HOJE
Guia darodada
Por Douglas Carraretto
Veja quais são as possibilidades do seu time para a última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA 2017/2018
Vencer, perder, torcer e até secar. Quando se trata da última rodada da fase de classificação, vale tudo. Chegou a hora de tirar a calculadora da gaveta e analisar todas as probabilidades já pensando nos playoffs que estão por vir. Na noite desta terça-feira (27/03), todas as equipes – com exceção do Mogi das Cruzes/Helbor – entrarão em quadra às 19h30 para definirem suas posições finais antes do mata-mata do maior campeonato do basquete brasileiro.
No momento, a liderança do NBB CAIXA está entre entre Paulistano/Corpore (1º) e Flamengo (2º). Além disso, estão em jogo a briga pelo quinto lugar entre Sendi/Bauru (5º) e Banrisul/Caxias Basquete (6º), e as definições das posições no “meio” do G-12 entre Banrisul/Caxias Basquete (6º), Universo/Vitória (7º), EC Pinheiros (8º), Minas (9º) e Solar Cearense (10º).
+Tabela de classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA
Para você saber tudo sobre o último ato da fase classificatória, nós do portal da LNB, em conjunto com o coordenador de estatísticas Constantin Coucolis Jr. (@constan_cjr), analisamos exaustivamente todas as possibilidades e o que cada equipe precisa fazer (e torcer) nesta terça-feira. A partida transmitida da rodada será entre Flamengo e Universo/Vitória, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, ao vivo no SporTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Confira as partidas da última rodada da fase de classificação (27/03):
19h30 – Sesi Franca Basquete x Botafogo
19h30 – Sendi/Bauru x Vasco da Gama
19h30 – Minas Tênis Clube x Solar Cearense
19h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo no SporTV
19h30 – Joinville/AABJ x Campo Mourão
19h30 – Banrisul/Caxias Basquete x Paulistano/Corpore
19h30 – EC Pinheiros x LSB/Uniso
Guia da última rodada:
1º – Paulistano/Corpore
Campanha: 24 vitórias e 3 derrotas (88,9% de aproveitamento)
O Paulistano depende somente de si mesmo para confirmar a liderança da fase de classificação do NBB CAIXA. Se bater o Caxias, ficará em primeiro. Se perder, poderá ser ultrapassado caso o vice-líder Flamengo ganhe do Universo/Vitória.
Playoffs: Caso confirme a liderança, terá como adversário nas quartas de final o vencedor da série de oitavas entre o 8º e o 9º colocado, que serão Caxias, Pinheiros, Vitória, Minas ou Solar Cearense.
2º – Flamengo
Campanha: 24 vitórias e 3 derrotas (88,9% de aproveitamento)
Vice-líder do NBB CAIXA, o Flamengo precisa vencer o Universo/Vitória e torcer por um tropeço do líder Paulistano/Corpore para assumir a liderança. Caso contrário, permanecerá em segundo. Mesmo em caso de derrota, não será ultrapassado pelo 3º colocado Sesi Franca, que tem três vitórias a menos (21).
Playoffs: Caso termine com a vice-liderança, o Flamengo terá como adversário nas quartas de final o vencedor da série de oitavas entre o 7º e o 10º colocado, que podem ser Caxias, Pinheiros, Vitória, Minas ou Solar Cearense.
3º – Sesi Franca Basquete
Campanha: 21 vitórias e 6 derrotas (77,8% de aproveitamento)
Qualquer resultado contra o Botafogo não mudará a posição do terceiro colocado Sesi Franca na tabela de classificação. Isso porque a distância tanto para o vice-líder Flamengo quanto para o 4º colocado Mogi das Cruzes/Helbor é a mesma: três vitórias.
Playoffs: O adversário do Sesi Franca Basquete nas quartas de final virá da série de oitavas entre o 6º e o 11º colocado. O 6º lugar ficará entre Bauru, Caxias, Vitória ou Pinheiros, enquanto o 11º lugar já é do Vasco da Gama.
4º – Mogi das Cruzes/Helbor
Campanha: 18 vitórias e 8 derrotas (69,2% de aproveitamento)
Devido ao Final Four da Liga das Américas 2018 disputado neste final de semana, em Buenos Aires (ARG) o Mogi das Cruzes/Helbor entrará em quadra somente na quinta (29/03) e na sexta-feira (30), contra EC Pinheiros e LSB/Uniso, respectivamente.
Assim como o Sesi Franca, o Mogi também não terá sua posição alterada mesmo se perder seus dois últimos compromissos.
Playoffs: O adversário do Mogi nas quartas de final virá do confronto entre o 5º e o 12º colocado. O quinto lugar ficará entre Bauru e Caxias, enquanto que o 12º lugar já é do Botafogo.
5º – Sendi/Bauru Basket
Campanha: 16 vitórias e 11 derrotas (59,3% de aproveitamento)
Sem chances de ir ao G-4, o Bauru entrará em quadra pela manutenção do 5º lugar e só depende de si mesmo para concretizar sua posição. Se vencer, ficará em 5º. Se perder, poderá cair para 6º caso o Caxias vença o líder Paulistano.
Playoffs: Caso o 5º lugar seja confirmado, o Bauru terá como adversário nas oitavas de final o Botafogo, garantido na 12ª colocação. Se cair para o 6º lugar, o rival será o 11º colocado Vasco da Gama, seu adversário na última rodada da fase de classificação.
6º – Banrisul/Caxias Basquete
Campanha: 15 vitórias e 12 derrotas (55,6% de aproveitamento)
Na melhor campanha de sua história no NBB CAIXA, o Caxias tem duas missões: chegar ao 5º lugar e/ou não ser ultrapassado pelas equipes que vêm de trás (Vitória e Pinheiros).
Para ficar em 5º, precisa bater o líder Paulistano e ainda torcer por um tropeço do Bauru contra o Vasco da Gama. Caso não aconteça, uma vitória sobre o CAP os manterá no 6º lugar.
Já em caso de derrota para o Paulistano, existem quatro possibilidades:
– Permanece em 6º em caso de derrotas de Vitória e Pinheiros
– Cai para 7º em caso de triunfo do Vitória e pelo menos uma derrota do Pinheiros
– Cai para 7º em caso de derrota do Vitória e dois triunfos do Pinheiros
– Cai para 8º em caso de triunfo do Vitória e dois triunfos do Pinheiros (tríplice empate)
Playoffs: Se subir para o 5º lugar, o Caxias enfrentará o 12º colocado Botafogo nas oitavas de final. Se permanecer em 6º, o adversário será o 11º colocado Vasco da Gama. Já em caso de queda para o 7º lugar, enfrentará o 10º colocado, que será Solar Cearense, Minas ou Pinheiros. E por fim, se cair para 8º, medirá forças com o 9º colocado, que também podem ser Solar Cearense ou Minas.
7º – Universo/Vitória
Campanha: 14 vitórias e 13 derrotas (51,9% de aproveitamento)
Semifinalista da última temporada, o Vitória entrará em quadra mirando o 6º lugar. Para isso, precisará vencer o vice-líder Flamengo e ainda torcer por um tropeço do Caxias contra o líder Paulistano e também que o Pinheiros perca pelo menos um de seus dois jogos restantes. Caso o Pinheiros vença seus dois últimos jogos, o rubro-negro permanecerá em 7º. No entanto, se o Caxias vencer o Paulistano, a equipe baiana permanecerá em 7º, podendo ainda cair para o 8º lugar caso o Pinheiros vença suas duas partidas restantes.
Já em caso de derrota do Vitória para o Flamengo, existem três possibilidades:
– Permanece em 7º caso o Pinheiros perca suas duas últimas partidas
– Cai para 8º se o Pinheiros ganhar pelo menos uma das duas partidas restantes
Playoffs: Se permanecer no 7º lugar, o Vitória enfrentará o 10º colocado nas oitavas de final, que pode ser Solar Cearense, Minas ou Pinheiros. Se cair para 8º, medirá forças com o 9º colocado, que também podem ser Solar Cearense, Minas ou Pinheiros.
