
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

tudo o que vai, volta
Por Liga Nacional de Basquete
Fruto de projeto social em Bauru, Gui Deodato, do Flamengo, é o novo embaixador do PayBack Jr., iniciativa dedicada a promover o basquete e a cultura urbana entre os jovens
Destaque do Flamengo, Gui Deodato é o novo embaixador do Projeto PayBack Jr., uma iniciativa dedicada a promover o basquete e a cultura urbana entre os jovens. A parceria visa inspirar, engajar e potencializar a visibilidade para as crianças da comunidade do Cachambi e Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e, quem sabe, formar uma futura geração de atletas e entusiastas do esporte.
“Agradeço demais o convite para ser embaixador do PayBack Jr. Eu vim disso, sinto muito prazer em poder representar algo para estas crianças, assim como um dia fizeram comigo, mais do que isso, chamar a atenção do mundo que precisamos incentivar projetos sociais como este, na real que precisa de dinheiro e como sou fruto de um trabalho deste faço questão de vir aqui e mostrar que deu certo, quero chamar atenção para o PayBack Jr. para que outras pessoas possam vir aqui somar alguma coisa para estas crianças”, afirmou Gui Deodato.

Gui Deodato com os integrantes do Projeto PayBack Jr. Foto: Rafael Cruz/360 Sports Press
Com a filosofia de que “tudo o que vai, volta” o PayBack Jr. é o projeto socioesportivo da plataforma PayBack, fundada em 2021 pelos irmãos Daniel e Rodrigo Lorio, apaixonados pelo basquete e pela cultura urbana. O projeto tem como objetivo revitalizar quadras públicas e apoiar ações culturais e sociais em comunidades do Rio de Janeiro, promovendo o esporte, lazer e cultura para a sociedade. O PayBack tem transformado espaços urbanos em verdadeiros “Paraísos do Basquete”, incentivando a prática esportiva e a integração social.
“Joguei com as pessoas que criaram este projeto, devolver alguma coisa faz parte da minha obrigação, não apenas para formar atletas, mas principalmente cidadãos, porque o esporte disciplina muito. Estou mais realizado do que as crianças por estar aqui, terei de fazer ainda mais coisas, porque, no caso, são elas que estão me devolvendo hoje”, explicou o Gui Deodato, que completou. “É uma fagulha muito pequena que precisamos acender nestas crianças para qualquer oportunidade na vida delas, eu vivi isto aqui de uma maneira muito intensa, em todas as quadras, esperando a minha chance no basquete que é algo que amo fazer, poder somar na vida de uma criança destas me faz considerar que alcancei algum coisa. Eu só precisei de um espaço e de uma bola pra estar onde estou. Vi os pais aqui destas crianças e me lembrei da minha tia que me levava pra treinar, fazer o caminho inverso e poder estar aqui é incrível, porque sabemos da vulnerabilidade que elas têm.”
Ver essa foto no Instagram
O PayBack Jr. pretende por meio de aulas de basquete gratuitas promover o desenvolvimento esportivo e pessoal dos jovens, oferecendo aos participantes a chance de aprender, se divertir e se engajar com a cultura do basquete. A iniciativa visa criar novas oportunidades e abrir caminhos para essa geração de jovens, muitas vezes em vulnerabilidade social, cultivando valores como trabalho em equipe, disciplina, diversão e perseverança.
Toda a relevância de Gui Deodato para o basquete nacional foi fundamental para o convite para ser um dos embaixadores do PayBack Jr. Ao longo da sua carreira, ele passou por equipes como Bauru Basket, Rio Claro, R10 Score Vasco da Gama, Desk Manager Mogi Basquete e KTO Minas e, atualmente, está na segunda temporada no elenco do Flamengo. Em março de 2024, atingiu a marca de 500 jogos no NBB CAIXA, se tornando o oitavo jogador a alcançar esse feito na história da competição.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Como embaixador do PayBack Jr., Gui Deodato contribuirá para ampliar o alcance do projeto, participando de eventos, clínicas e ações sociais voltadas para jovens. Sua experiência e trajetória no basquete servirão de inspiração para os participantes, reforçando a importância do esporte como ferramenta de transformação social. A união representa um passo significativo na promoção do basquete e da cultura urbana no Brasil, oferecendo oportunidades e recursos para o desenvolvimento de novos talentos e a inclusão social através do esporte.
Além de Gui Deodato, o projeto conta com uma embaixadora, Isa Ramona, jogadora do Clube Desportivo Zamarat, da Espanha, e da seleção brasileira. “Poder contar com Gui Deodato e Isa Ramona, com suas trajetórias inspiradoras, será fundamental para motivar os jovens a se dedicarem ao esporte e a acreditarem no seu potencial, tanto dentro quanto fora das quadras. Eles serão peças-chave na formação do projeto, incentivando a inclusão e a superação” afirmou Daniel Lorio, fundador do PayBack explicando ainda que “O PayBack Jr. tem como missão ser uma fagulha de esperança e transformação social, promovendo a inclusão e o protagonismo juvenil através da cultura do basquete, pois tudo que vai, VOLTA”.