Daniel Soares, Gerente de Operações de basquete da NBA Brasil.

Com 41 anos, Gates possui vasta experiência no basquete norte-americano. O treinador, que foi assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA) na temporada passada, passou por diversas equipes da D-League, como o Idaho Stampede (treinador e assistente) Austin Toros (assistente), e Oklahoma Storm (treinador). Na NBA, ainda foi assistente do Sacramento Kings. Bryan ainda tem passagem pelo Líbano, onde foi vice-campeão com o Beirut Blue Stars e eleito o melhor técnico da liga local.

Ex-Charlotte Bobcats, Kevin Burleson passará seus conhecimentos às futuras promessas do basquete brasileiro (Divulgação/NBA)

Ex-Charlotte Bobcats, Kevin Burleson passará seus conhecimentos às futuras promessas do basquete brasileiro (Divulgação/NBA)

O outro convidado, Kevin Burleson, jogou no Charlotte Bobcats (NBA) por uma temporada. Seu início de carreira foi no basquete alemão, onde atuou por dois clubes, o USC Heidelberg e o Walter Tigers Tübinger. Após sua passagem pela NBA, o jogador foi para a D-League e passou por Fort Worth Flyers, Idaho Stampede e Iowa Energy. Burleson também acumula passagens pelo Mersin Büyuksehir Belediye (Turquia), CSU Asesoft Ploiesti (Romênia) e Al Ittihad (Egito).

“A vinda dos profissionais da NBA faz parte das diversas ações programadas como consequência da parceria entre as duas entidades e será de extrema valia para o crescimento técnico dos atletas e também para o desenvolvimento dos técnicos das equipes da LDB. Os técnicos e atletas das equipes que participarão das clínicas poderão interagir e aprender com os profissionais, o que é muito positivo do ponto de vista de crescimento profissional de todos”, comentou Paulo Bassul, Gerente Técnico da LNB.