8º – EC Pinheiros
Campanha: 13 vitórias e 13 derrotas (50% de aproveitamento)
O Pinheiros terá mais dois jogos por fazer na fase de classificação, contra dois adversários que já têm suas posições definidas na tabela: o quarto colocado Mogi e a lanterna e já rebaixada Liga Sorocabana.
Atual oitavo colocado, o Pinheiros pode tanto subir para 6º quanto cair para 10º. Para subir duas posições, precisará vencer as duas partidas e torcer por uma derrota do Caxias para o líder Paulistano. No entanto, mesmo se vencer as duas, subirá apenas para 7º caso Caxias supere o Paulistano.
Se ganhar somente um dos jogos, existem quatro possibilidades:
– Sobe para 7º em caso de derrotas do Vitória para o Flamengo e também do Minas para o Solar Cearense
– Permanece em 8º em caso de triunfo do Vitória sobre o Flamengo e derrota do Minas para o Solar Cearense
– Cai para 9º em caso de vitórias de Vitória e Minas ou em caso de derrota do Vitória e vitória do Minas
Já em caso de derrotas nas duas partidas, existem duas possibilidades:
– Cai para 10º se o Basquete Cearense vencer o Minas
– Cai para 9º se o Minas vencer o Basquete Cearense
Playoffs: Se terminar em 6º, o Pinheiros enfrentará o 11º colocado Vasco da Gama nas oitavas de final. Se ficar em 8º, medirá forças contra o 9º, que pode ser Solar Cearense ou Minas. Já em caso de queda para 9º, enfrentará o dono do 8º lugar, que ficará entre Caxias, Solar Cearense ou Minas. E se cair para 10º, desafiará o 7º colocado, que pode ser Vitória ou Caxias.
9º – Minas Tênis Clube
Campanha: 13 vitórias e 14 derrotas (48,1% de aproveitamento)
O Minas Tênis Clube é uma das únicas equipes que terá um confronto direto na última rodada: o 10º colocado Solar Cearense. O objetivo principal da equipe mineira é subir para 7º ou 8º e adquirir o mando de quadra nas oitavas de final.
Para isso acontecer, o Minas precisa vencer o Carcará e contar com algumas combinações de resultados de Vitória (7º) e Pinheiros (8º) para saber sua posição. Portanto, em caso de vitória nesta terça-feira, as possibilidades são as seguintes:
– Sobe para 7º se o Vitória perder para o Flamengo e o Pinheiros perder pelo menos um de seus jogos contra LSB e Mogi
– Sobe para 8º se o Vitória vencer o Flamengo e o Pinheiros perder pelo menos um de seus jogos contra LSB e Mogi
– Sobe para 8º se o Vitória perder para o Flamengo e o Pinheiros perder seus dois jogos
– Permanece em 9º se o Vitória vencer o Flamengo e o Pinheiros vencer seus dois jogos
– Permanece em 9º se o Vitória perder para o Flamengo e o Pinheiros vencer seus dois jogos
Já em caso de derrota para o Solar Cearense, as possibilidades do Minas são as seguintes:
– Cairá para 10º se o Pinheiros ganhar pelo menos um de seus dois jogos restantes
– Permanece em 9º se o Pinheiros perder seus dois jogos restantes
Playoffs: Se o Minas de fato subir para 7º, terá o mando de quadra nas oitavas de final contra o 10º colocado, que poderá ficar também com Solar Cearense ou Pinheiros. Se subir para 8º, terá pela frente o 9º colocado, que neste caso seria o Pinheiros. Se permanecer em 9º, enfrentará o dono do oitavo lugar, que ficará entre Caxias, Pinheiros e Vitória. E por fim, se cair para 10º, o adversário nas oitavas será o 7º colocado, que também poderá ficar entre Caxias, Vitória ou Pinheiros.
10º – Solar Cearense
Campanha: 12 vitórias e 15 derrotas (44,4% de aproveitamento)
Em franca ascensão no NBB CAIXA, o Solar Cearense pode terminar a fase de classificação até na oitava colocação caso vença o confronto direto contra o Minas Tênis Clube (9º). Para isso acontecer, o Carcará precisa, além de vencer o Minas, torcer para o Pinheiros (8º) perder seus dois últimos compromissos, contra Mogi (4º) e LSB (15º).
Se o Pinheiros ganhar um dos duelos, o time do técnico Alberto Bial subiria apenas para 9º. Já em caso de derrota para o Minas, a equipe permanecerá em 10º.
Playoffs: Se subir para 8º, o Carcará terá o mando de quadra na série de oitavas de final contra o 9º colocado, que neste caso será o Minas. Se subir para 9º, medirá forças com o 8º colocado, que poderá ser Vitória ou Pinheiros. Se permanecer em 10º, o adversário será o dono do 7º lugar, que ficará entre Caxias, Vitória, Pinheiros ou Minas.
11º – Vasco da Gama
Campanha: 11 vitórias e 16 derrotas (40,7% de aproveitamento)
Qualquer resultado na partida contra o Bauru não alterará a posição do Vasco da Gama. Mesmo em caso de vitória, a equipe vascaína não conseguirá ultrapassar o 10º colocado Solar Cearense devido à desvantagem no desempate com o mesmo.
Já em caso de derrota, a posição permanecerá a mesma, já que o 12º colocado Botafogo FR tem quatro vitórias a menos que o clube de São Januário.
Playoff: O adversário do Vasco da Gama nas oitavas de final será o sexto colocado na classificação, que pode ser Bauru, Caxias, Vitória ou Pinheiros.
12º – Botafogo
Campanha: 7 vitórias e 20 derrotas (25,9% de aproveitamento)
Garantido nos playoffs de seu primeiro NBB CAIXA, o Botafogo não terá sua posição alterada independentemente do resultado contra o Sesi Franca. Embora a distância para o 13º colocado Joinville seja de apenas uma vitória, a equipe carioca possui vantagem em um possível empate contra os catarinenses e por isso não correm riscos de ser ultrapassada. A diferença para o 11º colocado Vasco da Gama também é inalcançável nesta altura do campeonato: quatro vitórias.
Playoffs: O Botafogo terá como adversário nas oitavas de final o 5º colocado, que será Bauru ou Caxias.
13º – Joinville/AABJ
Campanha: 6 vitórias e 21 derrotas (22,2% de aproveitamento)
Sem chances de entrar no G-12 e nem de rebaixamento, o Joinville apenas cumprirá tabela diante do já rebaixado Campo Mourão (13º). Se vencer os paranaenses, a equipe catarinense poderá igualar a campanha do 12º colocado Botafogo em caso de derrota dos cariocas para o Sesi Franca Basquete, porém, não o ultrapassará devido à desvantagem no desempate.
14º – Campo Mourão
Campanha: 4 vitórias e 23 derrotas (14,8% de aproveitamento)
O Campo Mourão Basquete teve seu rebaixamento decretado na rodada deste domingo (25/03) com a derrota para o Caxias, fora de casa. Se tivesse vencido, entraria na rodada final para um duelo de vida ou morte contra o Joinville. Quem vencesse, se salvaria do rebaixamento. Agora, independentemente do resultado, sua não terá sua posição alterada, até mesmo em caso de vitória da lanterna e também rebaixada Liga Sorocabana sobre o Pinheiros.
15º – LSB/Uniso
Campanha: 3 vitórias e 24 derrotas (11,5% de aproveitamento)
A Liga Sorocabana teve seu rebaixamento decretado com três rodadas de antecedência. Última colocada, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues fará sua última partida na fase de classificação contra o EC Pinheiros apenas para cumprir tabela, pois qualquer resultado não mudará sua posição na tabela de classificação do NBB CAIXA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca