HOJE
GustavinhoNa seleção
Por Liga Nacional de Basquete
Tricampeão do NBB, Gustavinho comandará a Seleção no novo ciclo olímpico, que tem como foco os Jogos de Paris em 2024
A Seleção Brasileira tem um novo comandante. Trata-se do técnico Gustavo De Conti, tricampeão do NBB e eleito quatro vezes o Técnico do Ano do maior campeonato do país. O treinador de 41 anos chega para o lugar do croata Aleksandar Petrovic, que esteve à frente do selecionado verde-amarelo por quatro anos.

Seleção volta a ter um técnico brasileiro depois de 13 anos (Divulgação/CBB)
De Conti será o primeiro brasileiro em 13 anos a assumir a prancheta da Seleção – o último foi Lula Ferreira, em 2008. Seu primeiro compromisso pelo Brasil será os jogos contra o Chile, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023.
“Estou muito feliz com a oportunidade. É um sonho, desde que me tornei treinador de basquete eu sonho em treinar a Seleção Brasileira e poder representar meu país. Quero agradecer muito ao Flamengo pela compreensão, pelo apoio e pela liberação para que eu possa exercer o cargo também na CBB, juntamente ao clube.” disse Gustavo de Conti ao site oficial da CBB.
“Agradeço ao presidente Rodolfo Landim, ao vice-presidente de Esportes Olímpicos, Guilherme Kroll, e ao diretor da Pasta, Marcelo Vido. Acho importante exaltar também o trabalho de toda a comissão técnica do Flamengo e agradecer aos meus companheiros, que são fundamentais para que eu exerça minha função no dia a dia. E, claro, minha família, que sempre me apoiou e sonhou junto comigo com esse momento” completou o treinador.
Gustavinho iniciou sua jornada no basquete ainda criança, com sete anos de idade. Na base de São Paulo, ele jogou pelo Corinthians, Monte Líbano, Ypiranga e por último o Paulistano, onde decidiu encerrar sua carreira aos 23 anos e iniciou sua trajetória como treinador.
Como treinador, De Conti acumula mais de 20 anos de experiência. Multicampeão na base paulista, o técnico teve sua primeira oportunidade no adulto em 2010, no Paulistano. Por lá, ele ficou até 2018 e deixou um extenso legado: duas vezes Técnico do Ano (13/14 e 17/18) e campeão do Paulista 2017 e do NBB 2017/2018.

Gustavo De Conti conseguiu 8 títulos em três temporadas pelo Flamengo (João Pires/LNB)
Depois de dar ao CAP seu primeiro título nacional na história, Gustavo De Conti se transferiu para o Flamengo, onde seguiu ganhando títulos. Foram três Estaduais (2018, 2019 e 2020), duas Copas Super 8 (2019 e 2021), dois NBB’s (18/19 e 20/21) e a inédita Basketball Champions League Américas 2021, além de mais dois Troféus Ary Vidal de Técnico do Ano (18/19 e 20/21).
“Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo” finalizou De Conti.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca