#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Helinhoé Seleção

24-09-2021 | 06:20
Por Liga Nacional de Basquete

Treinador do Franca se juntará a Gustavo De Conti e Tiago Splitter na comissão técnica da Seleção Brasileira; "temos muito trabalho pela frente"

Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho, foi mais um convocado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) a integrar a comissão técnica brasileira. Após a confirmação do treinador Gustavo De Conti e do assistente Tiago Splitter, o comandante do Sesi Franca Basquete garantiu o seu espaço dentro da Seleção, também como auxilar. 

Helinho, novo auxiliar técnico da Seleção Brasileira (João Pires/LNB)

Atual treinador de Franca, Helinho irá conciliar os trabalhos no clube com o tempo dentro da seleção. Seu primeiro compromisso será nos dias 26 e 27 de novembro, quando o Brasil enfrenta o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. 

“Estou muito feliz e motivado com esse convite para ser auxiliar do Gustavo De Conti na Seleção Brasileira. Quero agradecer o convite do presidente Guy Peixoto Jr, do Marcelo Pará, do Diego Jeleilate e ao Gustavo, e a confiança que eles tiveram no meu nome. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho a certeza que juntos podemos construir bastante para o basquete brasileiro”, comentou Helinho.

Com a sua chegada, Helinho dá segmento à grande história da família Garcia, que já tem mais de 50 anos de serviços prestados às cores brasileiras. Helio Rubens, pai de Helinho, deu início à trajetória da família com a camisa verde-amarela ao conquistar as medalhas de bronze nos Mundiais de 1967 e 1978, e a prata no Mundial de 1970. Por outro lado, o Hélio filho representou o Brasil nos Mundiais de 1998 e 2002, além de vencer o Pan-Americano em 1999 sob o comando de seu próprio pai. 

Helinho, que nos últimos anos protagonizou grandes jogos contra o próprio Gustavinho pelo NBB, dessa vez se encontra lado a lado com o técnico rubro-negro, lutando pelo bem do basquete brasileiro.