HOJE
Históriaantiga
Por Liga Nacional de Basquete
Rivais nos playoffs em duas oportunidades, Paulistano e Basquete Cearense iniciam série quartas de final nesta segunda
Como já está virando tradição, Paulistano/Corpore e Solar Cearense se enfrentarão nos playoffs do NBB CAIXA. Rivais no mata-mata em duas oportunidades recentes, as equipes iniciarão o confronto pela fase quartas de final nesta segunda-feira (16/04), às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo do SporTV 3.
O primeiro capítulo do Basquete Cearense nos playoffs do NBB CAIXA, foi justamente diante do Paulistano, quando as equipes se encontraram nas oitavas de final da temporada 12/13, primeira da equipe nordestina na competição.
Com melhor campanha (8º contra 9º), o Basquete Cearense tinha o mando de quadra naquela ocasião, porém, mesmo assim o time da capital paulista conseguiu levar a melhor. Após duas vitórias dentro de casa para cada uma das equipes, o Jogo 5 ocorreu no mesmo palco do duelo dessa segunda, Paulo Sarasate, e foi histórico.
Com o placar empatado, Eddy sofreu falta, a um segundo do fim. O ala do CAP foi à linha do lance, converteu o primeiro arremesso e errou o segundo. O experiente Rogério Klafke, que fazia sua última partida na carreira, pegou o rebote e ainda tentou um milagre, mas o Paulistano terminou vencedor por 3 a 2.

Paulistano e Basquete Cearense se encontrarão pela terceira vez nos playoffs do NBB CAIXA (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Quatro temporadas depois, os dois times voltaram a se encontrar nas oitavas de final, no NBB CAIXA 16/17. Novamente, a emoção falou mais alto, e Paulistano e Basquete Cearense proporcionaram outra série emocionante de cinco jogos.
Após três duelos de muito equilíbrio, com duas vitórias cearenses, o Paulistano teve grande atuação no Jogo 4, novamente em pleno Paulo Sarasate, venceu por 82 a 67, e conseguiu levar a série ao quinto confronto, desta vez para jogar ao lado de sua torcida.
+Confira o calendário completo das quartas de final do NBB CAIXA 17/18
Em mais um jogo extremamente competitivo e emocionante, o vencedor ficou para os segundos finais. Após virar o placar com dois lances livres certeiros de Arthur Pecos, o Paulistano conseguiu defender a tentativa de Duda para ganhar o jogo, por 76 a 72, e mais uma vez eliminar o rival.
“Encontraremos o Paulistano nos playoffs pela terceira vez e sempre foram séries muito equilibradas, mas completamente diferentes. São elencos diferentes, mas prevejo equilíbrio mais uma vez”, analisou Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense.

Na temporada passada, Paulistano venceu Jogo 5 e eliminou o Basquete Cearense pela segunda vez nos playoffs do NBB CAIXA (João Pires/LNB)
Agora, a situação é um pouco diferente. O Basquete Cearense vem de vitória inédita em uma série de playoffs, justamente diante do maior rival do CAP, o EC Pinheiros. Após perderem o primeiro confronto, dentro de casa, os comandados de Alberto Bial cresceram de forma significativa e eliminaram o rival com três vitórias consecutivas, sendo duas em São Paulo (SP).
“O Basquete Cearense é apaixonado por desafios, e um como este nos motiva demais. Nossa defesa foi fundamental na série contra o Pinheiros, e ela tem que funcionar muito bem mais uma vez para termos sucesso na série. Se conseguirmos segurar o poderio ofensivo deles, temos boas chances de alcançar uma inédita semifinal”, afirmou o camisa 5 do Carcará.
+Confira todas as próximas transmissões ao vivo dos playoffs do NBB CAIXA 17/18
Na fase de classificação, duas vitórias do CAP. Em São Paulo (SP), enorme participação coletiva, com 19 bolas de 3 pontos convertidas, e triunfo por 96 a 84. Já em Fortaleza (CE), grande atuação de Jhonatan, com 25 pontos e 8/8 nas bolas 3, e vitória, por 81 a 60.
“O Paulistano pra mim foi a equipe com maior nível técnico durante a fase de classificação, mas por outro lado, nossa equipe cresceu na hora certa e vem como muita confiança depois de uma vitória inédita nos playoffs”, concluiu Davi.

Com três vitórias consecutivas na série, Basquete Cearense eliminou Pinheiros e avançou às quartas (Stephan Eilert/Solar Cearense)
Se a motivação é enorme pelo Carcará, não é diferente para o Paulistano. Time que ficou por mais tempo na liderança ao longo da fase de classificação, o alvirrubro confirmou cedo seu lugar no G-4 e perdeu o posto de primeiro colocado apenas na última rodada.
Com 20 dias entre a derrota para o Banrisul/Caxias do Sul, na última partida pela fase de classificação, e a estreia nas quartas de final, o elenco comandado por Gustavo De Conti teve tempo para descansar e se preparar bastante para reencontrar o antigo rival.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Calendário da série
Jogo 1 – 16/04 (segunda), às 21horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 20/04 (sexta), às 19h, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 22/04 (domingo), às 11 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no Facebook)
Jogo 4* – data, local e horário a definir, em Fortaleza
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca